Instrumentos musicais

Instrumento musical maracas

Instrumento musical maracas
Contente
  1. O que é isso?
  2. História da aparência
  3. Como eles soam?
  4. Compromisso
  5. Do que pode ser feito?
  6. Como jogar?
  7. Fatos interessantes

As maracas são um dos instrumentos musicais sonoros mais antigos. Ele apareceu pela primeira vez entre os índios que habitavam as Antilhas, mas hoje é popular em todo o mundo. É uma espécie de chocalho que faz barulho, que, ao ser sacudido, emite um som farfalhante.

O que é isso?

As maracas são consideradas um verdadeiro símbolo da música latina. Este instrumento parece um chocalho normal. Sua história remonta a vários séculos, durante os quais seu design permaneceu praticamente inalterado.

O desenho das maracas inclui três blocos principais.

  • Quadro - pode ter configuração oval ou arredondada, na maioria das vezes é de cores vivas. É feito de madeira, couro, hastes flexíveis, abóbora, gorlyanuts e coco. Hoje em dia, materiais mais avançados tecnologicamente são usados ​​para criar maracas: acrílico, fibra de vidro, bem como plástico e aço.
  • Filler - localizado dentro da caixa. Eles podem ser grãos secos, pequenos seixos, contas, pelotas e outros componentes pequenos.
  • Alavanca - feito de plástico ou madeira. Na maioria das vezes, ele é desaparafusado. É importante que o executante possa, se necessário, aumentar a quantidade de filler e, ao contrário, despejar o excesso. Desta forma, você pode alterar o som da melodia.

História da aparência

Maracas tem uma longa história. É sabido que as pessoas usavam instrumentos de percussão e ruído desde a Idade da Pedra. É possível que entre eles existissem antigos protótipos de maracas e outros chocalhos modernos. Não é possível dizer ao certo onde este instrumento foi criado.Os pesquisadores propuseram duas teorias. Segundo um deles, o instrumento foi inventado pelo povo arawak que habitava a região de Cuba, Bahamas, Jamaica e também Porto Rico. Segundo outra versão, a pátria das maracas era o continente africano, de onde foram trazidas para Cuba durante o período das conquistas coloniais.

A maioria dos cientistas inclina-se para a primeira opção. Existem fontes crônicas que confirmam que o instrumento foi usado no México já no século XV. Assim, ele teve uma existência paralela com seu homólogo africano.

Existe uma versão de que as primeiras maracas foram criadas pela natureza, e de forma alguma inventadas pelo homem. Os frutos do iguero (como os aborígenes de Cuba chamavam a cabaça) sob a influência do sol escaldante secaram tanto que as sementes da planta começaram a se separar dos tecidos moles. Eles balançavam com o vento, as sementes batiam nas paredes de nogueira e faziam uma espécie de barulho. Os índios gostaram desse som e deliberadamente começaram a fazer chocalhos incomuns, usando qualquer fruta redonda para isso. Para fazer isso, eles fizeram um pequeno orifício no corpo, limparam toda a polpa, secaram cuidadosamente as nozes e despejaram sementes grandes ou pedrinhas dentro. Ao mesmo tempo, a quantidade de filler nos diferentes instrumentos variava - o que conferia às maracas um som único. No estágio final, uma alça foi presa a um chocalho incomum, para isso eles usaram galhos secos de árvores.

Hoje, os frutos do iguero são usados ​​para criar um instrumento apenas em sua terra natal. Em outros países, cocos, hastes de vime e abóbora se espalharam. Em escala industrial, as maracas são feitas de plástico.

Inicialmente, os chocalhos eram usados ​​para rituais. Hoje em dia, eles estão firmemente incluídos na lista de instrumentos musicais básicos e são solicitados em uma variedade de direções estilísticas. Nos conjuntos que executam melodias no estilo latino, você pode encontrar uma variedade de instrumentos. No entanto, o cantor principal certamente toca algumas maracas.

As maracas são comuns não apenas na América Latina, mas também em todos os países europeus. Eles são populares entre pessoas de todas as idades - crianças e amantes de música adultos. Esta é a melhor prova de que um instrumento de design tão simples tem um som incrível que pode animá-lo e trazer muitas emoções positivas.

Como eles soam?

O som das maracas pode ser definido como farfalhar e farfalhar. É usada como melodia de fundo ao executar todos os tipos de composições musicais. O som é formado no momento do tremor, quando o enchimento granular bate nas paredes densas do corpo oco.

Na maioria das vezes, as maracas são usadas em pares, enquanto os sons desses instrumentos são ligeiramente diferentes uns dos outros. Normalmente, o artista segura os chocalhos com as duas mãos, embora os profissionais joguem com uma mão em um par de "criadores de ruído" ao mesmo tempo.

À primeira vista, pode parecer que tocar marakas não é nada difícil. Mas não é esse o caso. Um músico precisa ter um senso de ritmo excepcional e dominar técnicas especiais - duplos, staccato, bem como swing e rudimentos - com perfeição. Além disso, os profissionais distinguem diferentes estilos de tocar maracas - caribenho, cubano, mexicano e outros.

Compromisso

Maracas são extremamente populares em todo o mundo. Esta é uma das ferramentas mais solicitadas. Nem um só estilo latino-americano pode prescindir do som desses "noisemakers" esféricos - mambo, cha-cha-cha, salsa, samba, merengue, assim como horopo e bossa nova. Eles enriquecem não apenas os motivos latino-americanos com sua melodia única, mas são amplamente usados ​​por artistas de jazz e pop, bem como por grupos pop.

Maracas encontrou um lugar até nas obras sinfônicas.É sabido que músicos eminentes como Sergei Prokofiev, bem como Leonard Bernstein e Edgar Vares, introduziram sua melodia em suas criações. É necessário também delinear o importante papel das maracas na educação estética inicial e na formação da cultura musical das crianças.

A propósito, as maracas podem ser usadas não apenas como um instrumento de fundo, fornecendo um acompanhamento melódico específico, mas também como um brinquedo divertido para uma criança.

As mães notaram há muito tempo que o som feito pelas castanhas de iguero processadas pode cativar e acalmar até crianças muito ativas e inquietas.

Do que pode ser feito?

Agora que descobrimos o que são as maracas, podemos realizar um experimento ousado e tentar construí-las você mesmo. Aqui estão várias maneiras de criar maracas com suas próprias mãos.

De garrafas

Para criar maracas, você precisará de uma garrafa de plástico e qualquer recheio - miçangas, ervilhas ou moedas. Até uma criança pequena pode fazer tal ferramenta.

Primeiro você precisa decorar a garrafa com qualquer decoração interessante. Por exemplo, você pode pintar a superfície com guache ou tintas acrílicas misturadas com cola PVA na proporção de 1 para 1; como alternativa, você pode usar marcadores permanentes. Depois disso, só falta encher a garrafa com o filler e fechar bem a tampa.

Durante o processo de fabricação, certifique-se de fazer experiências com a quantidade de enchimento. Assim, um som único é dado pela combinação de moedas e ervilhas com pequenos sinos. Tente usar uma combinação deles em proporções diferentes para obter uma experiência auditiva agradável. Para fazer trovejar essas maracas, basta pegá-las pelo pescoço e sacudi-las - essa atividade com certeza vai cativar o pequeno músico.

Dos kinders

Em casa, você pode fazer maracas de uma cria. Para fazer isso, você precisa abrir um ovo de plástico e despejar o arroz, contas ou cereais dentro. Depois disso, resta apenas fixar as colheres de plástico nas laterais com fita isolante. Você pode colar com uma linha reta comum para que o ovo seja visualmente dividido em duas metades ou pode colar a ferramenta inteira junto com as colheres.

O mais importante é manter as alças improvisadas uniformes e firmes.

Depois disso, com marcadores ou tintas, você pode decorar a superfície das maracas. Chocalhos polvilhados com contas ou glitter parecem muito impressionantes. Para consolidar uma nova habilidade, deixe seu bebê fazer outro maracá sozinho. Os instrumentos estão prontos - agora você pode organizar um concerto em casa com segurança.

De coco

O que mais se aproxima do instrumento clássico são as maracas de coco. A técnica de fabricação é quase a mesma da versão com ovos mais carinhosos, a única diferença está no acabamento.

Para o trabalho, você vai precisar do próprio coco, bem como miçangas, miçangas, ervilhas, milho seco ou algum outro enchimento. Para dar ao instrumento uma decoração estética, você precisa preparar:

  • serra;
  • esmeril;
  • esmalte acrílico;
  • corda;
  • contas, glitter;
  • Cola de madeira.

Para criar uma ferramenta passo a passo, você precisa seguir estas etapas:

  • com uma serra, separe cuidadosamente a ponta do coco (no local onde ficam os furos);
  • a polpa é raspada e a superfície dura tratada com esmeril;
  • um enchimento é colocado na porca, uma trança ou corda é puxada para os orifícios da tampa;
  • ambas as partes das maracas são conectadas com supercola;
  • a superfície do chocalho é tratada com lixa.

Isso é tudo - tudo o que resta é decorar o instrumento com quaisquer elementos decorativos.

Se você quiser prender uma alça em suas maracas, é necessário fazer um pequeno orifício na tampa. Seu diâmetro deve corresponder aos parâmetros da seção da vara de madeira. Fixe a estrutura com cola.

Não se esqueça de emparelhar seu instrumento. Deixe o artesanato secar e você pode começar a jogos divertidos de dança.

Como jogar?

Para uma pessoa comum, longe do mundo da música profissional, pode parecer surpreendente que tocar maracas seja bastante difícil. Do lado de fora, parece que você só precisa agitar energicamente o instrumento em suas mãos ao ritmo da música. Mas, na prática, você precisa saber e entender exatamente como o filler atinge as paredes do case - sem isso, você não será capaz de pausar o som no tempo.

Vários ritmos musicais diferentes se destacam, que envolvem movimentos especiais da mão direita e esquerda. Por exemplo, para definir o ritmo básico, você precisa sacudir o maracá duas vezes para a direita para cima, para baixo e depois para a esquerda. O tremor correto deve ser acompanhado por um recuo no pulso, semelhante a um golpe de chicote.

Os especialistas em tocar maracas sabem que a chave para o som melódico de um instrumento será a sutileza e a sensibilidade do intérprete, e isso deve ser aprendido.

Fatos interessantes

Poucas pessoas sabem, mas o uso da palavra "maracas", que é aceito em russo para denotar este instrumento musical latino-americano, não é totalmente correto. As formas corretas são maraka (singular) e maraki (plural). Esta palavra foi emprestada do dialeto da tribo indígena Tupi Guarani que vivia na América do Sul. Essa confusão está associada às peculiaridades da pronúncia espanhola - lá a forma da palavra maracas é considerada plural do nome maraca.

E para concluir, aqui estão alguns fatos interessantes sobre as maracas.

  • Marakas foram originalmente usados ​​por xamãs para realizar rituais. Os índios acreditavam que essa ferramenta tinha um poder sobrenatural e ajuda a obter proteção contra as forças da natureza, que eles adoravam com fervor.
  • O primeiro maraki na Rússia apareceu no início do século passado. Eles foram trazidos da França por Sergei Prokofiev. Em 1935, ele os apresentou em seu clássico de 1935, Romeu e Julieta.
  • O famoso compositor americano Leonard Bernstein usou maracas em vez de baquetas em sua famosa sinfonia "Jeremias". Assim, ele conseguiu um efeito verdadeiramente único.
  • A Latin Percussion (EUA) é reconhecida como uma das mais descoladas fabricantes de maracas da atualidade. Foi inaugurado em Nova York em 1963.
  • Na américa latina as maracas se tornaram a lembrança mais popular e mais vendida dos turistas.

Para informações sobre como fazer maracas com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa