Instrumentos musicais

Tudo sobre a harpa de judeu

Tudo sobre a harpa de judeu
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Artesãos e modelos populares
  4. Acessórios
  5. Som
  6. Como escolher uma harpa judia?
  7. Como você aprende a jogar?
  8. Fatos interessantes

Pessoas que pesquisam o surgimento de instrumentos musicais coletam informações não apenas aos poucos, mas muitas vezes constroem cadeias complexas de interconexões. Infelizmente, há realmente uma falta de material de referência nesta área. Por exemplo, a harpa judia é um interessante instrumento musical associado à magia e feitiçaria, mas também não há excesso de informações sobre ela. Portanto, quaisquer referências históricas são consideradas em detalhes e vinculadas ao material existente. Acontece interessante.

O que é isso?

A harpa do judeu é uma ferramenta representada por uma língua que se move livremente na abertura da moldura. A língua é posta em movimento pelo dedo do músico ou puxando a corda. O instrumento é segurado pela boca e a cavidade oral, a cavidade nasal e até mesmo o trato respiratório inferior servem como ressonadores. Aparelho articulador de uma pessoa, sua respiração é capaz de alterar o timbre da harpa judia, realçando os tons harmônicos do espectro sonoro.

Há um grande número de variações nas formas e tipos da harpa judia. É feito em várias partes do mundo: na Polinésia, Ásia, Estados Unidos, Europa, Rússia. A harpa judia é conhecida tanto na África quanto no Oriente Médio. É verdade que os colonos trouxeram o instrumento para essas regiões, não é considerado tradicional para eles. Se você coletar todas as variações dos nomes da harpa judia, haverá cerca de 1000 delas.

É interessante que, por exemplo, em inglês a harpa judia é chamada de "harpa judia", e este é o único exemplo de associação de um instrumento com uma nação particular. A palavra "harpa" é encontrada no nome da harpa judia na Escandinávia, por exemplo, munnharpa na Noruega e na Finlândia.

Para rastrear a história de um instrumento, você precisa ter um número suficiente de achados arqueológicos.E embora existam cópias suficientes nas principais coleções de música do mundo, não há autenticidade histórica suficiente. Raramente são encontradas harpas judias lamelares, pois o clima interfere na sua preservação, e o material não tem muito sucesso em termos de armazenamento a longo prazo. Mas se o encontrarem, então essas são, como regra, ferramentas semelhantes à era de Cristo, e até mesmo a idade de 4 mil anos.

Mais frequentemente, eles encontram harpas de judeu arqueadas, no entanto, apenas o arco é encontrado - ele é preservado melhor do que o resto das partes. Mas sem língua, o instrumento é praticamente inútil, mas apenas para tocar, mas como artefato ainda é importante.

De acordo com as conclusões modernas dos cientistas, muito provavelmente, a Ásia é o berço da harpa judaica. E na Europa, o instrumento acabou no século XIII. Além disso, a harpa judia chegou à Europa já totalmente formada. Mas é sabido com certeza que se trata de um instrumento antigo. E se espalhou pelo mundo, provavelmente por meio do comércio.

Visão geral da espécie

A construção da harpa do judeu em si é simples: uma base fixa na qual a língua vibra livremente. O design pode ser integral ou composto. Vamos considerar as variedades do instrumento.

  • Arcuate. Eles são feitos forjando a partir de uma haste de metal, e uma lingueta de aço com um gancho na extremidade é fixada no centro da ferramenta. A versão em arco é considerada um tipo mais moderno de harpa judia, mas é feita de metal. Tem a forma de uma lira. A versão em arco deve ser pressionada firmemente contra os dentes para obter um som alto e expressivo. Na verdade, todo o crânio atua como um ressonador neste caso. Os achados antigos têm 700-900 anos, na forma que se assemelham a um grampo de cabelo, o arco praticamente não se expressa neles. Essas harpas judias foram encontradas, em particular, na Suécia e no Japão. Provavelmente, a princípio, a forma não era realmente tão acentuada, a formação óbvia do arco aconteceu depois.
  • Lamellar. Outro nome é quadro. Normalmente é um instrumento de madeira, encontram-se espécimes de bambu, bem como harpas judias feitas de osso. Versões metálicas do instrumento labial apareceram mais tarde. É assim: um prato, uma língua cortada no meio. Isso fez parte da evolução do chip musical. Este instrumento é classificado como idiofônico, pois sua língua é comparada ao corpo. Deve ser pressionado contra os lábios e a língua começará a se mover com a ajuda dos dedos do músico. Mas você também pode usar um fio que move a língua.

Harpas judias lamelares são consideradas especialmente frágeis, pois não soam muito altas.

Artesãos e modelos populares

Vamos considerar vários modelos de instrumentos populares.

  • Ferramentas de Glazyrin. Seus produtos se distinguem pelo volume e sensibilidade. Mesmo que suas propriedades acústicas não sejam as mais destacadas (embora, é claro, não possam ser chamadas de ruins), este é o instrumento mais popular no mundo das harpas judias. O modelo Phantom é um dos mais populares, o Cricket não fica atrás.
  • Harpas de Potkin. É melhor não encontrar nesta região líderes entre os artesãos Altai, em termos de qualidade e estabilidade dos instrumentos.

Muitas pessoas preferem o PP27 como sua primeira ferramenta.

  • Harpas judias de Dubrovsky. O mestre de Khabarovsk é especialista em harpas judias contrabaixo, de aparência muito incomum. Seu som é baixo e profundo, seu timbre é rico, mas neutro. Em suma, ideal para os amantes de som baixo.
  • Ferramentas de Pyzhov. O nome do modelo "Leader 85" é uma harpa judia equilibrada e precisa com um timbre uniforme. Bom para iniciantes.
  • Ferramentas de Kovatsenko. O produto tem um corpo de aço duro e maciço, o som do instrumento é rico, duradouro - vai fundo, sobe alto. Possui formato clássico, adequado para diferentes estilos de jogo.
  • As harpas de judeu de Volgutov. O conhecido modelo "Vedun" - excelente qualidade, som alto, design interessante.

Uma opção muito boa para iniciantes, como o modelo Trickle.

  • Ferramentas de Masko. Muito bonitas, pode-se dizer, ferramentas de design a preços acessíveis. Fabricado em bronze e aço inoxidável.

Você pode encomendar um instrumento com um lobo, cobra, cruz céltica, árvore rúnica e outras opções.

  • Harpas judias Kazantsev-Minakov. Os artesãos do Altai fazem instrumentos que se assemelham aos trabalhos de Potkin em forma e tamanho, mas diferem em detalhes - decks de corte suave por dentro e superfícies polidas.

A escolha de um instrumento é uma arte à parte, porque tudo deve corresponder: som, design, tamanho e preço, é claro.

Acessórios

Os estojos e as capas são como uma segunda pele, são importantes tanto do ponto de vista do armazenamento cuidadoso da harpa judia, quanto do ponto de vista de completar sua aparência. Os mais populares são os modelos de couro que fornecem proteção para a língua. As cores são diferentes, mas principalmente em tons naturais. Os mais populares são marrom, marrom avermelhado, bege, areia. As caixas esculpidas não parecem menos interessantes: são ainda mais autênticas do que as de couro.

Você pode encontrar um mestre que fará uma capa ou uma caixa de acordo com o desenho do autor do cliente ou a seu pedido verbal.

Som

A essência lúdica deste produto é demonstrada pela língua e suas características. O design com o qual é longo proporcionará um som mais baixo. Mas se em um modelo longo houver uma língua feita de metal de alta rigidez, ela soará mais alta e mais curta do que a macia.

Vamos listar as principais propriedades do som da harpa judia.

  • Altura. Cada harpa judia tem sua própria frequência básica, com a qual a língua se move, ela corresponde à altura de um som grave - o mais grave para este instrumento. Se a frequência coincidir com a frequência de uma determinada nota, o instrumento pode ser considerado afinado.
  • Timbre. O conjunto de sobretons é a voz do instrumento. Os produtos são crepitantes e lisos; o primeiro parece incomum; um estalido significativo pode ser confuso. Mas tocar suavemente requer habilidade por parte do músico.
  • Rigidez da língua. Ele determina as propriedades táteis do processo.
  • Mecânica. Propriedades mecânicas - é a capacidade de manter a pureza do som com impactos variáveis ​​e significativos, com diferença no vetor de impactos na palheta.
  • Sensibilidade. O volume do som difere mesmo quando se atinge a língua com a mesma força, a sensibilidade determina a relação entre o volume do som e os esforços despendidos para recebê-lo.
  • Volume. Geralmente está associado a timbre e sensibilidade. Se você tocar apenas em casa, sem público, o volume não é tão importante.

A música da harpa judia é freqüentemente considerada adequada para meditação: profunda, penetrante, relaxante. E essa também é a utilidade do instrumento, mesmo que você não toque em público, é psicoterapêutico para a própria pessoa, ajuda a se reunir, sintonizar, ficar sozinho consigo mesmo.

Como escolher uma harpa judia?

O principal é decidir para que a ferramenta está sendo selecionada. Se apenas para você, para auto-indulgência, para seu próprio interesse, você pode encontrar uma opção econômica. Será semelhante a um conhecido. Se uma pessoa usa o produto com frequência e seus pedidos pela ferramenta aumentam, será possível encontrar algo de qualidade superior e mais caro. Mas pedir imediatamente uma harpa de judeu cara não é totalmente correto, você ainda precisa ver como a relação com o instrumento se desenvolverá.

A segunda opção, não menos correta, é confiar nos profissionais. Se, além disso, os profissionais ensinam a tocar harpa judia, também podem dar conselhos práticos na escolha de um instrumento. Além disso, ele será preciso, pois verá o estilo de tocar do aluno, seu temperamento e características pessoais, que também importam na escolha de uma harpa judia.

Como você aprende a jogar?

Você pode usar tutoriais, tutoriais em vídeo, layouts - tudo funciona. Não há necessidade de se forçar a dominar o instrumento mais rápido: ele é meditativo demais para tal pressão. Você deve primeiro se acostumar com isso, avaliá-lo, tentar jogar em diferentes estados, em diferentes horários do dia.

Essas recomendações também não serão supérfluas.

  • Se a harpa de judeu imediatamente não pareceu a mais confortável de segurar, não há razão para adiar e procurar uma nova. Quase todas as ferramentas criarão essa primeira impressão.Qualquer um terá que se acostumar.
  • O som não é tudo. Não é um fim em si mesmo no sentido de que não importa os custos de trabalho necessários para extraí-lo. Não, é o método de extração de som que predomina, a força do golpe é mais importante.
  • Você não deve pedir a entes queridos para avaliar como é a primeira experiência, como o instrumento soa. A harpa do judeu é mais para tocar, não para ouvir. Não serve tanto ao público, ao público, mas ao próprio jogador.
  • Ao tocar, você deve sentir todos os sons - vogais e consoantes. Você deve abrir / fechar sua garganta, tentar mover sua laringe. Em suma, tocar harpa judia é um excelente campo para experimentos e também para estudar as habilidades do seu corpo.
  • Deve-se prestar atenção a cada movimento, avaliar o resultado, tentar de forma diferente. Para músicos de temperamento colérico, isso, é claro, não será fácil.
  • Se você tocar harpa judia, de pé no meio da sala, o som será um só. Mas se você ficar de frente para a janela ou com ênfase na parede, o som assumirá uma forma diferente. E esse é o interesse especial de estudar a harpa judia.

Você nem precisa saber as notas para tocar o instrumento, por isso a harpa judia é chamada de instrumento específico. Mesmo sem ter ouvido para música, você pode dominá-la.

O que fazer pela primeira vez com uma harpa judia nas mãos - conselhos de especialistas.

  1. A parte arredondada da ferramenta pode estar apoiada nos dedos indicador e médio. Ele é preso com o polegar no ponto onde a língua está presa. É importante organizar a pressão das duas guias do produto nos dentes. O principal é que a língua não encontre obstáculos ao brincar.
  2. O instrumento deve ser pressionado contra os dentes, puxar a língua para trás e soltar rapidamente. Então você pode ouvir a voz da harpa do judeu. A partir dele, você precisa tentar extrair o máximo possível de sons diferentes.
  3. Você pode mover sua língua, pressioná-la contra o céu: agora significativamente, agora com um leve toque. A língua pode ser movida de um lado para o outro, você pode até tentar enfiá-la garganta abaixo.
  4. É necessário fechar a garganta, imitando água na boca. Em seguida, brinque com a inspiração e a expiração. Após um golpe na língua do instrumento, inspire profundamente - é assim que um som vibrante pode durar até um minuto.
  5. Se você fizer um som com a garganta durante o jogo, você começa a cantar com a garganta. Dois sons podem ser combinados.

Os princípios básicos para aprender a tocar este instrumento são improvisação, pesquisa, perseverança.

Fatos interessantes

Para quem já se interessa pela harpa judia, mais alguns fatos interessantes:

  • nos tempos antigos, era usado como um instrumento sagrado para participar de rituais e, mais tarde, também foi usado como um dispositivo para uma cerimônia de cura;
  • A Áustria era o país europeu mais ativo em termos de produção de instrumentos labiais;
  • o famoso criador do órgão Friedrich Buschmann, inspirado no sistema de palheta da harpa judia, inventou a gaita;
  • dizem que o ancestral da harpa judia é uma lasca comum, os instrumentos tuvanianos levam os pesquisadores a tal ideia;
  • no filme de Dinara Asanova "O que você escolheria?" a harpa do judeu soa e é considerada uma coisa necessária;
  • em pinturas europeias antigas, você pode ver que até os anjos tocam a harpa judia.

Hobby, aulas sérias ou profissão - a harpa judia pode ser usada em todas essas variações, tudo depende do tocador. Mas se você o dominar, mesmo que apenas por uma questão de meditação, definitivamente vale a pena.

Para aprender a tocar harpa judia, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa