Instrumentos musicais

Tudo sobre o instrumento musical trembita

Tudo sobre o instrumento musical trembita
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Dispositivo
  4. Como isso soa?

Poucas pessoas estão familiarizadas com um instrumento musical como o trembita, no entanto, ele tem muito peso na cultura musical. O que ele é, e qual é a sua história, será discutido no artigo.

O que é isso?

Trembita é um instrumento musical de boquilha folclórica que pertence à família dos sopros. É comum na parte oriental dos Cárpatos ucranianos, bem como na região de Hutsul. Além disso, é mais frequentemente encontrado entre diferentes povos: esloveno, ucraniano, polonês, húngaro, dálmata e romeno.

Pela sua aparência, a trembita pode evocar associações com um cachimbo moderno ou algo parecido, porém, elas praticamente não têm em comum em termos de dispositivo e produção sonora.

História

Uma bela lenda sobre dois amantes está conectada com o aparecimento deste instrumento musical. O garoto e a garota se amam há muito tempo, mas suas famílias decidiram mudar de localização. Então, a família da menina mudou-se para Hoverla e a família do menino mudou-se para Beskydy. Os amantes experimentaram uma forte melancolia, distantes um do outro. Então o jovem decidiu construir um instrumento musical que seria ouvido onde sua amada mora. Este instrumento é denominado trembita.

Infelizmente, o jovem morreu logo, sobre o qual a jovem bela não foi informada. Por muito tempo ela esperou pelo menos algumas notícias de seu amado, mas sem esperar, ela pegou sua trembita e decidiu escalar o Hoverla. Depois disso, ela não foi vista novamente.

Diz-se que quando o amor de alguém morria naqueles lugares, ouvia-se o som triste de trembita vindo de Hoverla.

Em geral, é impossível dizer exatamente quando este instrumento musical apareceu. Uma coisa é certa - já existe há muito tempo e é de grande importância para toda a cultura musical.

Principalmente, essa ferramenta era usada por pastores para enviar sinais às pessoas. Por isso, ele informou sobre o local de sua estada, o local de pasto para o gado, sobre como está o pastoreio em geral, bem como sobre seu retorno.

Devido ao volume de seu som, que podia ser ouvido a uma distância de muitos quilômetros, esse instrumento era frequentemente usado para avisar a população de um determinado perigo. Por causa disso, foi especialmente relevante durante várias guerras. Nesses períodos, sentinelas eram colocadas especialmente no topo das montanhas, que se revezavam para transmitir a notícia de que os invasores se aproximavam.

Geralmente, o som de trembita tinha muitos significados diferentes. Este instrumento substituiu frequentemente os relógios modernos e tinha como objetivo informar os trabalhadores sobre o início e o fim da jornada de trabalho por meio de seu som. Além disso, era ativamente usado em vários rituais e festivais folclóricos, razão pela qual passou a ser considerado um instrumento tradicional de pleno direito. Com a ajuda de trembita, a família avisou a todos sobre o nascimento de seu bebê. Eles também o usavam para convidar pessoas para uma festa de casamento.

Além disso, o som triste deste instrumento musical pode ser ouvido mesmo quando a pessoa foi despedida em sua última viagem.

Além disso, o trembita foi um substituto bem-sucedido do barômetro moderno para as pessoas. A propósito, muitos poderiam fornecer, embora não totalmente precisas, previsões do tempo, uma vez que o instrumento é sensível a uma tempestade ou chuva que se aproxima.

Trembites foram feitos estritamente de acordo com as tradições da própria árvore em que o raio caiu. As pessoas acreditavam que é isso que contribui para o aprimoramento do som trembita, e que dessa forma a voz do próprio Criador é transmitida a ele através do trovão.

A idade da árvore também foi importante. Então, uma árvore cuja idade variava entre 120-150 anos era considerada adequada para estar madura. As pessoas estavam convencidas de que se a árvore estiver "madura", se ficar muito tempo sob os raios do sol e o sopro do vento, o som do instrumento ficará cada vez mais alto.

mas a escolha da árvore não terminou com o trabalho no instrumento. Foi necessário esperar mais um ano para que o tronco da árvore cortada estivesse devidamente endurecido. Depois disso, a etapa mais crucial começou: o barril teve que ser dividido ao meio com um golpe, após o que todo o seu núcleo teve que ser removido. Este processo também pode durar um ano devido à sua intensidade de trabalho. No final, as metades da ferramenta foram presas juntas com casca.

Na atualidade, a trembita perdeu as suas funções de comunicação devido ao surgimento de novas tecnologias. No campo musical não é muito procurado, mas ainda se ouve o seu som, por exemplo, em concertos de música folclórica, onde costuma fazer parte de orquestras. Em aldeias localizadas em regiões montanhosas, essa ferramenta costuma servir para avisar as pessoas sobre o início de alguma festa ou o aparecimento de convidados importantes.

Além disso, o instrumento pode ser ouvido no festival etnográfico "Os trembitas estão chamando Synevyr", que se realiza nas montanhas dos Cárpatos. Lá, diferentes melodias de pastores são executadas em trembita.

Dispositivo

Um instrumento musical como a trembita é um cachimbo de madeira, cujo comprimento pode ser de 3 a 8 metros e não tem mais partes separadas. Devido ao seu tamanho, o trembita foi listado no Livro de Recordes do Guinness como o mais longo instrumento espiritual em todo o mundo. Porém, apesar de suas dimensões, o peso deste instrumento musical não é tão grande, não ultrapassa um quilo e meio.

A trombeta trembita não tem portas ou válvulas que são freqüentemente vistas em outros instrumentos de sopro. O diâmetro do furo para produção de som é de apenas 3 centímetros, mas a expansão começa a ocorrer em direção ao sino.Um peep é inserido na extremidade mais estreita da ferramenta do mestre, que é um chifre ou uma boca de metal. É esta parte, ou melhor, seu tamanho, que influencia o quão alto o trembita soará.

O registro superior deste instrumento é mais frequentemente usado para tocar qualquer tipo de música nele.

Como isso soa?

O som do trembita é bastante alto e brilhante, o que pode parecer um tanto incomum para quem não está acostumado com ele. Você pode tocar melodias de uma natureza muito diferente neste instrumento musical, tanto engraçadas, que eram principalmente solicitadas em vários tipos de festivais folclóricos e feriados, quanto tristes, até mesmo um tanto tristes. Músicas tristes geralmente eram executadas em trembita durante os funerais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa