Instrumentos musicais

Tudo sobre instrumento musical pipa

Tudo sobre instrumento musical pipa
Contente
  1. O que é isso?
  2. A estrutura de um instrumento musical
  3. Como isso soa?

Existem muitos instrumentos musicais no mundo. Além disso, alguns deles são bem conhecidos por nós, mas nada sabemos sobre os outros. Em nosso artigo, vamos nos concentrar no pip: o que é esse instrumento, qual é sua estrutura e som.

O que é isso?

A pipa é um instrumento musical tradicional chinês que pertence à família do alaúde dedilhado de cordas. É uma das mais antigas, mas ao mesmo tempo a mais comum. Este instrumento também é chamado apenas de piba, ruan ou yueqin, que se traduz literalmente como "alaúde lunar".

Pela primeira vez, o pipu chinês foi mencionado em obras literárias já no século III, e suas imagens datam do século V.

O nome deste instrumento foi usado por um motivo. Está associado às peculiaridades do jogo nele. Assim, a primeira sílaba "pi" significa movimento da mão para baixo nas cordas, e a sílaba "pa", ao contrário, significa movimento para cima.

Quase nada se sabe sobre a origem deste instrumento musical. Muitos na China o associam ao período da dinastia Han e, especificamente, à princesa Liu Xijun, que seria enviada ao rei bárbaro Wusun para se tornar sua esposa. Para que a menina não se aborreça na estrada e consiga acalmar as emoções, foi criado para ela este instrumento musical, que mais tarde ficou conhecido como pipa.

No entanto, esta é apenas uma das muitas histórias tradicionais chinesas populares, das quais existem muitas. Muitos textos antigos afirmam claramente que um instrumento musical como a pipa foi inventado pelo povo Hu. Não pertencia aos Han e existia nas regiões noroeste do antigo Império Celestial.

Também é difícil estabelecer com segurança a hora exata da origem deste instrumento. No entanto, muitos pesquisadores acreditam que o pipa chinês foi inventado durante a dinastia Qin, ou seja, em 206-220 aC. Apesar disso, esse instrumento recebeu a maior demanda e popularidade apenas durante as dinastias Sui e Tang, ou seja, em 581-907. A maior parte da música desse período foi executada principalmente no pip. Ela começou a entrar nas orquestras da corte, bem como em conjuntos folclóricos. A pipa também foi usada como instrumento solo independente.

Pipu era adorado por todos. Além disso, não só músicos, mas também artistas, que muitas vezes fizeram dela um elemento importante de suas imagens, assim como escritores e poetas. Assim, é conhecido o seguinte poema, que fala sobre uma mulher que toca gaita:

“As cordas ousadas tremiam como gotas de uma chuva torrencial repentina,

Cordas finas zumbiam como sussurros de amantes.

Conversar e resmungar, resmungar e falar novamente

como se pérolas grandes e pequenas caíssem em uma placa de jade, "

- Foi escrito por um poeta como Bai Juyi, apenas na era de Sui e Tang.

Com o tempo, essa invenção musical chinesa começou a se espalhar pelo mundo, passando por uma série de mudanças.

Assim, a partir do século VIII, surgiu no Japão um instrumento como o biwa, que se assemelha muito ao pipa chinês, não só visualmente, mas também pela sua estrutura e som. O pipa chinês também se espalhou no Vietnã, onde ficou conhecido como dentiba. Este instrumento também não foi privado de atenção na Coréia, onde era chamado de bipa ou, de outra forma, de tangpipa.

A propósito, a pipa chinesa moderna ainda é bastante popular no Império do Meio, nomeadamente nas partes central e meridional. Existe até um gênero musical especial para este instrumento, que é chamado de nanguan.

Vale a pena mencionar que pipa tem uma conexão não apenas com a China, mas também com uma religião como o budismo. Assim, nas famosas cavernas de Dunhuang, você pode encontrar um grande número de desenhos de homens tocando este instrumento musical.

A estrutura de um instrumento musical

Este instrumento tem muitas semelhanças com o alaúde, o shamisen japonês ou a balalaika a que estamos habituados. Eles podem ser vistos tanto no desempenho externo quanto em termos do dispositivo.

Na forma, este instrumento chinês se assemelha a uma pêra, enquanto os orifícios do ressonador, em contraste com o mesmo alaúde ou balalaika, estão ausentes. A pipa tem quatro cordas que são presas ao corpo por pinos de afinação e ponteiras de escape, e um pescoço razoavelmente curto que é recortado. Este instrumento tem aproximadamente um metro de comprimento e aproximadamente 35 centímetros de largura. Devido ao tamanho compacto da pipa, é bastante fácil de transportar.

As cordas da Pipa são geralmente feitas de seda trançada ou, muito menos frequentemente, de metal, e os modelos modernos também podem ter cordas de náilon. Hoje em dia, os músicos preferem principalmente cordas de metal e náilon, pois graças a esses materiais o instrumento soa muito mais alto.

A produção sonora deste instrumento musical ocorre com o auxílio de uma palheta ou palheta, que se parece com uma placa e é feita de metal ou plástico. Nos tempos antigos, o pip era tocado com uma garra de formato especial que era usada sobre o dedo.

Anteriormente, o pipu chinês era usado para tocar apenas na posição horizontal, mas com o tempo mudou para a vertical.

O processo de tocar este instrumento ocorre exclusivamente na posição sentada, enquanto o músico repousa a parte inferior do corpo sobre o joelho e o pescoço da pipa no ombro esquerdo.

Como isso soa?

Um instrumento musical chinês como a pipa tem uma gama bastante ampla, que pode ser de até quatro atos, e uma escala cromática completa.Seu som é muito melódico e remotamente lembra o som da guitarra tradicional a que estamos acostumados.

As composições musicais que os músicos executam na flauta são bastante líricas e originais. No entanto, este instrumento reproduz não só obras líricas no estilo "Wenqiu", mas também obras militares, que se assemelham ao estilo "Wuqiu". E se o primeiro estilo é caracterizado por cores emocionais, meditativas e também tristes, o segundo se distingue por seu drama e poder.

Pipa, devido ao seu som, é um bom instrumento musical de acompanhamento para canto ou acompanhamento de recitação.

Hoje em dia, seu som é mais frequentemente ouvido em orquestras e conjuntos tradicionais chineses, mas às vezes partes de solo são executadas no pip.

Os músicos pip mais famosos, chamados de pipaists, são o cantor e compositor chinês Lin Di e o cantor chinês Liu Fang.

sem comentários

Moda

a beleza

casa