Instrumentos musicais

Tudo sobre o instrumento musical komuz

Tudo sobre o instrumento musical komuz
Contente
  1. O que é isso?
  2. A história do instrumento musical
  3. Como isso soa?
  4. Técnica do jogo

Komuz é atualmente considerado o mais popular e venerado dos instrumentos musicais folclóricos entre os quirguizes. E não é à toa que sua imagem está presente na moeda nacional da República do Quirguistão - em nota de 1 som.

O que é isso?

Komuz é um instrumento musical de cordas bastante único e muito antigo do povo do Quirguistão, pertencente à família dos dedilhadores de cordas.... Tem um corpo em forma de pêra e um pescoço longo e fino com uma cabeça, na qual 3 cordas são presas em uma extremidade por pinos. As outras pontas das cordas são presas a um arremate montado no corpo do instrumento.

O desenho do komuz é desprovido de sofisticação e dificuldades especiais: tanto o corpo quanto o pescoço com a cabeça são geralmente cortados de uma única peça de uma planta lenhosa local adequada para esse fim (damasco, zimbro, nogueira, zimbro ou damasco ) Na parte do corpo, cuja largura é de cerca de 200 mm, a madeira é escavada ao longo do relevo de sua forma final para criar um espaço oco. Um deck, cortado de um material fino de madeira como compensado, é sobreposto no topo e fixado com uma cola especial. Um orifício de passagem (às vezes vários) de pequeno diâmetro é feito no convés sob a corda do meio no centro do corpo. Como resultado, o corpo oco adquire uma característica acústica.

Um pequeno recesso também é cortado no pescoço, no qual a escala é inserida. Os furos são feitos na cabeça para as estacas de madeira, as ranhuras são feitas para a porca e as cordas.

O pescoço do komuz não tem peitoris, ou seja, é fretlesscomo um violino ou violoncelo. No entanto, isso também tem suas vantagens.

Em um braço da guitarra sem trastes, você pode obter sons com afinação espaçada uns dos outros, não apenas em um semitom padrão, como em um piano, acordeão, bandolim e guitarra, mas também em 1/4 de tom. Eles podem ser usados ​​para expandir os recursos da ferramenta.

Esses sons dificilmente podem ser usados ​​como os principais (o ouvido humano não está pronto para esse tipo de música, já foram feitas tentativas), mas em alguns casos eles são bastante adequados para decorar notas normais (como notas de graça ou outros melismas). Largura média do pescoço 30 mm, máximo 40 mm.

Há uma potranca - um suporte de barbante que atua como uma sela... O comprimento total da ferramenta não é superior a 1 m (principalmente 900 mm). A escala é estritamente calculada pelo mestre, uma vez que um erro de até 2-3 mm levará ao fato de que o komuz não será construído. Um fato interessante é que o instrumento possui apenas uma corda melódica na qual a melodia é tocada., e as outras duas são tambores, ou seja, criam um fundo sonoro monótono e contínuo para a linha melódica da composição.

A história do instrumento musical

Agora é difícil determinar a idade mais ou menos exata do komuz, mas as primeiras menções documentais de um instrumento semelhante foram feitas em 2 séculos AC. NS. Isso é Este instrumento musical entre os quirguizes existe há pelo menos 22 séculos e hoje continua popular entre os profissionais e músicos na vida cotidiana..

Komuz é um instrumento obrigatório em conjuntos musicais nacionais envolvidos na arte popular do Quirguistão, komuzistas profissionais solo (komuzchi) se apresentam com ele, músicos originais o tocam em vários eventos festivos sociais ou familiares.

Até agora, os komuz são feitos à mão por artesãos locais., e é quase impossível encontrar um produto desse tipo nas lojas. Em algumas regiões do Quirguistão, a aparência e as dimensões das ferramentas fabricadas podem ser diferentes. E no sul do país, komuz é até chamado de forma diferente - "chertmek", que veio das palavras "clique", "toque"... O instrumento deve este nome a certas técnicas de tocar com a mão direita: golpes intensos e variados nas cordas com a palma da mão ou dedos direitos, alternados com várias formas de abafar as cordas, que lembram um estalo.

Como isso soa?

Como observado acima, komuz tem apenas 3 cordas... Antigamente, os fios eram as veias ou intestinos de animais, muito depois passaram a ser feitos de fios de seda. Hoje em dia, a linha de pesca grossa é usada principalmente para sua fabricação..

A contagem ordinal das cordas é realizada por alguns mestres e músicos de baixo para cima, enquanto por outros - de cima para baixo. Verdade, isso realmente não importa, uma vez que as cordas extremas em tipos tradicionais de afinação soam ou a mesma nota, ou com um intervalo de um tom entre si... A segunda corda (intermediária) em qualquer tipo de afinação das cordas externas tem um som "A" de uma pequena oitava. Bourdons soa um quarto ou quinto mais baixo ("mi"Ou"»Pequena oitava).

As notas são gravadas uma oitava acima do som real do instrumento na pauta da clave de sol.

Abaixo estão as opções para a configuração padrão do komuz:

Deve-se notar que o mais popular entre os intérpretes da música quirguiz em komuz é a primeira versão dos quatro dados.

Os sons reais das cordas abertas nesta afinação são os seguintes:

  • string número 1 – «»Uma pequena oitava (não se esqueça que a notação musical dos sons de komuz é uma oitava acima);
  • string número 2 – «la»Pequena oitava;
  • string número 4 – «mi»Pequena oitava.

A gama completa do instrumento nesta afinação é uma oitava e meia - da nota "D" de uma pequena oitava à nota "A" da primeira oitava em som real... Isso é o suficiente para construir acordes básicos em todas as tonalidades possíveis.

A variedade de timbre do komuz pode variar dependendo da escala e das características do jogo, desde sons de câmara suaves e refinados até construções harmônicas poderosas e cheias de som. A presença constante da sonoridade percussiva de fundo dos bourdons, sobre a qual se desenvolve a linha melódica da composição, é a principal característica da música deste instrumento.... A influência harmoniosa dessa música sobre os sentimentos dos ouvintes é sentida de maneira especialmente aguda durante a apresentação do conjunto komuz. O som de um instrumento não é alto o suficiente - ele certamente foi projetado para um público pequeno e silencioso (por exemplo, em casa com uma família).

Técnica do jogo

O komuz é tocado tradicionalmente enquanto você está sentado, mas um músico experiente não terá dificuldade em tocar em pé. Segure o instrumento com o decote na horizontal ou em um ângulo de até 30 graus. A mão esquerda executa o aperto das cordas em acordes e dedilhados de sons individuais, e a mão direita "faz" o som das cordas por meio do dedilhado ou batidas rítmicas com a mão inteira ou com os dedos individuais.

Além disso, existem técnicas de execução conhecidas de outros instrumentos musicais de cordas.

Por exemplo, talvez:

  • tocar harmônicos, como um violão ou bandolim, apenas tocando as cordas (e não as beliscando) em determinados pontos do braço;
  • execute um truque de guitarra chamado "barre" para obter acordes;
  • bater no corpo com os dedos, imitando a percussão;
  • realizar as seguintes técnicas: pizzicato, chocalhar de cordas, tremolo, vibrato e muito mais.

Apoiando essas palavras, você pode assistir a um vídeo, no qual o profissionalismo das integrantes do conjunto feminino é incrível, dominando as técnicas virtuosísticas de tocar o komuz e, além, ao que parece, as técnicas de malabarismo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa