Tipos de estantes musicais e sua escolha

Um produto como uma estante de partitura é hoje em dia usado ativamente por vários músicos e cantores, colocando as palavras ou notas necessárias em uma estante conveniente.


O que é isso?
Estante de partitura - trata-se de um estande especial, que pode ser visto na maioria das vezes no palco de teatro, em grandes programas de concertos e outros eventos semelhantes, onde músicos convidados apresentam música ao vivo. É realmente um acessório indispensável para qualquer músico profissional tocando piano, trompete, violão, flauta ou qualquer outro instrumento.
O objetivo principal desse produto é ler convenientemente as notas durante a execução de uma música, uma vez que é bastante difícil memorizar todo o seu repertório atual.

Para que o instrumento seja tocado com sucesso, não importa se será sentado ou em pé, uma estante de partitura é simplesmente necessária, pois muitas vezes o músico está com as mãos totalmente ocupadas. Se você excluir o momento de usar tal suporte, então o músico precisará segurar as notas à sua frente e, para isso, liberar completamente as mãos, ou terá que aprender todas as suas obras executadas como uma lembrança. Uma característica de todos os estandes de hoje é o fato de que podem ser facilmente ajustados às propriedades de um instrumento específico e às necessidades pessoais do próprio músico.
Como estante de partitura, você pode, em princípio, considerar qualquer superfície inclinada disponível, se puder colocar as notas desejadas nela.... Na estante para partitura mais profissional, a superfície principal é montada usando um suporte especial ou um tripé resistente, ajustando sua altura e o ângulo desejado.


Visualizações
É possível distinguir a classificação das estantes de música moderna, dependendo do seu tipo.
-
Decorativo... Hoje em dia, eles geralmente ajudam a criar um belo cenário no palco ou são usados em ocasiões especiais. As estantes de partitura decorativas geralmente são feitas de madeira, mas também podem ser encontradas estruturas de metal elegantes. Muitas opções são dobráveis. As principais diferenças desses produtos em relação aos análogos são: aparência de design atraente, estética cativante, praticidade de uso.



- Piso... Por exemplo, como um estande de maestro especial para música (também chamado de um estande de maestro grande) ou opções orquestrais.


- Para um suporte de microfone.


- Mesa ou para colocação em sintetizadores. Os modelos de mesa e piso geralmente têm uma estrutura diferente. A peculiaridade está na forma e na altura.


- Dobrável... Esses produtos são os mais procurados. São fáceis de dobrar e desdobrar, ocupam pouco espaço durante o transporte.


- Digital ou eletrônico. Muitas empresas modernas oferecem aos seus clientes opções bastante inusitadas, mas ao mesmo tempo muito interessantes - por exemplo, um modelo digital de estante de partitura, que irá ler arquivos nos formatos PDF ou JPG, e as páginas com notas serão viradas automaticamente. Assim, o músico poderá tocar qualquer melodia diretamente da Internet. Os produtos possuem um pedal especial, que se responsabiliza pela troca tempestiva das páginas.
Esta é uma opção muito conveniente para o músico moderno, principalmente se o modelo também tiver iluminação de fundo.


- Conectado diretamente a um instrumento musical, como regra, para vários instrumentos de sopro, por exemplo, para uma trombeta. Esses modelos são pequenos em tamanho. Para o seu violão, você pode escolher uma estante para partitura em um prendedor de roupa.


- Thomas Jefferson, ex-presidente dos Estados Unidos, inventou rotativo estante de partitura, que ele não patenteou em seu próprio nome porque gostava que as pessoas usassem livremente suas invenções.


Materiais (editar)
Para a fabricação de estantes de partitura, são usados materiais completamente diferentes - dos mais caros e inacessíveis aos baratos e encontrados em todas as lojas de música.
De madeira
Mais recentemente, nos anos 1950-1960, os consoles orquestrais eram feitos apenas de madeira, eram pesados e freqüentemente quebravam. Hoje, os suportes para partituras em madeira são produzidos por conhecidos fabricantes europeus, a partir de madeira natural selecionada. Na maioria das vezes, eles são decorados em um estilo barroco brilhante. Esses produtos geralmente se distinguem por seu peso sólido e excelente desempenho de design. Muitos modelos podem ser dobrados, mas movê-los com muita frequência não é recomendado. As estantes de partitura de madeira costumam ser usadas apenas como decoração, para decorar uma casa, porque nem todo músico pode se dar ao luxo de ter tal produto.


Metálico
Na maioria das vezes, estantes de música de metal são encontradas em lojas de música. Isso se deve ao fato de que o metal é mais durável do que o plástico ou a madeira e, ao mesmo tempo, não é tão caro. Estantes de partitura de metal são leves e podem ser facilmente movidas de um local para outro e transportadas conforme necessário. Longa vida útil e preço atraente têm desempenhado um papel importante na fabricação de suportes de metal considerados os mais preferidos em uso.



Plástico
O plástico é leve. Ainda há 10 anos, as orquestras finalmente adquiriram consoles de plástico com um suporte sólido e uma parte de trabalho sólida, que eram muito fáceis e simples de usar.


Como escolher?
Ao comprar o suporte mais adequado, tenha muito cuidado para não se decepcionar com sua compra devido ao uso prolongado. Deve-se prestar atenção especial à estabilidade do projeto escolhido. É imprescindível que não caia nem se mova, que folhas com notas e textos não escorreguem enquanto você precisa tocar... Também é importante ter "limpadores" especiais em tal estante de partitura - eles são necessários para consertar adequadamente a partitura.
Ao comprar um suporte para partitura, é melhor comprar imediatamente uma capa separada para ele, para que seja conveniente transportar o dispositivo se necessário.


Para a maioria dos músicos leigos ou músicos solo, uma estante para partitura dobrável pode ser adequada, a qual pode ser convenientemente montada em uma forma compacta. Essas estantes de música consistem em uma superfície chamada "mesa", que pode ser facilmente removida, e na própria estante - na maioria das vezes um tripé em forma de tripé, sua altura também pode ser ajustada. A mesa destacável costuma ser equipada com grampos especiais para notas, de modo que as folhas não voem com o rascunho.


A segunda categoria popular são as estantes para partitura, que têm uma superfície sólida (geralmente de metal) e uma estante mais larga que pode ser ajustada para se adequar a você. Esses suportes geralmente têm os mecanismos mais confiáveis que podem impedir o dobramento acidental. Estes são produtos de tipo universal e possuem equipamento original adicional. Eles são perfeitos para solistas e profissionais que tocam como parte de um conjunto ou grupo, bem como para amadores.
Uma estante de partitura solo deve ter um design atraente. A escolha de tal dispositivo dependerá das próprias preferências do músico e do tamanho de seu orçamento. Caros produtos de madeira decorados com várias liras e cachos artísticos se tornarão uma excelente alternativa aos suportes dobráveis convencionais de metal.



A estante do condutor será muito semelhante a uma estante com uma superfície sólida e sólida, pois deve acomodar totalmente uma partitura com dimensões de 55x40 cm, e às vezes muito mais. Muitos modelos modernos de estantes de partitura estão equipados com um compartimento especial para armazenar partituras adicionais.
Fabricantes
A marca Athletic oferece várias opções de modelos de estantes de partitura, que se diferenciam dos análogos por características de design e preço. Excelentes características de qualidade são demonstradas pelos modelos da linha NP - são feitos de aço. O usuário pode utilizar o modo de ajuste da altura do produto, bem como alterar o ângulo de sua inclinação. Os modelos são complementados com grampos de mola especiais, com a ajuda deles, os cadernos de música são fixados da forma mais segura possível. O desenho original do tripé garante 100% de estabilidade do produto.


O suporte para partitura NP-D desta marca é muito popular - ele é projetado para suportes de microfone. Com a ajuda de um clipe especial, ele é fixado no pedestal do microfone e, graças a ele, o intérprete pode acompanhar facilmente a programação de todo o show, visualizar rapidamente a letra das músicas.
O modelo pesa apenas 700 gramas.


Fabricante chinês PROEL oferece estantes profissionais de aço de qualidade, decorados em estilo moderno. Os produtos são reforçados, existem modelos perfurados, vêm com uma mala de nylon, na qual é conveniente transportar e transportar o produto.


Outro eminente fabricante chinês também se oferece para prestar atenção em seus produtos, principalmente por ser há muito conhecido no mundo da música digital. Casio produz estantes de música eletrônica, que são muito úteis para usar em conjunto com vários instrumentos musicais, mas principalmente com teclados.


Os suportes de música clássica sobre um tripé são produzidos por um dos mais famosos fabricantes de todos os tipos de acessórios, peças originais e componentes para equipamentos de músicos - estamos falando de Empresa alemã K&M. Os seus suportes para partituras são alguns dos mais práticos e convenientes suportes para partituras que podem ser utilizados em todos os tipos de campos musicais. Stands da empresa K&M são amplamente conhecidos e procurados em todo o mundo da música.A popularidade deste fabricante não surpreende ninguém - deve-se à elevada qualidade garantida do produto, à sua margem de segurança e à facilidade de operação.


Como usar?
A parte superior da estante de partitura clássica tem uma superfície de trabalho inclinada removível e dobrável. Geralmente é fácil de instalar e remover quando necessário.
Grampos convenientes e parafusos de travamento são usados como os grampos mais fortes para esta superfície de trabalho e a parte do rack que se estende - com a ajuda deles, é possível que uma pessoa mude a altura do rack no menor tempo possível e fixe a posição resultante com alta qualidade. O suporte da estante de partitura em si possui vários mecanismos de travamento que podem ser facilmente girados à mão sem o uso de equipamento especial.



O mecanismo de suporte do estande é geralmente uma estrutura telescópica com três pernas de suporte (tripé), cada uma das quais normalmente equipada com uma borracha antiderrapante ou sola de borracha. Além disso, a mesma base é reforçada com barras de aço. O tripé é produzido com os tubos mais duráveis e bastante maciços, feitos de uma liga especial de metal com alumínio de alta qualidade. Os fixadores localizados acima da parte deslizante e a junção da superfície de trabalho possuem grampos especiais com parafusos de travamento e travamento.
A altura do produto pode variar de 72 cm a 152 cm, o que é muito importante para a utilização do aparelho por músicos de diferentes alturas.

