Instrumentos musicais

Tudo que você precisa saber sobre a marimba

Tudo que você precisa saber sobre a marimba
Contente
  1. História de origem
  2. Técnica do jogo
  3. Aplicação no mundo moderno

Marimba é um instrumento musical da família da percussão, que se distingue por um timbre profundo agradável e som expressivo. Os parentes mais próximos da marimba são o xilofone e o vibrafone, também tocados com paus. É popularmente conhecido como órgão africano.

O que é isso?

A Marimba é um instrumento de percussão, em termos de parâmetros sonoros aproxima-se de um xilofone. Após seu aparecimento, rapidamente se espalhou pela Malásia, América do Norte e Central, bem como México e África do Sul. O instrumento consiste em chaves fixadas na moldura, são feitas de madeira natural.

A principal diferença entre o xilofone e a marimba se resume à qualidade do som. Neste último, as teclas são colocadas acima de um poderoso ressonador, no passado, uma abóbora desempenhou seu papel. Graças a isso, o som de cada placa aumenta de timbre, torna-se suave e espaçoso.

Isso torna a melodia especialmente expressiva.

Na prática moderna, tocar marimba envolve trabalhar com 2 a 6 baquetas ao mesmo tempo e até mesmo com vários artistas ao mesmo tempo. Ao escolher as baquetas certas, o artista pode atingir um amplo espectro, de encaixe a profundo e suave.

História de origem

Até hoje, não existe uma teoria única sobre a origem deste instrumento de percussão, existem três versões principais sobre o assunto. Segundo a primeira, a marimba surgiu na África, no território de Angola; segundo a segunda, a Indonésia passou a ser sua pátria. Outra versão diz que a marimba surgiu na era da mais antiga civilização maia.Um achado arqueológico fala a favor desta última teoria - sabe-se que uma imagem de um instrumento musical está gravada em um vaso obtido durante as escavações em Ratinlinshul, em sua aparência se assemelha muito a uma marimba. Hoje essa mostra está na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Qual das três versões é a correta - só podemos adivinhar, principalmente porque o surgimento da marimba é cercado de muitas lendas e tradições. Segundo o épico sul-africano, era uma vez uma bela deusa chamada Marimba. Certa vez, ela pendurou abóboras logo abaixo das pranchas de madeira e percebeu que, quando atingidas, elas emitiam uma melodia incrivelmente bela. Acredita-se que foi em sua homenagem que o exótico instrumento recebeu seu nome incomum.

De acordo com outra lenda, uma linda garota Maryam viveu em um passado distante. Enquanto sua amiga próxima estava fora, ela se transformou em uma árvore. Para preservar a memória dela e sentir sempre a sua amada ao seu lado, o jovem fez um instrumento musical com casca de árvore e foi com ele percorrer as aldeias e aldeias, levando alegria às pessoas.

Ele acreditava que sua amada Maryam falava com ele por meio da voz do instrumento.

Existe também uma terceira lenda. Diz que o instrumento foi criado por dois meninos, que foram enviados pelos pais à mata em busca de mato. Todas essas belas lendas foram formadas durante o período colonial. Com base nisso, os historiadores da arte atribuem a origem desse instrumento musical a aproximadamente esse período.

Rapidamente, a marimba tornou-se um instrumento familiar e próximo não só para músicos do quente continente, mas também para pessoas que vivem no México, Guatemala e muitos outros estados da América Latina. Posteriormente, os ressonadores de abóbora foram substituídos pelos de madeira, e a afinação diatônica foi substituída pela cromática.

A marimba latino-americana tornou-se um modelo de modernização, foi ela que o famoso acústico e criador de instrumentos de percussão K. Deegan levou para aprimoramento. Ele mudou significativamente o antigo instrumento musical: mudou os ressonadores de madeira para os de aço, estabeleceu o padrão para afinação e provou que o condutor de som de maior sucesso para as placas de tom seria o jacarandá. Deegan procurou não se limitar à pesquisa teórica, ele contribuiu amplamente para a popularização ativa da marimba. Não é por acaso que sua empresa J. C. Deagan, Inc. 2 lançou a produção em série desta ferramenta pela primeira vez.

Hoje, a marimba de Deegan é reconhecida como um valor musical e um verdadeiro exemplo de qualidade. Posteriormente, o instrumento passou por mais algumas alterações, até agora não para de melhorar. Nos últimos anos, tanto suas características internas quanto externas melhoraram significativamente, o potencial de som e expressividade se expandiu. Do campo da cultura musical étnica de massa, a marimba ascendeu ao campo da arte acadêmica e rapidamente conquistou o mundo inteiro.

Em meados do século passado, o instrumento veio pela primeira vez ao Japão e conquistou instantaneamente os habitantes da Terra do Sol Nascente. Compositores japoneses famosos começaram a compor peças musicais para ele, e até mesmo sua própria escola japonesa de marimba foi fundada. Uma das performers - a japonesa Keiko Abe - tornou-se famosa em todo o mundo graças à sua habilidade musical e técnica de tocar marimba.

Hoje em dia, o instrumento é geralmente usado como solo, com menos frequência - para tocar em conjunto. Marimba pode ser encontrada na música pop americana. Mas na execução orquestral, não é necessário devido ao seu timbre específico e som silencioso.

Técnica do jogo

A técnica de tocar a marimba envolve o uso simultâneo de várias baquetas ao mesmo tempo. Tradicionalmente usado de 2 a 4 palitos, um pouco menos frequentemente - 5-6. O instrumento pode ser tocado simultaneamente por vários músicos. As capacidades acústicas do instrumento de percussão permitem que você execute composições de diferentes tipos nele: harmonia, melodias, bem como passagens líricas.

A indústria moderna produz vários tipos de varas de diferentes comprimentos. Podem ter pontas de plástico, madeira ou borracha, tradicionalmente envoltas em fios de algodão ou lã.

Usando diferentes baquetas, o artista pode obter uma ampla gama de sons variados.

O alcance da marimba é de 4 ou 4,3 oitavas. Nas últimas décadas, surgiram instrumentos melhorados, cujo número de oitavas é mais - até 6. No entanto, as marimbas desta categoria são raras, destinam-se exclusivamente a tocar solo. Via de regra, eles são feitos individualmente sob encomenda.

Aplicação no mundo moderno

Nas últimas décadas, músicos acadêmicos têm usado ativamente a marimba. Ao executar suas composições, eles colocam a ênfase principal na combinação do som da marimba e do vibrafone. É esse conjunto que é bem discernível nas melodias do famoso compositor francês Darius Millau. Músicos famosos como Nei Rosauro, Toru Takemitsu, Olivier Messiaen, além de Keiko Abe, Karen Tanaka e Steve Reich tiveram um papel importante na difusão da marimba.

Os criadores da música rock da moda também costumam usar o som atípico de um instrumento étnico. Então, os motivos da marimba podem ser encontrados nos sucessos de bandas famosas - "Under My Thumb" dos Rolling Stones, "Mamma Mia" do ABBA e nas canções de Freddie Mercury.

Em 2011, o poeta e estudioso Jorge Macedo recebeu um prémio do Governo de Angola pela sua inestimável contribuição para o renascimento deste antigo instrumento de percussão. Poucas pessoas sabem, mas os sons da marimba são frequentemente ouvidos em melodias de chamadas em smartphones, enquanto a maioria de seus proprietários nem tem consciência disso.

O compositor e intérprete russo Pyotr Glavatskikh gravou recentemente um álbum incomum "Unidentified Sound". Nele, ele toca com maestria o instrumento mais original. Em um de seus concertos, o músico chegou a tocar na marimba músicas de famosos compositores russos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa