Tudo sobre o acordeão Shuya

O belo acordeão é um favorito rural, o sonoro companheiro das festividades do povo russo no passado recente. Um fiel amigo dos jovens durante as noites românticas na aldeia e além. Antigamente, o cara do acordeão era o ídolo das meninas e dos meninos.



Sobre a fabrica
Apesar da incerteza quanto à origem do instrumento - ainda não se sabe exatamente onde exatamente apareceu o acordeão - o povo russo o considera categoricamente como um tesouro nacional. O nome espiritual é acordeão, o acordeão quase o humaniza, enquanto em outros países um instrumento desse tipo é chamado de mais impessoal - a gaita. Nas mãos do mestre, o acordeão pode falar, chorar e rir, ficar triste e feliz. O instrumento é capaz de dar esperança, levar para a batalha, como aconteceu mais de uma vez nas frentes da Guerra Patriótica - isso é confirmado pela marcha "Adeus de um eslavo" realizada por Vladimir Pavlovich Natalenko.
Infelizmente, o acordeão que já foi popular está em uma demanda muito moderada hoje. A produção em massa, quando cerca de 60.000 itens por ano eram produzidos no país, se transformou em produção de peças. A fábrica "acordeão Shuyskaya" produz menos de 100 exemplares por mês.


Pela primeira vez, a produção em massa de acordeões foi lançada em Tula, então foi a vez de Shuya, onde vários artels se uniram e a fábrica de harmônicos Shuya apareceu. Artels semelhantes funcionaram em outras cidades, já que a demanda pelos favoritos do povo era bastante alta. Os acordeões de diferentes artels eram diferentes - cada um deles tinha um som individual e uma voz especial.
OJSC "acordeão Shuyskaya" hoje é acordeão, acordeão, acordeão de botão, feito da maneira tradicional, com seu próprio timbre especial, com uma aparência memorável, em que um especialista reconhece imediatamente as mãos dos mestres Shui. Fundada durante a formação da URSS, a fábrica no primeiro ano presenteou o país com 417 produtos maravilhosos.
Posteriormente, o número de instrumentos aumentou significativamente, na década de 60 do século passado, novos modelos de acordeões de mão foram dominados na produção. A organização exibiu orgulhosamente seus produtos em inúmeras exposições estrangeiras. A cantora russa já visitou o Japão e a Áustria, a França e a Hungria e foi exportada para o exterior.



Os anos 90 passaram com um pesado rinque de patinação pelo país e também na harmoniosa produção de Shuya. No momento mais difícil, durante uma crise econômica severa, o acordeão deixou de ser procurado - naquela época as pessoas pensavam em sobrevivência, o espiritual desapareceu em segundo plano. O empreendimento ficou sem trabalho e a fábrica, como a maioria das empresas do país, teve que buscar uma saída para essa situação.
A administração decidiu dominar e lançar a produção de móveis infantis, parte da área foi destinada a oficinas de costura de roupas de cama. A planta foi preservada, evitando devastação e desolação.
Agora a produção de acordeões continua, embora não em quantidades como antes da perestroika. Estabelecemos contatos com clientes estrangeiros.

Peculiaridades
Um conhecedor sempre distinguirá o acordeão Shuya do timbre sonoro de Tula, mesmo sem olhar para o design visual. A peculiaridade dos produtos Shuya está no som do acordeão, que é obtido por tons suaves e “emocionantes” com registros para sons de duas ou três partes. Produtos de peça, geralmente feitos sob encomenda, são únicos, feitos de acordo com tecnologias especiais. Tradições cuidadosamente observadas não negam a possibilidade de aperfeiçoamento das tecnologias, que mais de uma vez foram utilizadas pelos especialistas da fábrica harmoniosa.
Todos os componentes são fabricados no local, com mais de 1000 peças em uma ferramenta. A montagem é feita manualmente, neste tempo o acordeão é afinado três vezes, completando o processo com a afinação final do acordeão já pronto.
Fazer um acordeão não é tão difícil. É muito mais difícil ensiná-la a cantar: cada detalhe é a perfeição da execução.


Se o instrumento for feito sob encomenda, então suas características musicais são extraordinariamente ampliadas devido a uma afinação mais precisa, vedação das faixas vocais. A harmonia é sintonizada com o timbre do futuro intérprete, conferindo-lhe uma tonalidade especial, uma capacidade encantadora de ecoar a voz de uma pessoa. O acabamento decorativo neste caso também difere dos padrões padrão. A pedido do cliente, o instrumento pode ser incrustado com pedras semipreciosas e preciosas, strass, pinturas de contos de fada.
Para Shuyanka, como os conhecedores e fãs de acordeão a chamam carinhosamente, existem 5 critérios de qualidade:
- a beleza;
- soando;
- confiabilidade;
- duração da operação;
- a conveniência de tocar o instrumento.


Outra característica distintiva dos modelos Shuya é a independência do tom em relação à direção do movimento do fole. As gaitas Shuya têm um sistema vocal especial, o chamado humor engarrafado, quando os sobretons colorem cada nota com sons adicionais. Como resultado, ouve-se um jogo com 2 ou 3 vozes.
Shuyankas são usados por muitos artistas famosos, por exemplo, ela estava com Gennady Zavolokin, Nadezhda Savelyeva interpreta este.


Visão geral do modelo
A Harmonic Factory oferece vários modelos, incluindo designs grandes e pequenos (infantis).
"Camomila"
Um instrumento diminuto de uma parte sem registro. O intervalo é de 2 oitavas incompletas: de Mi - no primeiro, a F - no segundo. Dois teclados de fileira dupla: em um tipo de botão 15 botões, em um tipo de botão existem 12.
O corpo da camomila é feito de madeira de bétula em forma de contraplacado com revestimento em celulóide. A pintura tradicional adorna a superfície frontal, os cantos das peles são reforçados com sobreposições de latão. As redes são cobertas com esmalte preto.

"Senhora"
Um excelente instrumento de 4 vozes com 3 oitavas sem registro, com afinação personalizada. Tiras irregulares do tipo melhorado com acabamento manual no perfeito estado. Vozes leves fornecem som polifônico suave.
Existem 25 botões no teclado do botão direito e o mesmo número no esquerdo. Os ressonadores são feitos de lariço ou abeto. O revestimento de celulóide do corpo de compensado é decorado nas paredes frontais com uma pintura em miniatura no estilo do famoso Palekh. Os cantos da pele são protegidos por cantos de cobertura de latão.


Personalizado
Gaita de três partes com afinação na garrafa. Baixo - 2 acordes de sétima dominantes. A produção em massa implica em dó maior e lá bem maior. 3 vozes: engarrafamento, barítono, principal. O fabricante oferece 2 tipos de personalização - com e sem registro.
Tiras irregulares de alumínio acabadas à mão, corpo de bétula pintado à maneira Palekh, feito em forma arredondada. O embutimento é feito a pedido do cliente. Redes de alumínio, cantos de latão no fole, 16 operários de borin.

"Chaika-314"
O modelo possui 3 vozes, registro, afinação no local e som de acordeão. Teclado direito - 25 botões, esquerdo - 25 botões.
Tiras de voz irregulares, ressonadores de abeto e lariço são envernizados. O corpo é feito de bétula colada com forro de celulóide, pintada com a miniatura Palekh, as redes são de alumínio, 16 borin de trabalho, cantos de latão nas peles.

"Chaika-2"
Acordeão bicomponente sem registo, com possibilidade de regular a tonalidade a pedido do cliente. Tábuas de alumínio com vozes de aço e personalizáveis no engarrafamento.
Os ressonadores lacados são feitos de lariço ou madeira macia. O corpo em contraplacado de bétula é revestido a celulóide, todas as superfícies são cuidadosamente polidas e arredondadas nas extremidades. Contém 17 borin de trabalho, os cantos de pele são feitos de latão niquelado.

Qual acordeão é melhor - Tula ou Shuya?
É impossível dizer inequivocamente se o acordeão Tula ou Shuya é melhor. É tudo uma questão de preferências, gostos. Os acordeões de Tula têm uma voz mais sonora e "arrogante", como se fossem feitos para festas travessas. Os produtos da Shuya soam mais suaves, com mais soul - suas vozes são abafadas e mais variadas devido aos tons. Algumas pessoas preferem produtos de mestres Tula, alguém é mais próximo e querido de Shuyanka.
Se falamos de produção em massa, os especialistas acreditam que o acordeão Shuya continua sendo o líder - é tudo sobre a falta de vozes entre os Tula. Os antigos mestres se aposentaram, mas com a mudança dos jovens, o problema é que não há jovens mestres suficientes. Aqueles que procuram um instrumento musical "comovente", mas não podem comprar um feito sob medida, preferem os produtos Shuya dos anos 50-60 do século passado. Naquela época, as placas de som e ressonadores eram feitos de madeira, não de plástico como são agora. Naturalmente, as vozes desses acordeões são muito mais ricas, mais variadas, mais suaves e mais sinceras.
Caso contrário, tudo é muito individual - depende da situação financeira, dos requisitos da ferramenta.

