Instrumentos musicais

O que é shamisen e como você pode tocá-lo?

O que é shamisen e como você pode tocá-lo?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Funcionalidades do jogo

Poucas pessoas estão familiarizadas com um instrumento musical de cordas tão interessante como o shamisen. No entanto, no Japão, ele é muito popular há muito tempo. É sobre o que é esse instrumento musical japonês, sobre sua história, variedades e características, das quais falaremos a seguir neste artigo.

O que é isso?

O shamisen é um instrumento musical japonês comum que tem apenas cerca de 100 centímetros de comprimento. Este instrumento também é conhecido como alaúde japonês.

No entanto, o shamisen não é originário do Japão. Surgiu na região da Ásia Ocidental, de onde veio para a China no século 13, e depois para as Ilhas Ryukyu, nos tempos modernos conhecidas como Ilhas Okinawa. Só depois de todas essas viagens é que ele, depois de percorrer uma longa jornada e passar por várias mudanças, já apareceu no Japão. O aparecimento deste instrumento musical neste país data exatamente de 1562. Lá ele rapidamente se enraizou e se espalhou por todo o Japão, e também adquiriu um nome diminutivo - "syami".

Um parente do shamisen é o instrumento musical sanshin. Ele, por sua vez, está próximo de um instrumento como o sanjian.

Se na Europa moderna nem todos os instrumentos musicais antigos são muito procurados e privados de atenção, no Japão, ao contrário, esses instrumentos nacionais, que incluem o shamisen, são muito adorados pela população. Esta nação respeita muito suas tradições, sua cultura. É por isso que o amado shamisen ainda é muito utilizado, principalmente quando soa em teatros tradicionais japoneses, como, por exemplo, Kabuki, Joruri e Bunraku, em apresentações de determinados grupos, bem como em vários festivais e festivais que acontecem em Japão em grande número.

No início, jogar o shamisen era considerado uma arte inferior. Portanto, este instrumento musical nunca foi tocado por representantes da aristocracia, mas apenas pelos moradores e músicos itinerantes.

No entanto, com o tempo, tudo mudou. Este instrumento musical recebeu a maior popularidade na "era de ouro" da arte japonesa. Este é precisamente o período Edo, ou era Tokugawa, é 1603-1868. É caracterizada pelo rápido desenvolvimento de todas as áreas da arte: música, teatro, pintura e poesia.

A habilidade de tocar shamisen deveria ser possuída, sem exceção, por todos aqueles que passaram no programa de treinamento de maiko, ou seja, alunos de gueixa. Em vista disso, uma área como os "bairros gays" de Yoshiwara costumava ser chamada de "bairro shamisen".

Este instrumento musical também começou a aparecer nas obras de vários artistas japoneses. Ele era frequentemente representado nas mãos de personagens em xilogravuras, uma tradição japonesa. Foi durante este período que o shamisen se tornou simplesmente um atributo insubstituível de qualquer festival rural ou urbano no Japão.

Agora vamos dar uma olhada em como esse instrumento musical japonês funciona. O shamisen é um instrumento de três cordas dedilhadas. Para facilitar a reprodução da imagem desse instrumento musical em sua cabeça, imagine um alaúde de pescoço comprido ou uma balalaica. Em geral, para simplificar, o shamisen é um tambor quadrado comum de tamanho não maior, que tem um braço alongado com três cordas.

A estrutura deste instrumento musical é bastante simples. O seu corpo é constituído por uma moldura de madeira, que é totalmente recoberta com a pele de um animal. As peles de shamisen mais comumente usadas eram peles de cobra e, às vezes, por pior que pareça, até peles de animais como gatos ou cachorros. O corpo deste instrumento é coberto com pele em ambos os lados, a isso é adicionado um pequeno pedaço de couro, que é preso à membrana frontal.

Isso é feito para proteger esta parte das batidas do plectro.

Cordas de espessura variada, das quais, como nossa balalaika usual, existem apenas três, são colocadas entre longas cravelhas, que lembram grampos de cabelo, e a ponta do pescoço, que está localizada no meio da parte mais baixa da madeira corpo. As próprias cordas geralmente são feitas de materiais como seda, náilon ou Teflon.

O plectrum bati, com o qual este instrumento musical é tocado, geralmente é feito de madeira, marfim, casco de tartaruga, chifre de búfalo ou plástico.

Separadamente, deve ser dito sobre o que é uma palheta de bati. Em geral, é a mesma escolha nossa, que é muito maior em tamanho e tem a forma de um triângulo quase regular com uma borda pontiaguda. É com a ajuda deste dispositivo que o ritmo necessário da música é definido.

Variedades

Um instrumento musical japonês como o shamisen tem 3 variedades:

  • hosozao;
  • chuzao;
  • tsugaru-jamisen.

Comparando estes instrumentos, pode-se facilmente fazer uma analogia com a conhecida viola, violino e flautim. Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.

Hosodzao

Este tipo de shamisen tem um pescoço muito estreito. É mais frequentemente usado como acompanhamento de uma longa canção chamada nagauta na poesia japonesa.

Chuzao

Esta versão do shamisen tem um pescoço mais largo. É muito usado no gênero de música de câmara do Japão, ou seja, na jiuta.

Tsugaru-jamisen

Essa variedade tem um pescoço muito grosso e, portanto, é muito difícil confundi-la com qualquer outra. Este tipo de shamisen é mais frequentemente usado para a dublagem do teatro de fantoches japonês, ou seja, joruri.

Funcionalidades do jogo

No século 16, no Japão, havia apenas dois estilos de tocar um instrumento musical, como o shamisen - kouta, usado para canções curtas, e nagauta, usado para peças mais longas. No entanto, atualmente existem vários estilos de jogo.

  • Uta-mono. O estilo é a canção, é o gênero que mais frequentemente atua como acompanhamento musical no citado teatro Kabuki.
  • O segundo estilo, Katari-mono, é fantástico. É a arte japonesa mais tradicional e geralmente é acompanhada por cânticos bastante específicos.
  • O último estilo é minieu, implica uma canção folclórica.

Além disso, é preciso dizer que hoje em dia não só os clássicos são executados no shamisen, mas também as partes que se destinam, por exemplo, a guitarras elétricas.

O som do shamisen pode parecer um tanto específico e, portanto, é mais frequentemente usado para realçar o som principal em vários filmes japoneses. Exemplos disso são animes como "Naruto" ou "Puni Puni Poemi".

Agora vamos falar diretamente sobre como tocar um instrumento musical japonês como o shamisen. Inicialmente, quando recém-descoberto no Japão, era tocado com a ajuda de uma yubikake, uma pequena picareta. Isso não permitiu revelar todas as possibilidades deste instrumento musical. Porém, com o passar do tempo, a palheta bachi também foi utilizada para tocar o shamisen, o que possibilitou a plena realização do potencial musical do instrumento, já que tocar com a palheta aumentou significativamente as possibilidades de seu timbre.

Usualmente, para tocar o shamisen, o plectro bachi é colocado na mão direita, e o som das cordas, quando necessário, é desacelerado com três dedos da esquerda no braço da guitarra sem trastes. Os outros dois dedos, ou seja, o dedo mínimo e o polegar, geralmente não são usados ​​para tocar. Uma das técnicas mais comuns para tocar este instrumento musical japonês é considerada o golpe da palheta de bachi na membrana e na corda, o que ocorre simultaneamente.

No entanto, o tom do jogo não é influenciado apenas pelo plectro. A especificidade de seu som também é determinada pela espessura das cordas, pescoço, membrana ou outras partes dele. Isso também é influenciado pela mão que o músico toca com as cordas. Então, por exemplo, se você tocar as cordas com a mão esquerda, o som será mais gracioso.

É possível alterar o timbre deste instrumento musical de outras maneiras, por exemplo, alterando o comprimento das cordas, braço ou o mesmo plectro. Além disso, você pode recorrer à alteração de seus outros parâmetros, como, por exemplo, tamanho, peso, espessura ou material. A capacidade de alterar as especificidades do timbre de um instrumento musical é uma das principais características distintivas do shamisen.

Você pode assistir mais sobre este instrumento musical no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa