Instrumentos musicais

Corneta de instrumento musical

Corneta de instrumento musical
Contente
  1. Como e quando apareceu?
  2. Peculiaridades
  3. Visão geral do modelo
  4. Papel na história da música

A corneta é um instrumento musical de latão considerado descendente direto da trompa de correio. O desempenho de muitas peças clássicas é impossível sem uma corneta. Em uma banda de metais moderna, a melodia de uma corneta quase sempre é tocada. Nas escolas de música, ele serve como uma ferramenta educacional.

Como e quando apareceu?

O tubo moderno chamado corneta é feito de cobre, enquanto as primeiras contrapartes eram feitas de madeira. O instrumento musical também é conhecido pelo nome de "zinco". Nos séculos XV-XVII. a estranha flauta para fazer música era incrivelmente popular na Europa. Seu som foi ouvido em todos os festivais de massa da cidade durante o Renascimento. Solos de corneta eram comuns na Itália do século 16. Em nosso tempo, a história musical glorifica os músicos famosos da época - o virtuoso Giovanni Bassano e o igualmente talentoso Claudio Monteverdi.

No século 17, o instrumento aparentemente perdeu popularidade, ofuscado pela demanda pelo violino. O mais longo dos favoritos, ele resistiu no território do norte da Europa. Lá, as últimas obras solo foram ouvidas depois de mais um século. Com o advento de uma nova era, no século 19, o cornete perdeu completamente a sua relevância.

Agora é principalmente tocado, apresentando motivos folclóricos antigos.

A corneta clássica foi substituída por contrapartes modernas na forma de instrumentos de sopro de teclado. Em particular, foi o lendário cornet-a-pistão criado em 1830 na capital francesa por Sigismund Stelzel. O designer apresentou a modificação atualizada da corneta com duas válvulas. Em 1869, houve um aumento na popularidade dos instrumentos de sopro de teclado, em particular, um instrumento aprimorado. Estava na moda aprender a tocar este instrumento. No prédio do Conservatório de Paris, foram abertas as inscrições para cursos especiais de música.

Na origem dessa ideia estava um cornetista chamado Jean Baptiste Arban - um virtuose em sua área. No final do século, o instrumento estava no auge da popularidade. Foi nessa época que aprenderam sobre ele no Império Russo. O soberano Nikolai Pavlovich se tornou o primeiro entre os reinantes que sabia tocar os vários tipos de instrumentos de sopro conhecidos na época. O czar era capaz de controlar de forma excelente qualquer estrutura de corneta. Contemporâneos confirmaram que ele possuía habilidades notáveis ​​no campo musical. O soberano ainda aprendeu as obras de sua própria composição, tradicionalmente - marchas militares.

A corneta foi introduzida pela primeira vez na orquestra sinfônica no auge do século XIX. O instrumento costumava soar nas partituras de P. Tchaikovsky ("Capriccio italiano"). A versão atualizada do cornet-a-pistão tornou-se parte da orquestra sinfônica e foi usada durante concertos de ópera. E também encontraram uma aplicação digna em bandas de música, confiando no papel melódico principal.

Peculiaridades

A corneta clássica é um instrumento de sopro de latão, que é uma melhoria da antiga trompa de correio (do italiano, corno é traduzido como uma trompa ou trompa de poste). A corneta é semelhante a uma trombeta pela sua construção e forma de produção de som. Além disso, seu tubo é mais curto e mais largo, e pistões são instalados em vez de válvulas. O tubo do corpo se assemelha a um cone com um recesso espaçoso na base do qual o bocal está localizado. O sistema de pistão do corneta-a-pistão possui botões-chave na parte superior, localizados com o bocal em um único plano.

Uma das vantagens do instrumento musical é o comprimento de pouco mais de 50 cm, o que o torna fácil de manusear.

O timbre do som é um pouco mais suave e a técnica mais flexível. Graças ao mecanismo de válvula, é possível obter um grande volume de escala preenchida cromática sobre ela. O instrumento é capaz de realizar 3 oitavas, o que proporciona espaço para a composição de improvisações melódicas. Cornet-a-pistão de acordo com a classificação refere-se a aerofones. O músico sopra ar com força no bocal, massas de ar se acumulam no corpo e criam vibrações sonoras.

O próximo tipo de instrumento - a corneta de eco - era popular entre os americanos e ingleses.que tocava música na época da Rainha Vitória. Uma característica da ferramenta é a presença de 2 soquetes. Ao mudar com a ajuda de uma válvula adicional para outro sino, o intérprete conseguia criar o efeito de tocar com um mudo, muitas vezes para fazer soar um eco.

O instrumento era extremamente popular, muitas obras foram escritas especialmente para ele. Alguns deles, por exemplo, "Alpine Echo", são executados por trompetistas estrangeiros até hoje.

Esses instrumentos foram produzidos em uma edição limitada. Em particular, isso foi feito pela Boosey & Hawkes. Hoje em dia, a produção de tais cornetas estabeleceu-se na Índia, embora a qualidade dos produtos indianos não resista a críticas. Portanto, os profissionais preferem lidar com instrumentos antigos.

Visão geral do modelo

Vamos considerar os modelos conhecidos desta ferramenta.

  • Bb BRAHNER CR-430S. Modelo no estilo YAMAHA YCR-2330, feito apenas em design prata. Uma característica distintiva do modelo é a fácil produção de som. O timbre soa agradável, brilhante e aveludado.

  • Bb BACH CR-700. Uma variação sólida e de alta qualidade de um instrumento musical de um fabricante muito famoso no mundo da música.

  • Bb ROY BENSON CR-202. Instrumento bombeado em latão com boquilha tompak, revestida com verniz incolor. Distingue-se pela presença de um anel fixo e uma rolha na terceira coroa, um gancho para ajuste na primeira coroa, duas válvulas de drenagem e uma caixa rígida com duas correias.

  • Bb BRAHNER CR-350. Definitivamente, um modelo de corneta que vale a pena considerar. Fabricado no estilo YAMAHA YCR-2330. Difere na produção de som fácil, timbre suave agradável e mecanismo de bomba confortável.Tamanho e design compactos - cobre amarelo com verniz transparente, mais a presença de uma caixa da marca tornam esta versão da corneta ainda mais atraente.

Papel na história da música

O famoso cornetista Jean-Baptiste Arban deu uma contribuição inestimável para a popularização da corneta em todo o mundo. O solo executado pela corneta tornou-se um clássico - a dança napolitana de "Lago dos Cisnes" de P. I. Tchaikovsky e a dança da bailarina no balé "Petrushka" de I. F. Stravinsky.

A corneta também foi usada na execução de composições de jazz. Músicos famosos, famosos por tocarem corneta, são representados pelas personalidades dos jazzistas Louis Armstrong e King Oliver.

Com o tempo, a corneta foi substituída pelo trompete do jazz.

Na Rússia, o músico mais famoso que dominou a corneta foi Vasily Wurm, autor do livro "Escola para uma corneta com pistões" publicado em 1929. Seu aluno A.B. Gordon é autor de vários esboços.

sem comentários

Moda

a beleza

casa