Características do shakuhachi e como tocá-lo

A lendária flauta shakuhachi japonesa é popular entre os músicos há mais de 1000 anos. Nessa época, a partir de um instrumento usado pelos monges durante as meditações, ela conseguiu se tornar um dos símbolos da música clássica japonesa e ganhar fama muito além das fronteiras da terra do sol nascente.


O que é isso?
O shakuhachi é um instrumento musical tradicional japonês. Longitudinal a flauta tipo aberto tem um dispositivo muito simples. Um instrumento oco com duas bordas chanfradas é tradicionalmente complementado por 5 orifícios para os dedos. O comprimento padrão da flauta é de 1,8 pés japoneses. O instrumento musical tem esse nome justamente por causa de seu tamanho. Afinal, "shaku" é traduzido do japonês como pé e "hachi" - como oito.

Os mestres Shakuhachi são feitos apenas à mão. Para sua fabricação, um tronco de bambu é usado junto com processos de raiz. É bem limpo, aquecido em fogo baixo e seco em uma semana. Depois disso, é armazenado em local escuro e seco por 3 a 5 anos. A vida útil do instrumento determina a profundidade de seu som.
Quando a base do material está pronta, o canal é limpo e os furos necessários são feitos. A flauta acabada é coberta com várias camadas de verniz. Por dentro, ele é processado para que o som fique mais claro. Fora - para deixar o instrumento mais bonito.
Cada flauta é feita à mão, por isso é verdadeiramente única e incomparável.

História curta
Existem várias versões da aparência da flauta japonesa. Segundo um deles, esse instrumento musical apareceu no Egito. De lá, veio para a Índia, depois se espalhou para a China e o Japão.Por um longo período, este instrumento musical foi associado a monges errantes - o komuso. Tocar uma flauta de bambu substituiu a oração e os ajudou a se concentrar na meditação.

Uma das lendas diz que por causa da proibição do porte de armas, os monges usavam seus próprios instrumentos musicais para autodefesa. É por isso que as flautas começaram a ser feitas a partir da raiz do bambu, que é a mais durável e grossa. No século 17, a flauta era usada para executar canções folclóricas. Este instrumento atraiu os camponeses pela sua simplicidade, por isso a flauta rapidamente conseguiu o amor do povo.


As escolas shakuhachi mais famosas foram fundadas no século XVIII.
- Meian-ryu. A escola foi fundada por volta de 1890, tornando-se a sucessora de fato das tradições da escola Fuke. Sua principal diferença era que os músicos tocavam melodias meditativas, consistindo em notas longas. Infelizmente, o repertório original da escola se perdeu no século passado.
- Kinko-ryu... Inicialmente, a escola tinha status aristocrático. Foi fundada por Ronin Kinko na segunda metade do século XVIII. O repertório tradicional da escola era composto por composições coletadas e processadas por ele. Foi graças à escola Kinko que o shakuhachi passou a fazer parte do sankyoku, um conjunto tradicional japonês.
- Tozan-ryu... A escola simpatiza com o estilo musical ocidental desde o seu início. Portanto, suas composições principais são muito diferentes do que é típico da música japonesa. A maioria dos músicos shakuhachi agora vem desta escola.


Este instrumento musical começou a ganhar popularidade fora do Japão apenas no século passado. Agora, a flauta meditativa de bambu é usada na execução de várias composições musicais. O repertório do shakuhachi é dividido em duas grandes partes: gaikyoku e honkyoku.
O termo honkyoku se traduz em música verdadeira. Esta palavra denota composições meditativas tradicionais. Todas as outras músicas são chamadas de gaikyoku. Esta categoria inclui minyo (música folclórica) e algo mais moderno, como jazz japonês.
Shakuhachi pode ser ouvido não apenas em shows de música japonesa tradicional ou acadêmica. Por exemplo, as melodias da flauta de bambu soam nas trilhas sonoras de filmes como "Batman" ou "Jurassic Park".

Visão geral da espécie
Existem vários tipos principais de shakuhachi.
- Hotiku... É uma das variedades mais antigas da flauta japonesa. A diferença está no fato de sempre tentarem fazer de uma só peça de bambu. Freqüentemente, até mesmo as partições dentro do bambu permanecem intactas. Muitas pessoas pensam que, por causa disso, o som é de melhor qualidade e mais profundo.
- Gagaku... Este tipo de flauta é popular na China há muito tempo. Seu nome deve-se ao fato de ser usado na orquestra gakaku. Agora você pode ver este instrumento musical apenas em museus. Os espécimes mais valiosos são mantidos no tesouro de Nara.
- Tempuku... Esta flauta tem uma forma de abertura de boca ligeiramente diferente. O instrumento é um cruzamento entre gagaku e fuke. Hoje em dia, raramente é usado.
- Fuke... Possui uma extremidade larga e pesada feita de raiz de bambu. O desenho com 5 buracos para jogar foi inventado pelos monges da seita Fuke. Isso é o que os músicos modernos usam.
- Hitoyogiri... Este é o próprio instrumento que, ao contrário do fuke, não era usado para meditação, mas para executar canções folclóricas. Infelizmente, esta flauta saiu de uso geral há cerca de cem anos.




Como jogar?
Tocar o shakuhachi é como tocar uma flauta normal. Para extrair o som, você precisa colocar a extremidade superior do instrumento musical no lábio inferior e direcionar o fluxo de ar para uma cunha chamada utaguchi. Ao tocar o shakuhachi, muitos músicos aconselham levantar os cantos da boca com um leve sorriso. Ao mesmo tempo, os lábios devem estar relaxados.Nesse caso, o som será claro e não sibilante.

Existem cinco orifícios para os dedos na superfície da ferramenta. Usando-os, você pode controlar o som da flauta. O tom também é afetado pelos movimentos da cabeça para cima e para baixo. De fato, desta forma o músico muda o ângulo em que o fluxo de ar passa pelo instrumento de bambu.
Aprender a tocar este instrumento musical requer prática diária. É aconselhável praticar em diferentes condições. Por exemplo, na natureza, observar como o som muda sob a influência do vento. Deve-se ter em mente que um iniciante não será capaz de tocar uma única melodia imediatamente.
Pegar a flauta pela primeira vez só criará ruído. É muito trabalhoso aprender a extrair os sons que você deseja de um instrumento.


Separadamente, deve-se observar que o shakuhachi precisa de cuidados adequados. A flauta de bambu deve ser armazenada em um local seco e quente. Sob nenhuma circunstância deve ser mantido próximo a aquecedores ou radiadores. Isso fará com que apareçam rachaduras na superfície da ferramenta. Em seguida, ele terá que ser substituído por um novo ou dado para restauração. O shakuhachi não precisa de ajustes adicionais, mas o interior do shakuhachi deve ser completamente limpo após cada jogada.


Tocar a flauta shakuhachi é uma verdadeira arte... Infelizmente, leva muito tempo para dominá-lo. Afinal, para aprender a controlar totalmente este instrumento e tocar melodias completas nele, você precisa praticar por anos. Portanto, agora cada vez menos pessoas dedicam suas vidas ao desenvolvimento de antigas tradições musicais.
Para saber como tocar flauta shakuhachi, veja o próximo vídeo.