Instrumentos musicais

Harpa celta: descrição e métodos de tocar

Harpa celta: descrição e métodos de tocar
Contente
  1. O que é isso?
  2. História do instrumento
  3. Onde é usado como símbolo?
  4. Como jogar?

A Irlanda é o único país cujo símbolo é um instrumento musical. O fato de a imagem da harpa ser usada até mesmo em símbolos nacionais enfatiza o amor dos habitantes deste país pela música e sua própria cultura. Além disso, agrega reconhecimento ao próprio instrumento, atraindo o interesse de estrangeiros por ele.

O que é isso?

A harpa irlandesa é um tipo de harpa com moldura que difere do modelo clássico em seu tamanho. Esta é uma grande vantagem para o instrumento celta. É muito mais confortável trabalhar com ele do que com contrapartes maiores. O resto do instrumento é semelhante ao resto das harpas orquestrais e consiste em uma estrutura triangular robusta e cordas de comprimentos variados.

Acredita-se que as cordas das primeiras harpas eram feitas de arame de ouro e prata. A moldura de uma harpa celta geralmente é esculpida em um único pedaço de tronco. Salgueiro, choupo e amieiro foram usados ​​para criá-lo. Os produtos modernos não são muito diferentes dos instrumentos celtas tradicionais.

História do instrumento

As primeiras harpas surgiram no território da Irlanda moderna há muito tempo. Os celtas fizeram lendas de que este instrumento foi dado a eles pelos deuses para enfatizar sua natureza leve e amor pela diversão. Mas, como acreditam os historiadores modernos, a harpa foi trazida da Europa para a Irlanda. O instrumento musical tornou-se o símbolo da Irlanda no século XIII. Mesmo assim, sua imagem estava presente no brasão real. Os músicos de harpa eram considerados pessoas altamente respeitadas naquela época. Eles recitaram poemas para seus líderes com música, inspiraram guerreiros a lutar e simplesmente elevaram o moral dos celtas.

As próprias harpas sempre tentaram decorar ricamente. Eles foram decorados com mosaicos, madrepérola e até metais preciosos. Mas a época de ouro da harpa chegou ao fim após a conquista dos territórios habitados pelos celtas e britânicos. Depois de ganhar o poder, eles emitiram um grande número de proibições com o objetivo de erradicar a cultura dos residentes locais. Eles não tinham permissão para usar trajes nacionais, usar símbolos tradicionais e até mesmo usar nomes familiares à população local.

Tocar instrumentos musicais tradicionais também foi proibido. Por tocar música em territórios habitados pelos britânicos, pessoas foram multadas e seus instrumentos queimados.

Mais tarde, as proibições foram suavizadas. A imagem da harpa tradicional irlandesa começou a aparecer nas moedas locais. Mas com o tempo, eles começaram a se interessar muito menos em tocar esse instrumento musical. O interesse pela harpa irlandesa começou a renascer apenas na década de 50 do século passado. O instrumento encontrou uma nova vida. Na Irlanda e além, eles começaram a organizar escolas anuais de verão para aqueles que queriam aprender a tocar harpa e vários festivais temáticos.

Ao mesmo tempo, um grande número de diferentes tipos de materiais apareceu para ajudá-los na aprendizagem. A harpa irlandesa agora é popular entre os músicos. O instrumento não é usado apenas para executar música folk ou acadêmica. Até melodias modernas são tocadas nele. O músico mais famoso a popularizar a harpa celta foi Derek Bell.

Onde é usado como símbolo?

A harpa celta é muito importante para o povo irlandês. É por isso que sua imagem é usada de forma muito ativa. Ela pode ser vista em:

  • a bandeira nacional da Irlanda, onde o instrumento é representado em um fundo azul;
  • Euro irlandês;
  • vários selos estaduais;
  • o logotipo da cervejaria Guinness;
  • uniformes escolares e emblemas locais.

Além disso, a imagem da harpa também está presente em quase todos os souvenirs que se vendem nas lojas para turistas. A ferramenta é considerada um dos principais símbolos da Irlanda e de sua luta secular pela independência.

Como jogar?

Qualquer um agora pode aprender a tocar harpa celta. Anteriormente, acreditava-se que o aprendizado desse instrumento musical deveria começar na infância. Mas, como mostra a prática, você pode dominar essa habilidade mesmo na idade adulta. O primeiro passo é ficar em uma posição confortável para jogar. Você precisa se sentar em uma cadeira de altura adequada e fixar a harpa de forma que as cordas curtas fiquem mais próximas das mãos da pessoa e as longas mais distantes. O instrumento pode ser segurado em seu colo ou colocado em uma mesa baixa à sua frente.

O próximo ponto importante é a posição das mãos. Eles devem estar relaxados. Isso ajudará a prevenir qualquer lesão. Também é muito importante monitorar sua postura durante o jogo. Em seguida, você precisa afinar a harpa. Todas as alavancas devem ser colocadas em neutro antes de iniciar o jogo. Depois de configurar o instrumento, você pode prosseguir para o jogo. O som pode ser produzido tocando as cordas com os dedos. Para tornar mais fácil de jogar, você deve cortar as unhas mais curtas.

Para aprender o jogo, você pode contar com a ajuda de um professor. Agora também é possível fazer você mesmo com a ajuda de um tutorial ou tutoriais em vídeo. O treinamento musical básico não é necessário para harpistas novatos. No processo, não há necessidade de pressa para lugar nenhum. Você deve desenvolver suas habilidades gradualmente. O treinamento levará alguns meses. Mas o esforço será recompensado muito rapidamente. Afinal, tendo estudado o básico para tocar harpa celta, será possível executar quase todas as melodias nela - desde clássicos até composições musicais modernas.

Para que a harpa esteja sempre em excelentes condições, ela deve ser cuidada. Não é tão difícil, basta seguir algumas regras simples.

  • Armazene a ferramenta em um local designado. Deve ser protegido de mudanças de umidade e temperatura. É melhor transportar o instrumento de um local para outro em uma caixa.
  • Não coloque a harpa perto de radiadores, lareiras ou outras fontes de calor. Em dias de calor, não deixe seu instrumento musical ao ar livre ou no carro.
  • A afinação da harpa só deve ser feita com as alavancas baixadas.
  • Você não pode alterar todas as strings de uma vez.

A harpa irlandesa é um instrumento étnico único com uma história rica. Portanto, tocá-lo proporcionará um verdadeiro prazer a todos os que se interessam pela cultura celta e apreciam a boa música.

sem comentários

Moda

a beleza

casa