Instrumentos musicais

Descrição do pandeiro e características de tocar nele

Descrição do pandeiro e características de tocar nele
Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição de um instrumento musical
  3. História
  4. O que eles são?
  5. Fabricantes populares
  6. Aplicativo moderno
  7. Como jogar?

O pandeiro é um antigo instrumento musical bastante interessante. A sua história tem raízes antigas, ele próprio é um parente próximo do tambor e do pandeiro, e também pertence à família dos membranofones de percussão. Você pode aprender mais sobre o que é esse instrumento musical, qual a sua diferença de um tambor e de um pandeiro, qual é sua história e muitas outras coisas, pelas informações abaixo.

O que é isso?

O pandeiro é um dos tipos de instrumentos musicais de percussão que tem o formato cilíndrico e pertence à família dos membranofones.

Além disso, este é o nome de uma dança especial em escala bipartida, bem como de uma composição musical para ela.

O pandeiro, devido à sua forma e som, é frequentemente usado em uma variedade de cerimônias, rituais, cantos e danças xamânicas. Nas mãos de um xamã talentoso, o som deste instrumento torna-se verdadeiramente cativante, mágico e encantador. Além disso, você pode ouvir seu som na música dos povos turco, grego e italiano.

Os parentes mais próximos deste instrumento musical são um tambor comum ou um pandeiro. No entanto, a diferença entre todas essas ferramentas ainda é muito perceptível.

O pandeiro se parece com um pequeno tambor, mas é muito maior em comprimento e, ao contrário, é menor em largura. Além disso, no jogo é muito mais flexível do que o tambor. Existem também algumas diferenças em relação ao pandeiro, bem como semelhanças externas. No entanto, o pandeiro difere em algumas características de seu design, e soa muito mais suave e não tão áspero, ao invés, até maçante.

Descrição de um instrumento musical

Um pandeiro tradicional parece uma moldura redonda de madeira. Existem também pandeiros semicirculares e triangulares, mas com muito menos frequência, e os instrumentos musicais modernos podem até ter a forma de uma estrela. Mas voltando ao pandeiro tradicional.

Em diâmetro, sua borda geralmente não ultrapassa 30 centímetros e tem uma largura de cerca de 5 centímetros. O tamanho bastante compacto do pandeiro e o seu baixo peso são uma grande vantagem deste instrumento musical, pois é graças a estes fatores que é tão cómodo transportá-lo e levá-lo consigo para qualquer lugar.

Uma parte indispensável de qualquer pandeiro é uma membrana ou uma membrana, mas alguns dos modelos não têm. De um lado, e menos frequentemente dos dois, o pandeiro está bem coberto com a pele de um animal, mais frequentemente de um carneiro ou de uma vaca - esta parte é a principal do pandeiro, porque é graças a ela que surge o som .

A segunda parte deste instrumento musical, que contribui para o surgimento do som, está localizada ao redor de toda a borda. Esta parte é um par de discos de metal, seu número geralmente varia de 4 a 16. Esta parte deste instrumento musical também é freqüentemente chamada de pratos, sinos ou jingles. Eles só fazem barulho quando o instrumento é sacudido.

Para produzir um som mais alto e distinto, o pandeiro não é atingido no centro, mas em áreas localizadas mais perto da borda.

História

A história do pandeiro é bastante rica, pois o instrumento é um dos muito, muito antigos. Será difícil nomear a data exata ou pelo menos o período de seu aparecimento, mas podemos dizer com certeza que o primeiro instrumento desse tipo apareceu no Oriente Médio. Menções a ele são encontradas até mesmo em alguns capítulos da Bíblia, mas poderia ser encontrado no Egito, bem como no Iraque. Este instrumento está intimamente associado a alguns povos asiáticos. Além disso, na maioria das vezes ele pode ser encontrado na Índia, em particular entre seus habitantes indígenas.

Lá, o pandeiro servia como um dos principais atributos dos ritos religiosos xamânicos. O instrumento era usado principalmente para colocar o xamã em transe. Era bastante simples de fazer, pois era facilitado por um som monótono, rotação, toque, bem como um balanço uniforme. Os xamãs tratavam esse atributo com respeito e grande apreensão e, portanto, era transmitido exclusivamente por herança.

Muito tarde no século 18, o pandeiro apareceu na França, na região sul. Lá foi rapidamente adaptado como instrumento de acompanhamento para a execução de obras musicais na flauta, foi ele quem deu à melodia um ritmo especial. Depois de um tempo, o instrumento começou a soar literalmente em todos os lugares, das ruas às óperas e balés.

Embora A França está longe de ser o primeiro lugar onde o pandeiro apareceu, é considerado um antigo instrumento musical francês. Com o tempo, este instrumento musical tornou-se uma parte significativa da música folclórica não apenas da França, mas também dos povos da Espanha, Itália e Grã-Bretanha.

Também é interessante que muitos músicos e compositores famosos tenham chamado a atenção para o pandeiro.

Isso inclui mestres como Wolfgang Amadeus Mozart, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Georges Bizet e alguns outros. Aliás, foi o compositor Wolfgang Amadeus Mozart quem foi um dos primeiros a criar uma parte para um instrumento musical como o pandeiro. A composição na qual esta parte está presente é chamada de "Deutsche Tanze".

No século 19, este instrumento musical se tornou conhecido na América. Assim, já em 1843, num dos concertos, o pandeiro foi utilizado como instrumento principal. Em meados do século XIX, o pandeiro começou a ser utilizado como instrumento rítmico e sonoro, inclusive em orquestras sinfônicas.

O que eles são?

Existem muitas variedades de um instrumento musical como o pandeiro.Eles diferem uns dos outros em tamanho, cor, material, forma e outros critérios. Então, se antes o pandeiro só podia ser feito de madeira, hoje em dia também se encontra amostras de plástico. Além do mais, em modelos baratos, a membrana de couro também é substituída por plástico.

Existem também pandeiros de pé.

Esta opção é conveniente para acompanhamento, pois pode ser fixada na perna e você pode segurar outro instrumento nas mãos.

Além disso, também existem pandeiros redondos e semicirculares. No entanto, sua forma não é a única diferença. O pandeiro redondo é um pouco mais difícil de aprender a usar, mas seu som é mais hipnotizante. Essa ferramenta semicircular geralmente é feita de plástico. É um pouco mais confortável do que o pandeiro da primeira rodada. Seu lado reto é mais frequentemente usado como uma alça, devido ao qual esse pandeiro é muito mais fácil de operar. Além disso, este instrumento musical é capaz de captar qualquer aperto de mão, o que confere ao seu som um toque específico.

Fabricantes populares

Atualmente, há um grande número de fabricantes diferentes que estão envolvidos na criação e venda de um instrumento musical como o pandeiro. Os mais populares são os fabricantes:

  • Sonor;
  • Anjo;
  • Alice;
  • Frota;
  • Dadi;
  • Meinl;
  • Nino Percussion;
  • Orgeta.

Aplicativo moderno

O instrumento musical pandeiro, assim como seu parente muito próximo, o pandeiro, ainda são relevantes no campo da música. Apesar do tempo, eles não perderam seu significado.

Este instrumento é popular entre os xamãs modernos, é um atributo importante de muitos de seus rituais. Além disso, cada golpe para ele denota um certo símbolo universal.

No entanto, não apenas os xamãs gostavam de um instrumento musical como o pandeiro. Muitas vezes, o seu som pode ser ouvido em vários concertos, é também utilizado por intérpretes modernos, pois é ele quem ajuda a dar a uma composição musical uma certa individualidade, ritmo e um colorido bastante interessante.

Este instrumento musical não é usado apenas em danças e músicas étnicas folclóricas. Você pode ouvir seu som em orquestras sinfônicas, além disso, é muito usado na criação de música pop e até rock. Então, músicos famosos como Mick Jagger e Freddie Mercury, Mike Love, John Anderson, Peter Gabriel, Stevie Nicks, John Davison, Liam Gallagher e muitos outros músicos costumavam usar pandeiro em algumas de suas músicas.

Este instrumento deu um certo entusiasmo e especificidade a uma composição musical, tornou-a incomum e também adicionou impulso a ela.

Além disso, o pandeiro é apreciado por muitos bateristas. Eles estão usando ativamente em kits de bateria modernos.

Como jogar?

Existem diferentes maneiras de tocar pandeiro. Na execução de uma composição musical, o instrumento pode estar diretamente na mão do músico, colocado em um pedestal, ou geralmente fixado na perna, se for um pandeiro.

Ao tocar, para produção de som, geralmente são utilizadas as mãos ou baquetas especialmente desenhadas, e às vezes batem na perna ou na coxa com um pandeiro. Além do mais, os métodos de golpes também são diferentes, podem ser golpes ou mais duros.

De qual parte de um determinado instrumento musical as batidas caem, seu som depende. Quanto mais eles forem aplicados, mais abafado será o som. Além disso, o som do pandeiro é causado não apenas pelos golpes em sua parte principal de trabalho - a membrana, mas também por quaisquer choques, mesmo os mais leves, já que o instrumento é muito responsivo a esse respeito.

Você pode aprender mais sobre as variedades de pandeiro no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa