Instrumentos musicais

Sousafone: características e uso

Sousafone: características e uso
Contente
  1. História da aparência
  2. Descrição
  3. Onde é usado?

O artigo fornece uma descrição geral e uma descrição do uso do sousafone. A história da criação deste instrumento musical de sopro é contada e indicada onde é utilizado na prática.

História da aparência

Como muitas coisas na vida moderna, o sousafone teve um predecessor. Foi o instrumento de helicóptero, que foi prontamente usado na orquestra do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Não é difícil distinguir entre o helicóptero e o sousafone - o primeiro dispositivo tem uma seção transversal menor, o sino também é menor em tamanho. O sousafone ganhou o seu nome em homenagem ao compositor e ao mesmo tempo ao maestro João Sousa, que decidiu melhorar a amostra anterior.

Duas tarefas foram definidas: iluminar o instrumento e fazer o som parecer voar sobre a orquestra.

Mas, além de Susa, outras pessoas também trabalharam nisso. Então, em 1893, seu plano foi realizado por outro compositor, James Pepper. O trabalho também não parou por aí - após mais 5 anos, Charles Conn entrou no negócio. É ele quem é creditado por apresentar o sousafone na forma em que este instrumento é agora conhecido. E foi sob a liderança de Conn que a primeira empresa começou a comercializá-lo.

Descrição

Sousaphone é um instrumento de sopro que contém válvulas. Em termos de seu nicho acústico em uma orquestra, corresponde aproximadamente a uma tuba. Durante o concerto, o sino deve ser levantado acima da cabeça. Estruturalmente, o produto se aproxima muito dos dutos verticais típicos. A carga máxima recai sobre o ombro.

Uma vez que o instrumento foi projetado com muito cuidado, sua posição é bastante confortável e permite que você toque com segurança, mesmo quando em movimento. O soquete destacável permite que você torne o sousafone mais compacto do que outros instrumentos. As válvulas estão localizadas acima da cintura, diretamente na frente do músico.A ferramenta pesa 10 kg e seu comprimento é de 5 m.

Apesar da boa construção, o transporte e o transporte às vezes são difíceis.

Como já mencionado, quase não há mudanças em relação aos produtos da época da Susa, Pepper e Konn. No entanto, um ajuste ainda precisava ser feito. Inicialmente, o sino voltado para cima não foi apreciado pelos músicos e até lhe deu o apelido de "coletor de chuva" ou "cano de esgoto".

Em resposta a esta opinião, os fabricantes preferiram produzir sousafones modernizados. Agora o sino avança um pouco. Ele também tinha tamanhos padronizados claros. Eles têm 650 mm (na tradição inglesa - 26 polegadas).

Características importantes do sousafone:

  • aparência muito elegante;

  • produção tradicional de latão ou folha de cobre (que provoca, respectivamente, a cor amarela ou prateada);

  • decoração de peças individuais com folheado a prata e douramento, nos demais casos - uso de belo verniz;

  • a localização do sino é quase totalmente aberta aos espectadores.

Alguns fabricantes se recusam deliberadamente a usar estruturas metálicas tanto quanto possível. Portanto, também existem no mercado sousafones feitos de fibra de vidro. Eles não são inferiores às modificações tradicionais em termos de qualidade de som. Isso fornece:

  • maior tempo de operação;

  • relevo do próprio instrumento;

  • diminuição em seu valor.

Onde é usado?

Sousafones em atividades normais de concertos - tanto no palco quanto em grupos de jazz - não são muito comuns. Para isso, eles ainda são desnecessariamente pesados ​​e pesados. Mesmo as últimas versões de fibra de vidro são consideradas por muitos músicos como apenas um meio-termo, ainda menos convenientes do que os instrumentos de sopro tradicionais. O sousaphone não é fácil de tocar; visto principalmente em uma orquestra sinfônica ou em um desfile militar.

Eles tentam colocar os músicos mais fortes e duradouros nas posições de concerto correspondentes.

O alcance e o dedilhado do som, como já mencionado, são os mesmos das trombetas. As válvulas estão na frente do músico. Os membros da banda de música podem tocar o sousafone no local e em trânsito. Ao contrário de um tubo, não há necessidade de usar correias especiais para compensar as cargas de peso. O grande tamanho do sino, voltado para o espectador, pode ser ocupado pelo nome ou um logotipo especial da orquestra.

Na Rússia, o sousafone é usado por jazzistas com mais frequência do que em outros países, e ainda assim é um instrumento militar típico.

sem comentários

Moda

a beleza

casa