Instrumentos musicais

Espineta de instrumento musical

Espineta de instrumento musical
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Estrutura
  3. Som

Spinet é um instrumento musical de cordas com uma história rica. Seu objetivo principal é ser um instrumento musical para fazer música em casa. Mas às vezes é usado em pequenas orquestras que executam música romântica antiga.

Peculiaridades

O Spinet é um instrumento de cordas dedilhado doméstico de tamanho pequeno. É um parente do cravo, geralmente de forma retangular e sem pernas. O intervalo é de 2 a 4 oitavas. Ao fazer um instrumento, cordas individuais são puxadas diagonalmente da esquerda para a direita - esta é a diferença entre a espineta e outros tipos de cravo.

A origem dos espécimes mais antigos é principalmente italiana. O exemplo mais antigo de cravo italiano data do final do século XV. Muitas ferramentas têm formato pentágono ou hexagonal. Para tais instrumentos, o teclado está localizado no lado comprido. Os artesãos italianos executaram outros instrumentos em forma de asa, que mais tarde se tornou muito apreciada pelos habitantes da nebulosa Albion.

Esse tipo se tornou popular como ferramenta doméstica. Além disso, no final do século 17, ele substituiu a virginela retangular, que antes era tão popular na música doméstica.

A mais famosa é a espineta oval fabricada em 1690 por Bartolomeo Cristofori. Este é o primeiro instrumento deste tipo por um mestre italiano. Destinado a apresentações solo e em casa. Mais tarde, o mestre instrumentista vai inventar sua principal obra-prima - o piano.

Os instrumentos eram variados, diferentes uns dos outros na forma e na configuração. Freqüentemente, pareciam uma pequena caixa, um livro, conveniente para viagens longas. Às vezes, eles eram decorados com pedras preciosas, esculturas e também incrustados com marfim e madrepérola.A decoração cara conferia à coisa o status de atributo de uma casa rica.

Na vida da corte de nosso estado no final do século XVII, existiam espinetes chamados "okhtavki".

O primeiro instrumento sobrevivente veio das mãos do mestre A. Passy em Modena (Itália). A segunda está localizada em Colônia, também foi feita por um mestre italiano no final do século XV.

No Museu Central de Cultura Musical com o nome Glinka em Moscou contém dois instrumentos únicos da segunda metade do século XVI. O mais antigo é obra do mestre Núcleo Marko. Já foi propriedade da família Medici mais famosa de Florença. A justificativa para isso é a presença de três medalhões de gesso dourado no painel frontal. Neles você pode ver o grande duque toscano Francesco I Medici, sua esposa Joanna e o rei Carlos IX da França, filho de Catarina Medici.

Segundo a lenda, a espineta, uma vez em nosso país, estava na coleção de instrumentos musicais do Príncipe V. F. Odoevsky. Mais tarde, a coleção foi doada ao Conservatório de Moscou. Aqui, após o início da Segunda Guerra Mundial, a espineta foi descoberta acidentalmente em um local próximo à biblioteca. A exposição foi exibida por muitos anos, mas não soou. Após a restauração em 2013, o silêncio de um século foi quebrado. O som do spinet agora pode ser ouvido na orquestra. No total, existem 5 desses instrumentos no mundo, dos quais apenas dois soam.

A espineta de 1593 foi fabricada na Flandres. Pertenceu ao Príncipe V.P. Kochubei. A espineta está alojada em uma caixa de madeira com muitas gavetas pequenas ricamente embutidas. As alças são fixadas nas laterais para transporte.

Na exposição de instrumentos musicais do Palácio de Sheremetyevo em São Petersburgo, você pode ver um raro gabinete de cravo alemão do século XVII. Pode ser tocado da mesma forma que um pequeno cravo normal, mas também pode ser usado como um instrumento mecânico que pode soar de forma independente usando um rolo com pinos de latão. Seis peças são gravadas no rolo. Ele gira e põe em movimento cinco figuras de damas e cavalheiros dançando no salão de baile. As figuras estão localizadas no meio do instrumento - a mesa. O mecanismo é complexo, contém pequenos detalhes e decorações.

Em alemão Eisenach, a espinha de J.S.Bach foi preservada. Situa-se na casa-museu do grande compositor.

Estrutura

A espineta consiste em um corpo apoiado em quatro suportes. Possui um manual e uma linha de strings. O elemento mais significativo é o teclado. Acima está uma capa, quando levantada, as cordas, pinos e aduelas são visíveis. As peças são levadas ao forno, na maioria das vezes feito de madeira de nogueira. O intervalo pode ser de até quatro oitavas, o que torna possível executar muitas obras clássicas nele.

A ferramenta era feita de madeira e cobre. O corpo é feito de madeira, as cordas são feitas de cobre. As arquibancadas eram de carvalho ou mogno. O instrumento é muito compacto, por isso é conveniente para aulas de música de câmara. É pequeno em tamanho - máximo de 80x150 cm. Essas dimensões facilitam o transporte deste item.

Som

A espineta serve principalmente como um instrumento de acompanhamento. A produção de som ocorre devido à contração ("arrancada") da corda com a ponta afiada do cano da pena do pássaro. A afinação era uma oitava ou quinta mais alta do que a afinação de um grande cata-vento (também um instrumento na linha do cravo).

O som da espineta é brilhante, sonoro, um tanto abrupto. Mas é impossível alterar suavemente a dinâmica (volume do som) neste instrumento, bem como no cravo em geral. Ao mesmo tempo, o som é mais baixo do que o do cravo.

Nos últimos anos, tem havido um interesse em instrumentos raros, raros. Spinet hoje é quase sempre uma exposição de museu, mas modelos modernos também são feitos na Itália e nos EUA.

Podemos dizer que este interessante instrumento é capaz de influenciar favoravelmente a cultura musical de nosso tempo com sua aparência, mobilidade e sonoridade romântica.

sem comentários

Moda

a beleza

casa