Instrumentos musicais

Tudo sobre a cítara

Tudo sobre a cítara
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Som
  4. Noções Básicas do Jogo
  5. Sitaristas notáveis

A cítara é o instrumento musical de cordas preferido dos povos indígenas. A história de sua origem, som, estrutura, bem como famosos sitaristas serão discutidos neste artigo.

O que é isso?

A cítara é um instrumento musical de cordas usado com mais frequência para executar música clássica indiana.... Seu nome significa literalmente "sete strings" - "se" e "tar".

Este instrumento é especialmente popular na Índia, ele apareceu lá no século 13 em uma época caracterizada por grande influência muçulmana.

Inicialmente, era muito semelhante a um instrumento musical como um setor tadjique ou um alaúde com um braço bastante longo. No entanto, com o tempo, ele sofreu uma série de mudanças.

No mundo moderno, a cítara possui 7 cordas principais, 5 das quais são melódicas e as outras duas são zumbidos. Além disso, este instrumento musical também possui cordas ressonantes adicionais. São chamados de taraf, que significa orquestra, e o número dessas cordas costuma variar de 9 a 13. São essas cordas que contribuem para a reprodução de sons únicos, ao contrário de qualquer outra coisa, que são a principal característica deste instrumento musical. É tocado com a ajuda de uma palheta especial, chamada de mizrab, e geralmente usada no dedo indicador.

Além disso, um instrumento musical como a cítara tem dois ressonadores de abóbora localizados na parte inferior e superior do pescoço. A caixa de ressonância da cítara é geralmente decorada com jacarandá ou marfim; seus trastes são geralmente feitos de metal e têm uma forma arqueada.

História de origem

Como já mencionado, este instrumento musical teve origem na Índia. O famoso músico do século 13, Amir Khusro, é considerado o criador da cítara. O instrumento musical rapidamente se espalhou pela Índia e com o tempo tornou-se legitimamente considerado um instrumento nacional.

Antes deste instrumento musical, outro instrumento dedilhada era especialmente difundido na Índia, cujos desenhos podem ser vistos em vários baixos-relevos que datam do século III dC.

Som

O som da cítara distingue-se pela sua originalidade, sendo bastante difícil confundi-lo com o som de qualquer outro instrumento musical. Parece muito hipnótico. É por causa dessas características que a cítara se encaixa perfeitamente no gênero do rock psicodélico. Os sons deste instrumento musical vão bem com um indie rock bastante calmo, bem como com a direção do metal hardcore.

O som da cítara pode ser ouvido no próximo vídeo.

Noções Básicas do Jogo

A cítara como instrumento é difícil e, portanto, aprender a tocá-la não será fácil. No entanto, você pode aprender a tocá-lo, e muitos fazem aulas de como tocar este instrumento e o dominam com bastante sucesso.

A cítara é geralmente tocada com um dispositivo especial chamado misrab e é algo como um mediador familiar para todos nós. No entanto, visualmente, esse dispositivo se assemelha a uma garra e se destina ao dedo indicador, que é usado. Para extrair os sons da cítara, são utilizados os movimentos mais comuns das mãos para cima e para baixo, mas a técnica de combinações de movimentos desse aparelho é bastante comum. Essa técnica significa tocar as chamadas cordas chikari durante a melodia. Este método permite que você torne o som mais rítmico e definido.

Se falamos em afinar um instrumento musical, então é obrigatório que ele conheça o sistema de notação de notas.

Na arte musical clássica da Índia, é ligeiramente diferente da europeia. As notas nele não estão vinculadas a uma frequência específica, e o tom principal do vocalista ou do próprio instrumento musical é tomado como a tônica.

O ajuste das cordas acontece de uma maneira bastante peculiar. A segunda corda é tida como a tônica chave de um instrumento musical - esta é a nota "Ca" da oitava inferior. É marcado com o símbolo latino "S" com um ponto na parte inferior. A afinação da primeira corda de um instrumento musical ocorre em uma quarta da corda principal, ou seja, a nota "Ma" da oitava inferior, cujo símbolo é o "M" com um ponto abaixo. São essas duas cordas que são consideradas chaves e, desde que se adicionem duas ou mais cordas chikari, afinadas em uma nota por oitava, determinam o tipo oriental característico deste instrumento musical.

Se falarmos sobre o resto das cordas, que estão localizadas na linha superior, então sua afinação depende exclusivamente da peça escolhida pelo músico para a execução.

A afinação das cordas restantes na linha inferior da cítara depende da escala.

Sitaristas notáveis

Atualmente, a cítara, apesar de sua idade bastante grande, não foi esquecida, ela é ativamente usada.

Um artista que é considerado um mestre em tocar cítara é Ravi Shankar... Foi ele quem contribuiu para o avanço da arte musical indiana para as massas do Ocidente. Sua filha, Anushka Shankar, é sua seguidora de pleno direito. A menina tem um ouvido excepcional para música, além de uma boa habilidade para tocar cítara, promovida por seu pai. Atualmente, ela dá muitos shows, onde muitas pessoas se reúnem, todas elas são verdadeiras admiradoras da música indiana ao vivo.

Além disso, os seguintes sitaristas famosos são distinguidos: Musharaff Khan, George Harrison, Chote Rahimat Khan, Robbie van Leeuwen.

sem comentários

Moda

a beleza

casa