Instrumentos musicais

O que é concertina e como soa?

O que é concertina e como soa?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Recursos de som
  4. Como jogar?

A concertina é um instrumento musical bastante interessante, mas desconhecido para muitos. Vamos falar sobre o que é, sobre suas variedades e as peculiaridades de tocar nele abaixo.

O que é isso?

A concertina é um instrumento musical pertencente ao grupo das palhetas pneumáticas. Este é um instrumento relativamente novo, criado e patenteado no século XIX na Inglaterra por um inventor famoso como Charles Winston. Naquela época, era muito usado em cantos de igreja, bem como em pequenas orquestras.

Na década de setenta do século XIX, este instrumento apareceu em nosso país, em uma cidade como São Petersburgo. Aconteceu por iniciativa de Grigory Alekseevich Marenich, um professor de música russo.

O primeiro concerto com concertina data de 1889. Foi organizado a pedido de um concertista russo como Isaak Osipovich Pirozhnikov. Foi realizado na Instituição Educacional de Professores Judeus de Vilna. O mesmo concertista elaborou vários folhetos promovendo este instrumento musical.

No início do século XX, já em 1900, a sanfona, apresentada na exposição de Paris, ganhou o primeiro prémio. Foi criado por um mestre Vyatka como Ivan Fedorovich Suntsov. Ele se dedicou ao lançamento de instrumentos musicais semelhantes aos fabricados na Inglaterra.

Além disso, é preciso dizer que a sanfona também tem um parente denominado - o bandônio. Mestres da Alemanha estavam empenhados em sua criação. Ela, ao contrário da sanfona, tem um som menos agudo. Supera este instrumento musical em tamanho.

Agora vamos analisar e considerar com mais detalhes a própria sanfona, sua estrutura e aparência.

Este instrumento musical em si é bastante interessante e tem muitas semelhanças com a gaita russa com a qual estamos acostumados. Ele não possui teclas; em vez disso, o instrumento possui botões localizados em dois decks. Este instrumento musical parece uma mini versão do acordeão de botões. Ele próprio tem seis lados e suas linguetas estão localizadas ao longo das bordas da caixa. Também possui alças que tornam mais confortável tocar o instrumento.

A concertina não pode ser considerada um instrumento musical muito pesado. Ela é bem pequena, seu tamanho diagonal varia de quinze centímetros a dezoito.

A produção de som na sanfona ocorre devido às vibrações da coluna de ar. Acontece da seguinte forma: o ar está na parte interna do corpo da concentrina, após o que se iniciam os movimentos oscilatórios, por isso se forma o som.

Os seguintes intérpretes deste instrumento musical são conhecidos: Giulio Regondi, Pavel Rudakov, Richard Blagrove, Nikolai Bandurin, Gennady Vetrov, Valentin Osipov e outros.

No século XX, a sanfona quase nunca era usada, mas com o tempo ela começou a reviver como o instrumento musical nacional dos povos da Escócia e da Irlanda.

Visão geral da espécie

Os concertos podem ser de diferentes tamanhos ou timbres: violino, alto, violoncelo, contrabaixo. No entanto, a ferramenta não possui tantos tipos de sistemas. São três no total: inglês, inglês e também um dueto.

Vamos dar uma olhada em cada um deles.

Anglo

Este instrumento é diatônico, com botões melódico e baixo especialmente separados, localizados em lados diferentes do instrumento. Anglo-concertina é fixada nos pulsos do jogador.

Por sua vez, esse sistema é dividido em mais duas subespécies: holandês e anglo. A primeira variedade possui vinte botões e não é muito grande, enquanto a segunda possui trinta botões e é um pouco maior que a primeira.

inglês

Este instrumento é classificado como cromático. Os botões de baixo e melódico, que também estão localizados em lados diferentes do instrumento, são mixados. Seu número varia dependendo de quem é o produtor de concertina.

Esse tipo é fixado nos polegares de ambas as mãos do jogador, e há entalhes especiais para os dedos mínimos.

Dueto

A Concertina com tal sistema foi criada no sexagésimo terceiro ano do século XX. É caracterizado pelas peculiaridades dos sistemas de concertina inglês e inglês. Então, esta variedade possui fechos especiais que se destinam aos pulsos do intérprete e a separação dos botões, que é emprestada da sanfona Anglo. O inglês adotou um recurso como a escala cromática.

Recursos de som

O som da sanfona em muitos aspectos lembra a gaita, tradicional para muitos. Este instrumento musical não tem grande força e plenitude sonora, mas o último se distingue por suficiente melodiosidade, sutileza e ternura, que atrai a maioria dos intérpretes. Este som agradável vem de vibrações.

O som da concertina hoje pode ser ouvido em vários festivais e festivais escoceses e irlandeses.

Como jogar?

Tocar este musical é muito fácil. O processo em si é semelhante a tocar acordeão.

Para produzir som em uma sanfona, são utilizados foles, bem como teclas, localizadas em ambos os lados do instrumento musical. Durante o jogo, apenas três dedos de cada uma das mãos do jogador são usados, enquanto se segura o instrumento geralmente com os polegares e os dedinhos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa