Instrumentos musicais

Como fazer uma harpa de judeu com as próprias mãos?

Como fazer uma harpa de judeu com as próprias mãos?
Contente
  1. O que você pode fazer?
  2. Manufatura
  3. Preparando o trapézio
  4. Trabalho subsequente
  5. Usando uma harpa de judeu caseira

Poucos instrumentos musicais antigos sobreviveram até hoje em sua forma original. Entre eles está um exemplo da cultura musical de muitos povos como a harpa judaica. Nossos ancestrais usaram madeira e osso para fazê-lo, mais tarde cobre e ferro foram adicionados a eles. O som da harpa judaica atrai a atenção de intérpretes e ouvintes até hoje e, com o arsenal de materiais e ferramentas existente, você mesmo pode fazer isso.

O que você pode fazer?

Os principais requisitos dos materiais para a fabricação de uma harpa judia são determinados pelo princípio de seu som - a formação de uma onda acústica sonora devido à vibração ou vibração elástica do principal elemento da harpa judia - a língua. Esta peça deve ter características balanceadas de rigidez, elasticidade e, ao mesmo tempo, plasticidade.

De materiais metálicos, o melhor conjunto de qualidades adequadas é possuído por lâminas de serras manuais e industriais e serras de aço para ferramentas, folhas de aço inoxidável, cobre ou placas de alumínio também são usadas.

A moldura de uma harpa de metal é geralmente feita de uma barra de aço com um diâmetro de no máximo 10 mm; ela pode ser feita de um prego de comprimento e diâmetro apropriados.

Neste caso, você pode experimentar uma variedade de materiais - em vez de um redondo, pegue um perfil quadrado ou hexagonal, use vários diâmetros e tipos de metal - carbono comum ou aço inoxidável, cobre, latão ou barra de bronze.

Para uma harpa judia de madeira, os materiais mais adequados são bétula, bordo, carvalho, carpa e faia., em várias partes e regiões do mundo, são utilizadas espécies de madeira locais, por vezes exóticas, incluindo o bambu, que é considerado uma árvore.

Os fabricantes modernos usam osso com muito menos frequência, o trabalho manual com este material requer cuidado especial e meticulosidade, e o material são chifres de veado ou alce, presa de morsa, osso de baleia, elefante ou mesmo presas de mamute.

De materiais modernos, na fabricação da harpa judia, utiliza-se folha de plexiglass ou plástico, inclusive um produto tão difundido e acessível.como um cartão de banco de plástico. É muito simples fazer uma harpa judia com uma carta, mas, como mostra a prática, nem sempre é possível obter o som desejado ou comparável a outros tipos de som.

Manufatura

A história da harpa judia remonta a vários séculos. Nessa época, mesmo levando em consideração as características regionais e nacionais, adquiriu aspecto e formato acabados. As dimensões do instrumento também estão em uma faixa bastante estreita, determinada pela estrutura e dimensões do aparelho articular humano. As pequenas dimensões e a simplicidade do design fazem da harpa judia um dos instrumentos musicais mais baratos para a autoprodução, principalmente porque na Internet você encontra facilmente diagramas e desenhos com dimensões para qualquer um dos materiais disponíveis.

O mais simples é a construção em madeira. Para fazer essa harpa de judeu em casa com suas próprias mãos, nenhuma habilidade ou habilidade especial é necessária. Isso requer uma placa de madeira com 2 mm de espessura na forma de uma régua de 15-18 cm de comprimento e 1,5-2 cm de largura. O material deve primeiro ser seco e impregnado, o que garantirá a máxima pureza de som e uma longa vida útil. A língua é cortada ao longo das marcas com uma ferramenta fina e bem afiada - um cinzel de madeira ou bisturi. Um fio de popa é amarrado na ponta da língua para oscilar.

O mais popular entre os artesãos é o aço. Além do material em si, você precisará de um torno, um martelo, uma retificadora, uma furadeira e um ferro de solda para o trabalho. O processo de confecção de uma harpa de judeu de metal pode ser considerado a partir do exemplo de uma amostra clássica com moldura trapezoidal.

Preparando o trapézio

Para a base do trapézio, é necessária uma haste de aço com diâmetro de 6-6,5 mm e comprimento de 140-150 mm. O primeiro passo é a marcação, é necessário marcar o meio da haste e duas seções idênticas nas extremidades de 35-40 mm, que farão o papel de decks no instrumento acabado. Antes de dobrar no meio da haste, é necessário fazer uma ranhura com uma serra ou lima triangular para prender a lingueta.

Os lados nas extremidades da barra são dobrados em diferentes direções no mesmo ângulo, e um chanfro ou aspereza com altura de 0,5 mm é feito em seu lado interno com uma lima. Você também pode chanfrar em uma haste reta, em qualquer caso, ao dobrar, garantir o plano de todas as seções da moldura. Além disso, de acordo com o modelo, a parte do meio da barra é dobrada em semicírculo, enquanto as extremidades devem ser paralelas e convergir com a folga necessária para a instalação da língua.

Trabalho subsequente

Para a língua, utiliza-se aço elástico flexível com 0,5 mm de espessura e 80 mm de comprimento. O material já foi mencionado acima - uma lâmina de uma serra manual ou elétrica. O formato da placa é cônico, com 2 e 3 mm de largura nas bases opostas.

Ao cortar, o metal não deve ser superaquecido, caso contrário, ele se soltará imediatamente e perderá sua elasticidade.

O corte com retífica deve ser realizado em pequenos cortes com resfriamento constante. A tira resultante deve ser aparada, lixada e polida.

A extremidade estreita da placa é trabalhada sob a ranhura da moldura e a lingueta é pré-fixada nela. A extremidade larga é marcada ao nível dos decks dobrados e dobrados em ângulos retos. Em seguida, é feito um ajuste e ajuste preliminar do instrumento - os espaços entre a lingueta e os decks devem ser mínimos, iguais e uniformes.Após o ajuste, você pode rebitar o recesso da língua e fazer o ajuste final. O ajuste do tom é feito usando uma lima, lixando a ponta dobrada da língua.

Você deve estar ciente de que a harpa do judeu em si não soará o som normal e é capaz de emitir um zumbido ou chocalho quase inaudível.

A maneira mais fácil de testar sua prontidão é criar um ressonador com as palmas das mãos dobradas ao redor dele.

Tendo alcançado um resultado positivo na fabricação da versão mais simples da harpa judia, você pode prosseguir com a fabricação de outras versões mais complexas, tanto na execução quanto no design - o Yakut khomus, o Altai komus ou o Bashkir kubyz.

Usando uma harpa de judeu caseira

Como muitos dos artesãos que fizeram mais de uma dúzia de instrumentos observam, é impossível adivinhar com antecedência a qualidade do som, mesmo se você fizer uma festa com um material e um desenho. O resultado final é influenciado pela diferença nas lacunas entre os decks e a lingueta em centésimos de milímetro, o ângulo da curvatura da lingueta, a pureza do esmerilhamento do metal e muitas outras condições e fatores.

Tudo isso permite obter a mais ampla gama de sons da harpa judia - aguda ou grave, suave ou dura, monótona ou sonora, silenciosa ou alta, e sua aplicação também pode ser ampla.

Como fazer uma harpa de judeu com as próprias mãos, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa