Instrumentos musicais

Qual é a diferença entre acordeão e acordeão?

Qual é a diferença entre acordeão e acordeão?
Contente
  1. Comparação de aparência
  2. O que é mais fácil de jogar?
  3. Outras diferenças
  4. Qual é a melhor escolha?

O acordeão e o acordeão são obviamente parentes, mas nem todo mundo sabe o quão próximos eles são e quais diferenças fundamentais eles têm. Há quem tenha certeza: este acordeão é o acordeão de botões, apenas um nome mais popular. Mas este não é o caso. Em primeiro lugar, as ferramentas diferem estruturalmente. Mas o fato de que a história de seu surgimento e desenvolvimento está intimamente interligada é verdade.

Comparação de aparência

O acordeão é um instrumento de teclado pneumático de palheta que consiste em dois teclados conectados por foles. Devido ao sopro do fole e ao pressionamento de botões do teclado, as placas de metal começam a se mover. Eles vibram sob a ação de uma corrente de ar, e isso dá origem ao som. A harmonia pode ter uma, duas ou três fileiras de botões à direita e sempre apenas uma à esquerda. O teclado direito é a melodia, o esquerdo é o acompanhamento.

O acordeão pode ser considerado um acordeão melhorado. Este instrumento já tem uma escala cromática completa à direita e à esquerda - acompanhamento de baixo ou de seleção pronta (ou acorde pronto). Como o instrumento é equipado com um teclado e registros embutidos, ele pode imitar habilmente outros objetos musicais usados ​​em uma orquestra sinfônica.

Nem é preciso dizer que se um botão de concerto acordeão tem uma faixa de som de 5 oitavas e 6 semitons. O acordeão não pode se orgulhar de tamanha riqueza.

Se você olhar atentamente para o teclado imediatamente, então é o número de linhas à esquerda que será a principal diferença entre as ferramentas. No acordeão, esta linha ostenta modestamente sem vizinhos e, no acordeão, está sempre rodeada por eles. Além disso, as dimensões também são impressionantes - o acordeão será menor. Embora os dois instrumentos sejam variáveis ​​em seus tamanhos, existem acordeões infantis que podem ser menos harmônicos.

Avaliação do teclado de dois instrumentos:

  • no acordeão de botão, as teclas brancas são intercaladas com preto (embora também haja um teclado de uma cor, mas com menos frequência), e no preto o acordeonista de botão consegue extrair semitons que são impossíveis para o acordeão;
  • no teclado esquerdo do botão acordeão, você pode ver imediatamente um grande número de botões - até 100 nos instrumentos de estudante e mais de 100 nos profissionais, o acordeão não tem esse número.

Mas o leigo raramente, à primeira vista, determinará que tipo de instrumento está à sua frente. Se você colocar o botão acordeão e acordeão ao lado dele, ele verá as diferenças, se não, não é necessário. Os instrumentos estão relacionados, uma vez que o botão acordeão passou a ser um novo acordeão, sua versão modernizada, daí a confusão. Embora os músicos, é claro, dirão imediatamente onde a diferença está escondida e por que é tão significativa.

O que é mais fácil de jogar?

Depois de tal descrição, a resposta parece óbvia - no acordeão. E seria estranho discutir com ele. Foi o dispositivo relativamente simples do instrumento que o levou ao fato de se tornar absolutamente popular. Aliás, só se chama acordeão na Rússia, em outros países o nome “gaita” já se enraizou. As primeiras tentativas de fazer uma gaita russa estão associadas ao armeiro Timofei Vorontsov, mas ainda assim Ivan Sizov é considerado o verdadeiro pai da harmonia.

Depois de comprar um acordeão de cinco válvulas na feira, ele o desmontou e tentou fazer seu próprio instrumento. E ele fez, e até trouxe para produção em massa. Tula se tornou o primeiro lugar russo onde o acordeão apareceu, então o instrumento começou a conquistar Saratov, Nizhny Novgorod e outras cidades. O instrumento rapidamente se apaixonou pelas pessoas: soa "elegante" e penetrante, você pode dominá-lo de ouvido e como é bom para festivais e festividades folclóricas.

Tula (ainda o mesmo rico em talentos Tula) acordeonista amador Beloborodov decide complicar a construção do acordeão, e junto com o mestre Chulkov em 1871 ele faz um instrumento de duas linhas. E depois de mais 20 anos, uma amostra de três fileiras já vê a luz, mas esse é o mérito do mestre alemão Mirwald. Finalmente, em 1907, Pyotr Sterligov fez um acordeão de quatro carreiras e recebeu o nome de "acordeão de botão". Uma ferramenta deu origem a outra - e tudo isso graças aos esforços das pepitas folclóricas, que viram a possibilidade da perfeição e foram em direção a ela.

A resposta à pergunta sobre o que é mais fácil de tocar também está à vista: como tantas pessoas dominam o acordeão, portanto, mesmo sem conhecer a notação musical, não é difícil fazê-lo. Se você tem habilidade, realmente não é difícil. Embora o botão acordeão seja dominado por pessoas que não estudaram solfejo. Já os músicos que conseguem tocar os dois instrumentos, eles notam que existe uma grande diferença entre “aprender” e “desenvolver” no toque.

Sim, será mais fácil tocar o acordeão, mas se você mudar apenas para o acordeão de botão por alguns meses, pode ser difícil voltar. O dedilhado (posicionamento do dedo) muda e leva tempo para se adaptar ao anterior.

Outras diferenças

A diferença diz respeito principalmente ao dispositivo e às capacidades dos bolsistas. Como distinguir um acordeão de botão de um acordeão:

  • as possibilidades musicais do acordeão são muito mais amplas do que o potencial de execução do acordeão;
  • 5 linhas do teclado no lado direito do acordeão de botão certamente supera 1-3 linhas do acordeão;
  • o tom do acordeão não depende de como o fole se move, mas no acordeão, as características de som e tom são definidas especificamente por este parâmetro;
  • o botão acordeão permite executar obras musicais de grandes formas (por exemplo, tocar árias), o que o acordeão não pode;
  • a principal diferença é a escala, para o acordeão é cromático, para o acordeão é diatônico (para simplificar, você pode comparar o acordeão com o piano e imaginar que o piano seria tocado apenas com teclas brancas);
  • no acordeão, cada som de baixo possui acordes básicos (acorde menor, maior, sétima), os botões com esses acordes estão na mesma linha dos baixos, portanto será fácil encontrá-los;
  • o acordeão para cada som tem apenas um acorde (apenas um menor ou apenas um maior), apenas a nota Ré tem ambos os acordes;
  • as palhetas vocais do acordeão são afinadas em uníssono, o que significa que tocam um tom puro, mas no acordeão entre elas há uma certa diferença que afeta a cor do som;
  • o acordeão é usado principalmente como voz da música folclórica, sem meios-tons, o acordeão de botão é um representante mais universal.

Na escola de música, as crianças estudam principalmente na aula de acordeão. O acordeão não é um instrumento tão popular, porque não tem as possibilidades de concerto que sua versão melhorada tem.

Qual é a melhor escolha?

A resposta a esta pergunta só é possível sabendo e entendendo o propósito da escolha. Se você quiser adicionar outra ferramenta ao seu ativo masterizado, qualquer uma das amostras servirá. Cada um é interessante à sua maneira, o aprendizado não será entediante.

Se você planeja tocar em festas caseiras, feriados, acompanhar a si mesmo e seus entes queridos durante canções de natal, por exemplo, ou outros feriados folclóricos, o acordeão será mais autêntico. Além de mais natural, ela parece em algum conjunto folclórico amador. Se o instrumento for escolhido por uma criança que vai receber educação musical, será mais fácil com o botão acordeão.

Deve haver uma aula de acordeão em todas as escolas de música. A ferramenta está disponível, é mais fácil de comprar (tanto nova como "portátil"). Graças ao botão acordeão, a criança vai mergulhar mais profundamente no dispositivo musical, notação musical, solfejo. Ele poderá se apresentar em shows com diversos números.

Finalmente, com um acordeão de botão, ele poderá fazer parte da orquestra da escola, e às vezes o instrumento ajudará a imitar outras vozes orquestrais para ele. A harmonia é colorida, barulhenta, com as proezas folclóricas e a beleza das festividades russas. O botão acordeão é universal, mais complexo, o rico repertório e a expansão das oportunidades de concerto abrem novos horizontes.

Sempre é possível passar de um instrumento para outro, não será algo que exija um esforço incrível.

sem comentários

Moda

a beleza

casa