Instrumentos musicais

Catraca: história e descrição de um instrumento musical

Catraca: história e descrição de um instrumento musical
Contente
  1. História da aparência
  2. Variedades
  3. Descrição
  4. Como jogar?

Entre os instrumentos musicais folclóricos de madeira da Rússia, os chocalhos são conhecidos há muito tempo. Pertencem aos instrumentos de percussão, pois substituem palmas, o que também é praticado com frequência em execuções coletivas de canções, dísticos rituais e danças durante vários feriados folclóricos, festas e casamentos.

História da aparência

Não se sabe ao certo onde, por quem e quando as catracas foram inventadas. Existem apenas algumas evidências arqueológicas sugerindo o aparecimento de instrumentos musicais de ruído lamelar perto de Novgorod, o mais tardar no século XII.... Eles também foram usados ​​em outras áreas da parte europeia da Rússia. Ainda existem artesãos nas aldeias das regiões de Tula, Kaluga, Novgorod, Kursk e Leningrado, que se dedicam ao fabrico de catracas de vários designs.

As razões para seu aparecimento na Idade Média, provavelmente, foram tais fatores:

  • o desejo usual de diversificar o parco conjunto de acompanhamento musical entre os moradores com um instrumento de percussão feito em casa e fácil de fazer;
  • bater palmas em eventos festivos de rua em invernos gelados é muito difícil (e você pode usar luvas para usar uma catraca).

Qualquer um dos motivos acima, ou ambos ao mesmo tempo, poderia ter inspirado marceneiros de diferentes lugares da Rússia medieval a inventar uma catraca. Isso aconteceu, é claro, não ao mesmo tempo, e graças não a uma pessoa, mas o fato permanece: o instrumento apareceu, foi usado no passado, ainda é usado em grupos musicais folclóricos que sustentam as tradições e a cultura antigas russas.

Variedades

A catraca de madeira para instrumentos musicais de percussão tem outro nome - crepitação.

Por design, as catracas são divididas em 2 tipos principais:

  • lamelar;
  • circular.

Mas mesmo entre esses grupos, há uma divisão em variedades de acordo com vários critérios. Por exemplo, lamelares na aparência são chamados de leque, achatado, Kursk e dobrado. Todos eles representam modelos semelhantes (em leque a partir de placas de madeira), mas diferem quer na forma das suas placas (arredondadas nas extremidades livres e totalmente quadradas, do mesmo tamanho e com comprimentos diferentes), quer na execução das placas. e espaçadores (simples e separados).

As catracas circulares não estão disponíveis em muitas variedades.:

  • mono-palheta;
  • consistindo em vários juncos;
  • pista única (quadro único);
  • de duas pistas.

Eles também podem diferir nas dimensões da estrutura, na execução do mecanismo para girar a estrutura no cabo, no material das linguetas e no design da inserção dentada.

Descrição

Modelos de placa de catracas são feitos de um conjunto de pranchas de madeira secas e bem acabadas comprimento de 13 a 18 cm e largura de 5 a 7 cm. A espessura das pranchas é de 5-6 mm. Um conjunto de placas de catraca pode consistir em qualquer número delas (de 12 a 20 unidades). O melhor material para fazer pratos é a madeira de carvalho.... Na ausência desse material, é usada madeira de bordo ou nogueira (isto é, madeiras nobres).

Os chocalhos de carvalho produzem o som mais claro e alto do que os de qualquer outra planta.

Um espaçador é instalado entre cada placa - a mesma placa, cujo comprimento não é superior a 1/3 do comprimento da placa principal. A espessura da junta é de 3 mm.

Em uma das extremidades das placas principais e suas gaxetas, 2 orifícios idênticos são perfurados tanto na localização nos planos quanto em diâmetro (3 mm). Em seguida, as placas e gaxetas são enfiadas alternadamente nos orifícios de uma corda, cordão ou linha grossa de pesca, que, ao final da instalação das tiras, são fixadas com nós ou nos cabos. Freqüentemente, as catracas lamelares são complementadas com vários sinos e decoradas com fitas para chamar a atenção do ouvinte para este instrumento musical..

Catracas circulares consistem em um corpo e uma alça... O corpo é uma moldura retangular de madeira com dimensões 20x10, 20x5, 30x10. A alça é inserida no corpo em uma das extremidades do lado comprido. No eixo do manípulo, no interior da moldura, encontra-se uma roda dentada (inserto), que é um cilindro do tipo engrenagem em madeira.

Uma ranhura é feita no lado curto da moldura oposta à engrenagem, onde uma placa elástica de madeira ou aço, chamada de "lingueta", é inserida. A língua alcança com sua extremidade livre os dentes da inserção, que se encaixa quando a estrutura gira em torno... O som de tal catraca lembra o disparo contínuo de uma máquina infantil.

Os instrumentos circulares estão disponíveis com armações duplas em um corpo ou com múltiplas linguetas em uma armação.

Como jogar?

Até as crianças podem brincar de catraca circular sem problemas: você só precisa pegar a ferramenta pelo cabo e girar o quadro em torno do eixo. Os brinquedos infantis feitos à semelhança de um chocalho são muito populares.

Outra opção, muito interessante e útil em termos de desenvolvimento infantil, é o ventilador. Com ele, muitas coisas podem ser desenvolvidas na criança (coordenação, ritmo, atenção).

O instrumento lamelar é segurado à sua frente com as mãos de ambos os lados na altura do peito. Ao tocar, um fã de discos tem a oportunidade de se desdobrar e, em seguida, retornar ao seu estado original com um estrondo. Pelas ações de ambas as mãos: apertando as mãos alternadamente, levantando ou abaixando as mãos, girando o instrumento, os músicos criam os mais incríveis padrões rítmicos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa