Instrumentos musicais

O que é um ukulele e como escolher um instrumento?

O que é um ukulele e como escolher um instrumento?
Contente
  1. Descrição
  2. História
  3. Recursos de som
  4. Visão geral da espécie
  5. Modelos populares
  6. Acessórios opcionais
  7. Que ferramenta um iniciante deve escolher?
  8. Como jogar?
  9. Como eu mudo as cordas?
  10. Artistas notáveis
  11. Fatos interessantes
  12. Visão geral da revisão

Muitas pessoas ficarão muito interessadas em aprender o que é um ukulele, como escolher um instrumento em geral e que violão deve ser escolhido para músicos iniciantes. Destacam-se as várias capas para o instrumento musical de cordas dedilhadas, a localização das cordas do ukulele e a escolha da pulseira para as mesmas. Também vale a pena aprender a tocar este instrumento, que foi um músico famoso, como soam as melodias principais.

Descrição

O nome ukulele é percebido como algo encantador e sublime, cheio de romance. No entanto, se nos voltarmos para a descrição do dicionário, a situação muda drasticamente. Traduzido literalmente do havaiano, essa palavra significa "pulga puladora", o que é muito menos romântico. O pequeno ukulele pertence à categoria dos instrumentos musicais dedilhados de cordas equipados com 4 cordas. O termo "guitarra" não é acidental - foi escolhido devido ao aspecto característico do corpo de ukulele mais conhecido.

Mas às vezes em sua aparência o instrumento é associado ao “abacaxi”. A escolha entre essa estrutura e uma forma clássica depende principalmente do seu gosto. O emparelhamento parcial ou completo da corda às vezes é praticado. Eles podem soar em uníssono e em uma oitava. No entanto, não se pode dizer que a estrutura do ukulele reproduz a estrutura de violões ou outros instrumentos de cordas.

O corpo do único havaiano é feito estritamente de madeira.

Possui cavidade interna pronunciada. O orifício do soquete está localizado diretamente sob as cordas. O pescoço do ukulele é alongado.Também é feito de madeira. O plano superior desta parte da ferramenta é necessariamente achatado; geralmente é chamado de sobreposição.

Os trastes são geralmente chamados de seções do forro. Peitoris de metal são colocados entre eles. Tudo é pensado de forma que a cada casa uma determinada corda emita uma nota específica. A seção onde as cravelhas são definidas de acordo com o esquema é chamada de cabeça. Na maioria das vezes, o instrumento ukulele é feito com quatro cordas, mas também existem versões de seis cordas.

Na foto você pode ver a aparência do instrumento acabado. O arranjo das cordas em ordem (em espessura) geralmente vai na sequência:

  • sal;
  • antes;
  • mi;
  • la.

Em alguns casos, a estrutura é usada:

  • ré;
  • sal;
  • mi;
  • si.

História

A ideia difundida do berço do mini-violão está deliberadamente errada. Há muito que os especialistas descobriram que ela não é do Pacífico, mas sim de origem portuguesa. Não há informações sobre a “rota” exata que este instrumento teve que seguir. Quando apareceu, também é impossível dizer com certeza, mas acredita-se que tenha acontecido em meados da década de 1880. Supõe-se que o ukulele é um desenvolvimento lógico da "braginha" portuguesa de cinco cordas, que se espalhou junto com os trabalhadores migrantes.

Quem pessoalmente foi "o mesmo" inventor permanece desconhecido. Existem apenas diferentes menções de nomes individuais, o que pouco ajuda a esclarecer a essência do assunto. O ukulele não atingiu imediatamente o coração dos havaianos. Tudo mudou depois que o instrumento foi incluído na orquestra real - então todas as festas foram acompanhadas, e mais ainda hoje são acompanhadas, com um som característico. O nome comum "pulga saltadora" está geralmente associado a movimentos específicos dos dedos: para jogar, você deve fazer pulos aleatórios.

Provavelmente, o ukulele teria permanecido um atributo de ilhas exóticas, se não fosse pela atuação do "Royal Hawaiian Quartet" em 1915 em San Francisco. A partir desse momento, o instrumento iniciou sua marcha triunfante por países e continentes. Foi rapidamente apreciado por cineastas e músicos. Já em 1916, o fascínio pela inusitada novidade tornou-se tão grande que os autores de filmes satíricos chamaram a atenção para isso.

Na década de 1950, os cavaquinhos de plástico vieram à tona, mas foram abandonados há muito tempo.

Recursos de som

O traço característico do instrumento não é apenas sua aparência expressiva. O timbre também é caracterizado pela alegria e notas positivas. O alcance é limitado a apenas algumas oitavas. Os músicos podem tirar proveito de uma ampla gama de técnicas de criação de som emprestadas da prática dos guitarristas. O padrão é 12 trastes; teoricamente são 17, às vezes mais, mas é muito difícil usar toda essa riqueza.

Visão geral da espécie

Soprano

O comprimento médio desse tipo de violão de quatro cordas é de 550 mm. É importante que todas as dimensões nas descrições sejam aproximadas e possam variar de fabricante para fabricante. Você pode usar um soprano quase sem restrições, mesmo a pé. O braço encurtado não permite que você faça uma escala que daria um som bom e claro em 13-17 trastes; basicamente apenas toque acordes. A pequena distância entre as cordas e os trastes é inconveniente para pessoas com mãos grandes; por outro lado, a fixação de acordes é simplificada e torna-se possível atingir 8-9 trastes de uma vez ao esticar os dedos.

Show

Este instrumento é prontamente usado por músicos experientes e novatos. O tamanho médio do produto é 584 mm. Comparado com o soprano, o som é mais vivo e quente. Você pode usar a versão de concerto mesmo para pessoas com dedos maiores. É verdade que o preço de compra será obviamente mais alto do que na versão soprano.

Tenor

Este subtipo difere tanto na afinação padrão quanto na "atenuada". A decisão final é feita pelos desenvolvedores de uma versão específica. O conceito de tenor apareceu apenas na década de 1920, mas imediatamente ganhou popularidade generalizada. Os musicólogos notam a pronunciada maciez do baixo e o som impressionante. O comprimento total do ukulele tenor chega a 660 mm.

Barítono

Este é o formato de ukulele "mais jovem", introduzido apenas na década de 1940. Com comprimento total de 740 mm, sua escala é considerada 430 mm. Os músicos apreciam este instrumento por seu agradável som aveludado. Às vezes, ukuleles de barítono podem ter mais de 18 trastes.

O som é sempre profundo e rico - claro, se um espécime decente for escolhido.

Modelos populares

Qualquer que seja o tipo de ukulele que você tenha que escolher, dificilmente vale a pena dar preferência às amostras mais baratas. É a eles que se associam um grande número de problemas e, muitas vezes, a incapacidade de jogar como deveria. Mesmo para o treinamento inicial, não faz sentido escolher modelos mais baratos do que 3.000 rublos. E é ainda melhor se você aumentar a barra em 500-1000 rublos adicionais, pelo menos. Modificações de nível básico bastante acessíveis e sólidas são oferecidas por muitos fabricantes da RPC, mas devem ser compradas em lojas on-line gerais, e não diretamente dos fabricantes.

Também não vale a pena comprar as marcas mais caras. Na maioria dos casos, o preço está relacionado ao pagamento a maior pelo nome e não à conveniência do jogo ou recursos adicionais. Os ukuleles de Baton Rouge são vendidos de forma muito ativa. Essa marca alemã transferiu a produção para a China. A madeira de bordo é o principal material de construção.

Esses produtos são considerados uma excelente escolha para músicos aspirantes. Nas respostas de pessoas experientes, há referências a impurezas que ressoam e ressoam. Mas essas são avaliações em grande parte subjetivas. O preço acessível testemunha a favor de tais produtos. Eles também são adequados para pessoas que escolhem uma ferramenta para necessidades pessoais.

A Flight também faz parte da lista das boas empresas fabricantes. A marca entrou no mercado na década de 1980. Os modelos de voo são criados em estreita colaboração com músicos e educadores experientes. Nem sempre são adequados para um jogo profissional. Porém, em termos de confiabilidade, tal ferramenta se destaca favoravelmente no mercado mundial.

Uma empresa dos EUA relativamente jovem (apenas 13 anos), Kala já conseguiu entrar no topo dos melhores fabricantes de cavaquinhos. A sua gama inclui versões de baixo orçamento e exclusivas. As opções mais acessíveis são feitas de plástico. Não é necessário contar com um som expressivo, entretanto, esses instrumentos são ótimos para iniciantes. Também existem modificações com um design visual de elite.

Também digno de nota é a ferramenta de:

  • Mahalo;
  • Lanikai;
  • Luna;
  • Kamaka.

Para os amantes de soprano, faz sentido escolher Veston kus 25 maya. As características básicas deste instrumento são suficientes até mesmo para conhecedores sofisticados. O som não vai deixar indiferente até mesmo as pessoas mais céticas. Cordas de náilon macias são boas para tocar longa e cansativa.

O produto pesa um pouco, mas não possui cordas substituíveis em seu conjunto.

O SAGITAR ST601 é uma excelente opção para um ukulele de design rigoroso. Você não tem vergonha de levar tal modelo com você a um concerto ou outra apresentação de gala. Os especialistas observam a pureza e a graça do som. O corpo deste ukulele é relativamente resistente. Mas para jovens artistas, dificilmente é adequado.

O Enya euc-20 também foi otimizado para uso ao vivo. Parte do instrumento era feita de madeira sapele de elite. Seu uso garante alta resistência à umidade e outros fatores adversos. Este modelo de ukulele dura muito tempo. É verdade que para músicos novatos tocar pode ser muito difícil.

É bastante apropriado completar a classificação do Xiaomi Mi Populele 2 LED USB Smart Ukulele Preto. Um instrumento musical fora do padrão "está no auge do progresso". O aplicativo do telefone é controlado por meio do módulo Bluetooth. Iluminação é fornecida. No entanto, nem todo mundo vai gostar da caixa de plástico, e o preço desse tipo de ukulele não será tão baixo.

Acessórios opcionais

Claro, você precisa de uma caixa para guardar e transportar seu ukulele. Uma alça e um clipe especiais permitirão que você segure o instrumento da maneira mais confortável ao tocar. Suportes e suportes também não serão supérfluos. Mas a lista de equipamentos necessários que todos os ukuleleists devem usar não termina aí.

Além disso, você pode precisar de um capo. Isso torna muito mais fácil tocar em diferentes tons. É melhor que eles dominem essa técnica desde o início. Os especialistas aconselham escolher não elástico, mas um capo de alavanca. E também vale a pena comprar:

  • escolher;
  • umidificador;
  • sintonizador.

Que ferramenta um iniciante deve escolher?

Mesmo para um iniciante, escolher o ukulele certo é mais fácil do que parece. Em primeiro lugar, você precisa descobrir o tamanho da ferramenta necessária. Na maioria dos casos, ukulelers inexperientes tocam soprano compacto. À medida que ganha experiência, você já pode fazer uma escolha mais informada - continuar usando a soprano ou preferir um produto com volume aumentado. Quanto aos fabricantes, todas as grandes empresas podem oferecer bons modelos. - e nenhum está imune a falhas, então você precisa escolher uma cópia, não uma marca.

É ótimo se o kit vier com uma ampla gama de acessórios. Este momento é especialmente significativo na escolha de um presente. Isso implica que o superdotado não precisa procurar suplementos tediosamente adequados. A madeira do corpo pode ser de qualquer tipo, dependendo do gosto dos músicos, e o som deve ser verificado adicionalmente.

Também vale a pena avaliar o estado de todas as partes do instrumento.

Como jogar?

Naturalmente, o primeiro passo será estudar os fundamentos teóricos de tocar e dedilhar o ukulele. Ambos são um tanto incomuns, mesmo para guitarristas ou violinistas sofisticados, então você terá que dominar o instrumento praticamente do zero. O ukulele pode ser ajustado para uma afinação típica de guitarra. Neste modo, as notas E, B, G e D são tocadas sequencialmente. Como acontece com outras cordas, um estágio obrigatório de aprendizagem é o domínio consistente dos acordes e, em seguida, das escalas.

Brincar com beliscão e dedos, ou seja, estourar e brigar, deve ser combinado. Qualquer bom tocador de ukulele deve estar pronto para alternar entre eles instantaneamente. Grande truque - rebentar com 3 dedos, como em uma guitarra clássica. Repetindo a luta, você precisa tocar as cordas com golpes moderadamente fortes e calmos. Luta e acordes devem ser experimentados e praticados em todos os tipos de combinações para tornar o som mais agradável.

Recomendações:

  • imediatamente após praticar acordes e lutar, você pode passar para técnicas mais complexas;
  • afine o instrumento separadamente antes de cada jogo;
  • aperte as cordas com mais freqüência à medida que se desgastam;
  • ajustar os sintonizadores de acordo com os padrões únicos registrados na memória dos sintonizadores;
  • segure o ukulele na mesma posição sentada e em pé;
  • quando certas técnicas foram trabalhadas, você pode melhorar seu domínio mudando o ritmo;
  • consertar problemas de ritmo com um metrônomo;
  • dominar canções por tablatura, e não de ouvido;
  • exercite-se por pelo menos 20 minutos diários;
  • evite brincar com uma palheta simples que desgasta as cordas.

Como eu mudo as cordas?

Não há grandes diferenças da mesma manipulação em um instrumento clássico. Comece removendo cordas antigas, desapertando as cravelhas. É imperativo limpar o braço da guitarra, que geralmente acumula sujeira e poeira. Se isso não for feito, o atrito das novas cordas contra as partículas de sujeira irá destruí-las rapidamente. Avançar:

  • coloque um lápis sobre os orifícios do arremate;
  • conduza as cordas uma a uma;
  • estique-os imediatamente 120-150 mm;
  • empurre a ponta no anel que aparece (o nó não está apertado);
  • enrole a ponta em volta do laço e aperte 3 voltas pelo menos;
  • enfiar um cordão no cabeçote;
  • estique-o com um espigão até a quantidade necessária;

corte o excesso com alicate ou tesoura para metal.

Artistas notáveis

O ukulula foi bem tocado ou está sendo tocado:

  • Dwayne Johnson;
  • Amanda Palmer;
  • Eddie Vedder;
  • Elvis Presley;
  • Elvis Costello;
  • Deschanel Zooey;
  • Roy Smeck;
  • George Formby;
  • Kimo Hussey;
  • Chalmers Dawn;
  • Rocky Leon;
  • Lyle Ritz;
  • Jimi Hendrix;
  • Neil Armstrong.

Fatos interessantes

Inicialmente, o interior das ovelhas era usado para fazer cordas de ukulele. Mas então descobriu-se que era muito mais prático usar náilon.

Na Inglaterra, há uma orquestra que executa todas as obras apenas no ukulele. No entanto, muito mais pessoas tocando simultaneamente esse instrumento se reuniram em 28 de julho de 2012 em Yokohama. Em seguida, o concerto contou com a presença de 2.134 músicos.

Mas na vida cotidiana no Japão, o ukulele tem muitos adeptos. Este instrumento foi magistralmente usado por toda a aristocracia havaiana do final do século XIX. Seu exemplar mais longo alcançou 399 cm. Curiosamente, o incrível alongamento teve muito pouco efeito no som. Os ukuleles conhecidos são redondos e até triangulares.

Existem muitas referências ao ukulele em fontes literárias. Mesmo Ilf e Petrov não a ignoraram com sua atenção benevolente.

O ukulele é fácil de aprender. Isso é especialmente fácil para quem já aprendeu a tocar um violão simples. E mais um fato interessante - uma vez que o ukulele está se desenvolvendo ativamente, como tocá-lo, todos têm a chance de imortalizar seu nome!

Visão geral da revisão

Em geral, os consumidores falam positivamente sobre o ukulele e garantem que realmente vale a pena comprá-lo. Não é apenas o caráter incomum do próprio instrumento. Com ele, você pode tocar uma variedade de melodias. O custo é visivelmente menor do que muitos outros produtos de produção de som. E também a favor das guitarras havaianas, segundo especialistas, eles dizem:

  • sua compactação;
  • popularidade impressionante;
  • uma abundância de materiais educacionais e de recomendação;
  • a possibilidade então mais fácil de dominar vários outros instrumentos musicais;
  • desenvolvimento intelectual geral;
  • a oportunidade de se divertir e momentos serenos.
sem comentários

Moda

a beleza

casa