Instrumentos musicais

Acordeão Saratov: história e descrição

Acordeão Saratov: história e descrição
Contente
  1. História
  2. Modernidade
  3. Tocando gaita

O acordeão há muito é considerado o instrumento mais russo. Ela trouxe alegria e entusiasmo ao modo comum e às vezes difícil dos trabalhadores comuns. Cantigas alegres e motivos de cânticos eram o melhor descanso para a alma. E agora os residentes de Saratov estão se esforçando para salvar a vida de seu instrumento favorito. Na cidade foi erguido um monumento, inaugurado um museu e retomada a produção de acordeões com sinos.

História

Como muitos instrumentos originais, o acordeão Saratov não tem uma data exata para o início de sua história. Mas os documentos sobre a primeira menção a ele sobreviveram. No jornal de 1866 havia uma nota sobre um navio que passava pela cidade de Volsk. Os passageiros a bordo do navio pediram para nadar mais perto da costa para desfrutar do incrível som deste instrumento.

Por volta do final dos anos 50-60 do século 19, os irmãos Karelin mudaram a aparência do acordeão produzido pelos artesãos de Tula. A produção oficial começou por N.G. Karelin em 1889. O mestre inicialmente fez todos os instrumentos sob encomenda: para soldados, artistas, estalajadeiros e estalajadeiros.

Em primeiro lugar, a atenção foi dada à qualidade do instrumento. A base é feita de acordo com o tipo do russo "sete válvulas". As faixas de voz são de cobre e os juncos são de aço. As válvulas foram adicionadas, não eram 7, mas 10, mais tarde - 12. A harmonia tornou-se quadrada e quando a chave foi apertada ela fez um som, e quando foi aberta - outro.

Na década de 80 do século XIX, a produção do instrumento aumentou, surgindo agora novos mestres da província de Saratov. O corpo do acordeão é feito de tília. As decorações podem ser feitas de vários tipos de madeira ou com inserções de metal. As peles eram feitas de papelão, cetim e seda. Nem um único feriado ou casamento poderia passar sem um instrumento alegre.O acordeão era amado por todos os povos que habitavam a Rússia. Até nos recantos mais longínquos: no Extremo Oriente, na Sibéria e no sul da nossa pátria, canções engraçadas e cantigas soavam ao acompanhamento de uma sanfona de Saratov.

Por várias décadas, o instrumento tornou-se conhecido até no exterior. Há registros de produção de sinos e acordeões nos EUA.

Durante a era soviética, a produção oficial foi encerrada. Representantes do proletariado consideram o acordeão uma ferramenta para hooligans e bandidos. Mas, graças a N.V. Lunacharsky, o instrumento retornou sua antiga glória e honra. Desde 1929, a produção de acordeão passou a ser não artesanal, mas industrial.

A primeira apresentação de concerto com acompanhamento de acordeão e sinos no exterior aconteceu em 1959 na capital da República Tcheca. Nos anos 60-80 do século XX, o instrumento foi ativamente exportado para venda no exterior. O acordeão foi exposto em vitrines na Polônia, Alemanha e outros países europeus.

Graças a verdadeiros amadores e admiradores, o instrumento ainda está vivo e agrada com suas melodias sonoras ondulantes. Em 2014, o acordeão representou a região nos XII Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi. Em 2015 ela recebeu o título de principal souvenir da região de Saratov.

Modernidade

No final da década de 90 do século XX, devido a problemas financeiros, a produção da ferramenta foi paralisada por até 5 anos. Os segredos de tecnologia e fabricação estavam em perigo.

Produção

Em 2010, um grupo opcional foi introduzido na Universidade Politécnica sobre a produção e técnica de confecção de um acordeão. E já em 2011, os universitários conseguiram fazer a primeira gaita. Em 2013, sob a liderança de Lipatov, diretor da fábrica da Liser, foi retomada a produção de acordeões.

Agora a questão da produção em massa do acordeão Saratov para lembranças e presentes está sendo ativamente discutida - uma espécie de símbolo da alma russa aberta e da região de Saratov.

Museu

No Saratov College em homenagem a Gagarin em 2013, o primeiro museu não estatal do acordeão Saratov foi inaugurado. A exposição revela a história da criação do instrumento. O museu exibe uma coleção única de fotografias dos primeiros mestres e cidadãos famosos da Rússia que tocaram ou dançaram as melodias do famoso acordeão.

Entre as exposições estão livros sobre a história do instrumento, discos de vinil com gravações de melodias e, claro, acordeões Saratov com sinos. No museu, você pode ouvir concertos raros e tocar em espécimes raros. A visita está ao alcance de todos.

Monumento

Não muito longe do cinema Pioner, no centro de Saratov, um monumento dedicado ao amado acordeão popular foi inaugurado. O monumento foi erguido em 2009. Seu autor é o famoso escultor Saratov Vladimir Palmin.

O monumento representa um acordeonista sentado em um banco. Em horários especialmente definidos, melodias gravadas por um grupo folclórico local são tocadas aqui e, assim, a memória e as tradições do povo russo nas terras de Saratov são preservadas.

Tocando gaita

Se você ouvir o incrível som da gaita Saratov pelo menos uma vez, já é impossível esquecê-lo. O timbre sonoro e ondulante chama a atenção, obrigando as pernas a começarem a dançar.

Uma característica distintiva do instrumento sempre foram os sinos, que tocavam quando os botões superiores esquerdos eram pressionados. Há uma válvula especial à esquerda para liberação silenciosa do ar. O acordeão soa em tons diferentes na escala maior. Afine o acordeão na torneira.

Para dominar o básico sobre como tocar acordeão, você terá que tentar encontrar publicações impressas e tutoriais. Infelizmente, há muito poucos deles agora, e nem todas as lojas os têm.

A coleção "Os sons do acordeão de Saratov" é considerada um dos poucos livros com notas para tocar acordeão. Publicado pela Editora Kompozitor sob a orientação de Alevtina Mikhailova, Professora Associada do Departamento de Música Folclórica.

Uma coleção de textos musicais do autor Nakhov "Um manual de auto-instrução para tocar gaita Saratov". Bom para aprender, mas não está disponível em todos os lugares.

As edições raras e a produção limitada do instrumento não impedem que verdadeiros amadores e verdadeiros acordeonistas escolham motivos folclóricos e guardem na memória o lendário acordeão Saratov com sinos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa