Tudo sobre o instrumento musical viola

Viola (do italiano viola) é uma família inteira de instrumentos musicais de arco de cordas, conhecida pelo menos desde o século XV. Esquecido imerecidamente no século XVIII. e tendo experimentado um renascimento no século 20, violas continuam a encantar os conhecedores da música acadêmica e cada vez mais atraem a atenção dos compositores.

História de origem
É sabido que na virada dos séculos XVI para XVII, um novo instrumento musical foi feito pelo mestre italiano Lituer. O autor tomou como base a vihuela espanhola, que deixou com o sistema anterior, mas mudou a forma do corpo e do pescoço. Além disso, nenhuma mudança fundamental foi feita no design, e o instrumento existiu em sua forma original por cerca de 200 anos. Ao longo da Renascença, o som melódico das violas podia ser ouvido em serviços religiosos, recepções aristocráticas e festivais.
Em comparação com o violino, a viola ocupava uma posição superior - era considerada um instrumento nobre da nobreza, enquanto o violino era mais um instrumento de rua.

As primeiras violas eram bastante volumosas, o que tornava possível tocá-las apenas sentado. Ao mesmo tempo, o intérprete deveria segurar o instrumento na vertical, apoiando-o na coxa ou segurando-o entre os joelhos. Essa viola recebeu o prefixo "da gamba", que significa "perna" em italiano.

Um pouco depois, surgiram instrumentos menores, que eram colocados no ombro durante a execução. Receberam o prefixo "da braccio", que significa "à mão".

O som da viola era tão melódico que nos países vizinhos rapidamente apreciaram o novo instrumento e até fizeram algumas modificações nele. Assim, para amplificar o som, os franceses começaram a instalar cordas feitas com a nova tecnologia.Eles embrulharam cordas de categute comuns com fio de prata e as torceram.
Além disso, foram os mestres franceses que adicionaram mais uma corda - a do baixo, fazendo um instrumento de 7 cordas a partir de um instrumento de 6 cordas.

O apogeu da popularidade da viola na Europa é justamente considerado o início do século XVII. Foi durante esse período que o instrumento deu um grande passo entre as massas aristocráticas, e quase todas as famílias abastadas tinham várias cópias de tamanhos diferentes ao mesmo tempo. Grande contribuição para o desenvolvimento da música para viola foi feita pela Inglaterra, cujos compositores escreveram, talvez, o maior número de composições para viola.

Porém, em meados do século XVIII, a boa e velha viola foi ficando para trás e deu lugar a um violino da moda. O público preferiu os sons brilhantes e suculentos do violino ao timbre suave e abafado da viola, deixando o antigo instrumento no esquecimento imerecido. Entre os últimos violadores destacados da época, vale a pena destacar o contemporâneo e colega de Haydn - Karl Friedrich Abel, com cuja morte o instrumento desapareceu do cenário acadêmico profissional por mais de um século.

O renascimento da viola ocorreu apenas na primeira metade do século 20 por meio dos esforços de grandes músicos como Paul Grummer, Christian Debereiner e August Wenzinger. Foram eles que devolveram o instrumento aos palcos de concertos e deram-lhe uma segunda vida. Ao longo do século XX, ocorreu uma lenta mas constante recuperação da escola profissionalizante e hoje a viola está representada nos principais conservatórios da Europa e América.

Variedades
Os instrumentos da família podem ser classificados quanto ao tamanho, número de cordas, timbre, proporções, escala e registro.
-
Os tamanhos das primeiras violas eram bastante variados. Entre eles, havia modelos de tamanho médio e amostras bastante grandes. E só no século 16, com o advento da viola da gamba e da braccio, os tamanhos foram padronizados principalmente.

- O número de strings mudou com o tempo. Se os primeiros instrumentos possuíam 5 cordas, então nas amostras posteriores seu número chegaria a 6 ou até 7 peças. Além disso, para melhorar o som sob as cordas comuns das veias, os artesãos puxavam cordas de metal, as chamadas cordas ressonantes. Eles não foram feitos para serem tocados e começaram a soar com a vibração das cordas principais, dando ao som um timbre único e hipnotizante.


- Quanto às proporções, então, por exemplo, nos modelos da gamba, o comprimento das cordas em relação ao corpo era ligeiramente menor do que a mesma proporção na variedade da braccio. Os ombros dos espécimes de perna eram mais inclinados do que os dos espécimes domesticados, e a borda, ao contrário, era mais maciça e expressiva.


- No final do século XVII, as violas começaram a ser divididas em sopranos, contraltos, tenores e baixos., e os modelos de baixo foram usados principalmente como um instrumento de conjunto, enquanto o resto das variedades eram solicitadas para apresentações solo.

Deve-se notar que modificações de instrumentos são populares em diferentes países. Por exemplo, viola bastarda era um pouco mais da gamba e era popular na Inglaterra, e viola da bardone tinha 7 cordas principais e 15 ressonantes e era destinada não apenas para tocar com um arco, mas também para pizzicato.

Pompos de viola foi inventado por Bach e era ligeiramente maior que a viola. Viola pardus era considerado o menor de toda a família e parecia um violino, e o inglês tolet era muito semelhante a viola d'amore - uma ferramenta elegante para os amantes.


Como isso soa?
A viola se distingue por um som invulgarmente suave e suave, muitas vezes complementado pelo som de cordas ressonantes.
Uma diferença importante entre o som da viola e o som de outros instrumentos de arco é a capacidade de extrair nuances sonoras muito sutis, que em sua dinâmica só poderiam ser comparadas com os sons do cravo.
As melodias para violas foram gravadas principalmente em notação mensural com o uso de tablatura para alaúde. Devido ao seu excelente som, as violas eram frequentemente utilizadas como instrumento solo em orquestras acadêmicas, e carros mais ricos, suítes e madrigais eram compostos especialmente para eles.

Fatos interessantes
Existem muitos fatos surpreendentes associados à família das viola, aqui estão os mais interessantes.
-
Famoso pintor inglês Thomas Gainsborough Sempre sonhei em me aposentar em uma aldeia deserta e tocar viola à vontade.

-
Mestre John Rose usava a escultura na fabricação de ferramentasdecorando cabeças de abutre com imagens de pessoas e animais.


- A coleção de violas Luís XIV consistia em 24 itens. Além disso, o "rei do sol" jogou bem com eles.

- O rei tirano inglês Henrique VIII também foi bastante virtuoso em seu instrumento.... E sua coleção era composta por 19 itens.

- Compositor Joseph Haydn para agradar a seu mestre, o príncipe Esterhazy, grande admirador de violas, escreveu 126 composições para este instrumento.

Você pode ouvir viola da gamba no próximo vídeo.