Tudo sobre clarinete

Músicos novatos e conhecedores de tudo relacionado à "extração de som artístico" serão muito úteis para aprender a aparência de um instrumento musical para clarinete e em sua essência.
É necessário prestar atenção em como o clarinete baixo e outros tipos de instrumentos de sopro soam. Para o desenvolvimento geral, tanto uma descrição da história quanto uma indicação de acessórios auxiliares são úteis.


O que é isso?
Muitas pessoas, em geral, não têm ideia do tipo de instrumento musical que é o clarinete. A própria palavra evoca associações com um trava-línguas popular. No entanto, tal omissão pode e deve ser corrigida. Em termos gerais, o clarinete parece um tubo alongado de forma complexa com uma série de elementos adicionais do lado de fora. O tubo está próximo a um cilindro, ao contrário dos oboés e saxofones, que possuem um corpo cônico.
É principalmente um instrumento de sopro. Na maioria das vezes, a madeira exótica de elite cara é liberada para sua produção. Os profissionais usam exatamente essas soluções. Ao mesmo tempo, clarinetes de plástico com partes de borracha podem ser usados para amadores e para treinamentos. Há relativamente pouco tempo, surgiram dispositivos feitos de materiais diferentes que, em termos de propriedades acústicas, não são inferiores aos modelos avançados de madeira, mas são menos sensíveis às flutuações de temperatura e umidade. A ferramenta obtida desta forma é visivelmente mais leve e mais barata.



As palhetas de clarinete são a parte mais significativa delas. Esses designs são produzidos por várias empresas líderes. Alguns deles se especializam em bengalas para iniciantes, enquanto outros estão prontos para atender a solicitação até de um músico experiente.O "poder" de tal dispositivo corresponde à sua dureza. Uma bengala com corte francês é um pouco mais cara do que uma cana comum, mas ao mesmo tempo responde rapidamente às mudanças de tom durante o jogo.
Músicos experientes geralmente compram palhetas em conjuntos. Isso permite que você cubra todas as suas necessidades e não compre acessórios novos constantemente. A boquilha do clarinete é visualmente semelhante ao bico de um pássaro. Mesmo variando o ângulo em que esta boquilha funciona, tem um impacto direto nas características do som emitido.


O barril é o bloco com o qual os clarinetes são afinados. Ele recebeu esse nome para seu formulário específico. Orifícios, anéis e válvulas sadios são encontrados nos cotovelos superior e inferior. A função da campainha é garantir que os sons sejam os mais baixos possíveis. No século 19, surgiram várias opções de colocação de válvula, e cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos.
O clarinete difere da flauta principalmente porque as flautas não têm palhetas. A flauta é geralmente considerada um instrumento mais leve e confortável. O ar é soprado para fora não pela ponta, mas pelo lado. Em uma orquestra, os clarinetistas amplificam o som do baixo. Se eles são confiáveis para atuar separadamente de outros músicos instrumentais, é principalmente para criar um clima perturbador e sombrio na narração musical ao expressar os momentos trágicos da trama.


História de origem
O clarinete foi inventado pelo mestre alemão Johann Denner no final do século XVII. Ele, como muitos outros inventores, teve vários predecessores. No entanto, foi o desenvolvimento de Denner que se revelou completo em sua perfeição. Foi ela quem se tornou um exemplo completo de clarinetes clássicos. Este projeto - de uma forma extremamente geral - é preservado até hoje. É curioso que o próprio mestre de Nuremberg tenha partido do antigo instrumento francês conhecido como chalumeau. Ele acrescentou uma válvula nas costas, algo que os especialistas anteriores não pensavam (ou não podiam fazer).
Denner não descansou sobre os louros e continuou a aprimorar a invenção até 1707. Seus modelos tinham apenas uma válvula. Modelos multivalves são conhecidos mais tarde; Não se sabe ao certo se Denner tentou criar tais designs. Inicialmente, os clarinetes eram recebidos com frieza no mundo da música acadêmica. Só depois de um tempo eles foram apreciados. O notável clarinetista Ivan Müller fez grandes melhorias no instrumento no século XIX. Foi depois de suas inovações que surgiu o próprio formato familiar aos músicos modernos. Isso por si só permitiu que o clarinete se tornasse um dos instrumentos de concerto mais avançados e populares do mundo.



Som
Um clarinete típico soa como os músicos dizem, em B... Esta estrutura musical permite tocar melodias folclóricas e composições pop. Os próprios performers podem ajustar o tom usando as válvulas. Os clarinetistas tocam jazz com bastante sucesso. A gama de sons começa de E na oitava inferior a G na 3ª oitava.
O tom do clarinete é bastante suave. Nas mãos de um artista habilidoso, tal instrumento se manifesta da melhor forma. Qualquer coisa acima da nota C na 3ª oitava é considerado alto. Nesta parte da faixa, o som é relativamente áspero e até um pouco alto. No nível médio, um som tipicamente claro e transparente, na parte inferior da faixa, dependendo da velocidade do jogo, ou um som escuro simples ou com algum matiz metálico é obtido.


Visualizações
Já em meados do século XVIII, tendo apreciado as capacidades do clarinete, começaram a tentar criar um instrumento semelhante a este, tocando o baixo. Os primeiros exemplos desse tipo estão próximos às trompas de basset. No final do mesmo século, os esforços dos desenvolvedores eram voltados para a imitação de fagotes; acredita-se que esses clarinetes supostamente suplantariam o fagote na música militar. O formato do clarinete baixo moderno existe desde a década de 1830; seu desenvolvedor foi Adolf Sachs.Esse instrumento já se tornou parte integrante das orquestras sinfônicas e às vezes é usado até mesmo em episódios solo.
O clarinete baixo, de acordo com a visão da nova escola vienense, também é usado em conjuntos de câmara. Quando o período da vanguarda musical começa, seu significado solo cresce. Alguns músicos usam esse instrumento até mesmo para composições de jazz. Não há diferenças na técnica de jogo da variante usual. Algumas das composições requerem um nível mais alto de habilidade ao usar o clarinete baixo.


O clarinete pequeno também é freqüentemente chamado de clarinete flautim. Tem quase a mesma estrutura que um normal, mas é pequeno em tamanho. O traço característico é um timbre mais nítido. Há um leve volume, mais perceptível na faixa superior. Clarinetes pequenos são instrumentos de transposição típicos; sua variação em D é usada extremamente raramente e apenas para tarefas não padronizadas.
A modificação em As é usada ocasionalmente em bandas militares italianas... Na Áustria, é usado por grupos de música de dança. Pequenos clarinetes começaram a prática orquestral graças a Berlioz. Suporta principalmente as vozes superiores do som geral da orquestra. E também é encarregado de pequenos episódios musicais.


Existem outras variedades, incluindo o clarinete alto (clarinete alto)... A chave Eb é típica dele. Este é um tipo de posição intermediária entre clarinetes soprano e clarinetes baixos. Exteriormente, o instrumento se parece com uma trompa de basset, mas sua gama inferior não é tão ampla. Acredita-se que tal produto tenha sido desenvolvido em conjunto por Ivan Müller e Heinrich Grenser, embora haja uma versão que foi criada nos Estados Unidos. Algumas melhorias foram feitas no design pelo já mencionado Adolf Sachs.
O clarinete em Si bemol é o mesmo tipo clássico com afinação em Si bemol. Os compositores devem escrever partes para tal instrumento um segundo grande acima do timbre real. Em baixo registro é possível demonstrar real expressividade, para mostrar todo o significado das sombras dinâmicas. O registro do meio é caracterizado por um som fraco e timbre menos brilhante.
Quando você seleciona o registro superior, o som fica mais brilhante e mais suculento, mas se você se deixar levar por ele, um volume desagradável é revelado (que pode chegar à perda de nuances típicas do clarinete).


Materiais (editar)
Se você olhar para qualquer um dos clarinetes mais baratos do mercado, sem dúvida eles são feitos de peças de plástico. Esta solução permite clarear significativamente a estrutura. No entanto, os consumidores pagarão pela economia imediata com durabilidade insuficiente do produto. E se esse problema ainda puder ser contornado por meio de um manuseio extremamente cuidadoso, nada pode ser feito com um som ruim.
O conjunto de entrega de qualquer um desses instrumentos geralmente inclui almofadas de couro. Os próprios clarinetes de gama média têm uma composição composta. Eles são baseados em ebonite ou fibra de carbono. Às vezes, outras substâncias compostas também são usadas. Em termos de força, essa solução também é muito boa, é relativamente barata e pode servir tanto para iniciantes em música quanto para clarinetistas profissionais.


Os modelos mais caros são feitos inteiramente de madeira. Para sua produção, utilizam-se buxo, granadilha, pau-rosa e outras raças de elite. Essas substâncias fornecem ressonância livre e som único. As boquilhas podem ser feitas de:
- plástico;
- ebonite (a opção mais popular agora);
- Marfim;
- Madeira;
- marcas de vidro duráveis;
- ferroso ou aço inoxidável.


Acessórios opcionais
Os adesivos da boquilha estão disponíveis para clarinetes. Eles estão disponíveis em versões estreitas e largas. Às vezes compram tampas universais para bocais, que se encaixam independentemente da ligadura, do material do próprio bocal. Graças à tampa, a cana terá seguro contra quebra. Os lenços para limpeza de ferramentas são feitos de tecidos absorventes, geralmente complementados com fitas costuradas.
Este consumível remove a umidade e bloqueios sem deixar rastros.Os atacadores com pesos de metal aumentam a facilidade de uso. Os clarinetistas não dispensam o lubrificante por uma rolha especial, que normalmente é fornecida da mesma forma que um simples batom.
O uso muito frequente do lubrificante não é recomendado, deve-se ser guiado pelo estado do plugue. Para transportar e transportar a ferramenta, para armazená-la, é mais correto adquirir uma caixa única ou aos pares.


Principais fabricantes
- Adequado para apresentações de palco sérias e participação em orquestras Luis Rossi Rossi. Bb... Tem uma afinação verificada em Si bemol. O escopo básico de entrega é suficientemente detalhado para garantir que as necessidades básicas sejam atendidas. Os orifícios são arranjados de forma muito inteligente e as partes importantes são feitas à mão. A única desvantagem será o alto custo.

- Buffet Crampon Festival А pode ser uma ótima alternativa. O corpo de ébano irá deliciar os clientes mais exigentes. Músicos profissionais trabalharam no modelo. O som será bastante profundo. O pacote de pacotes é bem pensado, e apenas um case pesado estraga a impressão.

- Ao escolher um clarinete com sistema Boehm, você deve prestar atenção a Patricola PT. CL. 2V-RW. Possui 17 válvulas. Este modelo também se destina a músicos experientes. É feito de pau-rosa temperado. O conjunto de entrega inclui um par de barris com diferentes padrões de som e uma caixa confortável.

- No segmento semiprofissional, o modelo se destaca Yamaha YCL-450 (02)... Esse instrumento é bastante sensível. Os sons são bem projetados. As teclas são bastante ergonômicas, se desejar, pode adquirir uma cópia com a alavanca esquerda Eb. Para a confecção da caixa é utilizada madeira grenadil, e todas as chaves são prateadas.

- Jovens clarinetistas podem gostar Roy Benson CG-521. Ele também tem um corpo grenadyl. O conjunto de entrega inclui um par de barris. A mecânica é projetada para mãos pequenas e o descanso do polegar é fácil de ajustar. A montagem pode ser bastante complicada no início.

Dicas de Seleção
É útil ser guiado por recomendações e análises de especialistas, mas não o suficiente para escolher um bom clarinete. Somente um instrumento durável será adequado para aqueles que estão prontos para levar a música a sério, e não apenas pendurá-la na parede para ter prestígio. Também é importante prestar atenção à pureza do som. É melhor se acostumar com um bom timbre desde o início. Ao contrário da crença popular, as cópias mais baratas e mais caras não são para iniciantes.
Os modelos para músicos inexperientes podem muito bem ser feitos de plástico. Não há nada de errado nisso, desde que tudo seja captado corretamente. É melhor para as crianças não comprar uma ferramenta sem cinto até que possam manuseá-la corretamente. Na loja, você deve perguntar quanto custará o conserto e quais as condições de garantia.
Em geral, é útil para quem não entende nada de música ir às compras com um professor ou especialista; também é necessário verificar o conteúdo da embalagem.



Fatos interessantes
O ancestral do clarinete é uma grande variedade de instrumentos de sopro, usados pelos antigos egípcios há cerca de 4.000 anos. O instrumento ganhou esse nome por causa de sua sonoridade, que se aproximava do som do antigo trompete clorino (ou "clarino"). Mesmo no século 21, os clarinetes são criados principalmente à mão por artesãos qualificados; fazê-los em uma linha de montagem é quase impossível. O design moderno foi elaborado nos mínimos detalhes cerca de 100 anos atrás, e apenas a boquilha e as palhetas às vezes ainda estão sendo aprimoradas. O clarinete tem um alcance de cerca de 4 oitavas, pode alterar a linha dinâmica de maneira flexível, é capaz de tocar um "pianíssimo" quase inaudível, mas sons brilhantes estão disponíveis para ele.
Embora Mozart esteja mais associado ao violino, ele começou a escrever para clarinete antes de outros compositores. Em seguida, o bastão foi escolhido por Schubert e Beethoven, Tchaikovsky e Rachmaninoff e muitos outros grandes nomes. No início do século XX, a música para clarinete tornou-se uma parte importante do jazz e, na década de 1930, só ganhou importância.Na década de 1970, muitos conjuntos tentaram tocar as obras dos últimos dois séculos em instrumentos autênticos, o que reavivou o interesse pelo clarinete. Seu som foi avidamente usado por grupos musicais de classe mundial.


