Instrumento musical panduri

Panduri se refere a instrumentos musicais dedilhados com cordas, consiste em um corpo, pescoço, cabeça e também tem três cordas. Na forma e na aparência, existem algumas semelhanças com a balalaika. O instrumento era mais difundido na Geórgia, mas é considerado um símbolo de sua parte oriental. A primeira menção a ele, encontrada na literatura, data do século V. Desde o século 10, o nome deste instrumento tem sido usado ativamente na escrita.

Peculiaridades
Na Geórgia, o panduri é um símbolo de felicidade e alegria, portanto, as famílias de luto foram proibidas não apenas de jogá-lo, mas até de mantê-lo em um local visível por um ano inteiro. Se durante o luto a família tiver que realizar um casamento ou outro feriado, uma pessoa próxima da família pode jogar o panduri e depois passá-lo para outros convidados para que continuem o jogo. Quando passa o tempo certo e termina o luto, é organizado um feriado em que o chefe da família primeiro canta uma música, acompanhando-a com o toque do panduri, e só depois disso todos podem começar a caminhar e se divertir.
O resto do tempo, nas famílias georgianas, é usado como o principal acompanhamento em quase todas as férias, eles interpretam canções de qualquer gênero: amor, heróico e cômico. Principalmente as mulheres tocavam, cantavam sob o panduri em coro ou solo durante o trabalho, cantavam canções para ele e dançavam nas férias.
Às vezes, poemas são lidos sob os panduri, elogiando os heróis populares.

Desde a antiguidade, este instrumento musical é utilizado durante os rituais, sendo parte integrante de todos os rituais. Por exemplo, participa da "iluminação" da cerveja de Reveillon: as mulheres devem contornar várias vezes a vasilha em que se faz a cerveja, enquanto cantam e se acompanham no panduri.Até mesmo os feriados religiosos costumam ser acompanhados por sua melodia. A canção de ninar "Iavnana" era tradicionalmente executada com o acompanhamento de panduri.
Em outros países, existem diferentes protótipos de panduri, por exemplo, entre os armênios é um fundirni e entre os árabes é um tonburi.


Em meados do século passado, na Geórgia, K. Vashakidze criou um modelo aprimorado de panduri, graças ao qual foi possível tocá-lo em uma orquestra profissional executando música folclórica.
Na Geórgia, é impossível imaginar uma família em que não haja um panduri em casa - geralmente ele é pendurado em um lugar de destaque na parede. Se a família não pudesse pagar por tal compra, então eles teriam a certeza de apresentar este instrumento, e foi considerado o presente mais valioso. Costumava custar tanto quanto uma ovelha. Quem toca bem o panduri é convocado em todos os feriados, é conhecido e respeitado em muitos círculos. Portanto, este instrumento musical se tornou tão difundido, e o povo georgiano acompanha qualquer uma de suas atividades tocando nele.


Formas e tamanhos
Cada região georgiana tem sua própria forma de corpo panduri. Um exemplo é um instrumento guardado no Museu da Música. Foi feito há cerca de 100 anos, tem o formato de uma pá e o fundo curvo. Além disso, existem ferramentas em forma de remo, barco, concha ou pêra. E também os panduri diferem uns dos outros no número de buracos no convés.



Normalmente, toda a ferramenta, incluindo corpo, pescoço e cabeça, é feita de uma única peça de madeira. Tradicionalmente, deveria ser cortado na lua cheia, e retirado o topo, que é cortado ao meio. Como resultado, eles usam a parte mais iluminada pelo sol. Às vezes, os panduri são feitos pela junção de finos pedaços de madeira. Ao criar um deck, é preferível o pinho ou o abeto. É necessário fazer um par de orifícios de ressonador nele e orifícios para os pinos de afinação na cabeça do panduri. E também para o corpo é necessário pregar uma prancha de madeira para a aplicação dos dedos, alinhar suas bordas ao longo do contorno do instrumento, revestida com cera.
Você precisa tocar o panduri com todos os dedos ou usando apenas a miniatura.

Configurando e jogando
A afinação do panduri é de segundo quarto, geralmente afinada assim:
1ª corda - Mi E C # A;
2ª corda - C # (preso na 3ª casa soa em uníssono com a 1ª corda);
3ª corda - A (na 4ª casa soa em uníssono com a 2ª corda, e na 7ª casa soa em uníssono com a 1ª corda).
Graças às cordas abertas (não pressionadas), um acorde A (A) principal é formado.
Veja o vídeo para configurar o panduri.