Triângulo - história e descrição de um instrumento musical

O triângulo musical é um instrumento bastante simples na aparência, mas tem suas próprias características. Contaremos a vocês sobre sua história, som e também o papel que ele desempenha na orquestra abaixo.

O que é isso?
Um triângulo é um instrumento musical com uma vara incluída, que é um dos instrumentos de percussão mais básicos. Recebeu esse nome por causa de sua forma na forma de um triângulo equilátero. As pessoas na Rússia o chamavam de nada mais que "arrastão", mas um nome tão incomum não criou raízes na orquestra.


Em geral, essa ferramenta é uma haste de metal dobrada na forma desejada. Ao mesmo tempo, em um dos cantos dessa ferramenta triangular, as pontas da haste de metal não convergem, ou seja, verifica-se que esse canto permanece aberto.
Apesar da simplicidade visual do instrumento, ele é produzido seguindo regras rígidas para não distorcer seu som. Para criá-lo, é usado um tipo especial de aço - prata. Grande atenção também é dada ao stick do instrumento.
Em nenhum caso deve ter alças, geralmente é feito do mesmo material que o triângulo.

Origem
Infelizmente, ainda é impossível dizer exatamente quando e onde apareceu o primeiro triângulo musical. No momento, sabe-se apenas que os primeiros modelos deste instrumento foram criados em forma de trapézio e se assemelhavam a um estribo da Idade Média. Isso foi descoberto graças às obras de alguns artistas ingleses e italianos, que retrataram este instrumento em algumas de suas obras.
A primeira menção a esse triângulo pode ser encontrada apenas no inventário de propriedades de Württemberg, que remonta a 1389. Mas de acordo com algumas informações, muito provavelmente, essa ferramenta apareceu nas regiões orientais e, especificamente, na Turquia. A primeira menção a ele data do século XV.


É impossível dizer com certeza sobre o período exato em que o instrumento adquiriu sua forma triangular, que é a mais familiar para nós, mas no século XVII ele tinha três variedades, depois cinco.
Nas orquestras, esse instrumento musical começou a ser usado apenas mais perto da segunda metade do século XVIII, o que foi facilitado por um repentino interesse pela música do Oriente.

Na Rússia, o triângulo "declarou-se" por volta de 1775. Rapidamente ganhou popularidade e procura devido à sua cor, que era bastante exótica e lembrava o Oriente.
Uma das primeiras óperas em que se ouviu o som do triângulo musical foi a ópera do compositor francês André Gretri, intitulada "A Magia Secreta"porém, em orquestras com composições musicais militares, ela começou a ser usada muito antes. Sabe-se que o triângulo era procurado pelas tropas durante o reinado da Imperatriz Elizabeth Petrovna.


Este instrumento também foi usado por outros clássicos musicais famosos, incluindo o compositor Joseph Hayden, Wolfgang Amadeus Mozart, bem como Ludwig van Beethoven, Johann Strauss e Nikolai Andreevich Rimsky-Korsakov. Em seus trabalhos, esse instrumento foi mais utilizado para criar imagens associadas ao Oriente, bem como para enriquecer a paleta sonora de suas composições musicais.

De todas as obras em que o triângulo musical tem parte, a mais conhecida é o primeiro concerto para piano e orquestra de Franz Liszt, realizado em 1849. Na brincadeira, muitos passaram a chamá-lo de Concerto para o Triângulo, pois nesta peça este instrumento não só desempenha o papel de fundo, mas também é totalmente responsável por uma das partes, abrindo assim o terceiro movimento do concerto intitulado "Allegretto vivace".
Na atualidade, um instrumento musical tão interessante ainda não perdeu seu significado no campo da música. É difícil imaginar uma orquestra moderna sem ela, porque é ele quem revive a sua sonoridade, dá-lhe notas de solenidade e grandeza, e também a torna mais rica e intensa.
Além disso, é um instrumento musical multifuncional que se adapta a qualquer gênero musical, ele se encaixa harmoniosamente em quase qualquer melodia.


Hoje em dia, o triângulo é muito popular não só nas orquestras, mas também durante as épocas festivas na Grécia. É utilizado como acompanhamento no período de Reveillon e Natal principalmente pelas crianças durante as canções de natal, parabéns e cantos. O som deste instrumento cria a atmosfera e o clima de férias reais e lembra um conto de fadas.
Como isso soa?
O triângulo é um instrumento musical que não possui uma altura específica. As notas para ele geralmente são criadas com durações muito diferentes e sem chaves.
No entanto, o timbre deste instrumento é extraordinário. Seu som é sonoro, brilhante, claro e como que cintilante. Nas orquestras, é ele quem mais influencia o nível de dinâmica e cria um certo caráter em uma peça musical.

O som de um triângulo depende diretamente de quão forte será o golpe. Assim, um som suave é obtido com um impacto quase leve. Quando mais nítido, o som sai literalmente áspero, brilhante e muito colorido.
Além disso, o som é muito influenciado pelo material de que ele e seu bastão são feitos, bem como pelo tamanho.
Como jogar?
Tocar o triângulo musical requer habilidade especial e um senso de som e seu ritmo.


Normalmente, este instrumento é suspenso em um de seus cantos por meio de um fio fino ou trança, enquanto é segurado nas mãos ou preso ao estojo. A produção de som ocorre por meio de golpes com uma vara, que é feita de metal ou madeira e na esfera musical é chamada apenas de "prego".
Na maioria das vezes, ao tocar o triângulo, técnicas musicais como tremolo e glissando são usadas, bem como uma série de certas figurações rítmicas relativamente leves.

Estilos musicais
O triângulo musical há muito que se tornou merecidamente um instrumento orquestral de pleno direito, que é o principal. Existem muitos tipos de orquestras. Isso inclui orquestra de cordas, forças armadas, metais, sinfonia, pop e jazz. Cada um deles tem suas características específicas em termos de som e não só, mas o triângulo musical se encaixa perfeitamente e harmoniosamente em cada um deles, acrescentando variedade e brilho a eles.

