Instrumentos musicais

Tudo sobre o carrilhão de instrumentos musicais

Tudo sobre o carrilhão de instrumentos musicais
Contente
  1. O que é isso?
  2. A história do instrumento musical
  3. Carrilhões famosos na Rússia

Um dos instrumentos musicais incomuns, sobre o qual muitos de nós não sabemos absolutamente nada, é o carrilhão. Basicamente, eles são instalados em igrejas e torres sineiras para dar aos serviços divinos um significado solene. A história do aparecimento deste instrumento, uma descrição, bem como os lugares onde você pode ouvir a música carrilhão na Rússia, consideraremos neste artigo.

O que é isso?

Carillon é um instrumento musical especial que consiste em um certo número de sinos de diferentes tamanhos. Eles são afinados em uma ordem cromática especial que varia de 2 a 6 oitavas. O som de um instrumento depende não só do tamanho do sino, mas também do material de sua fabricação, da forma como é fundido, bem como da acústica da torre sineira. Uma orquestra desses sinos toca devido ao fato de que todos os elementos são fixados de forma permanente, e as línguas internas são conectadas por um fio de desenho especial, que possui teclas de controle.

Cada sino emite sua própria nota de acordo com a afinação.

Os carrilhões podem ser controlados de 3 maneiras.

  • No controle mecânico, é realizado com o auxílio de grandes tambores furados, de onde se vêem pontas agudas.
  • No controle eletrônico, tudo é controlado apenas por um computador.
  • Na mão - graças a socos e chutes, além de pressionar as pernas nas alavancas. Graças a eles, você pode alterar a sonoridade da nota e a potência do som.

O princípio de operação de tal instrumento lembra um pouco o de um órgão, apenas sinos são usados ​​em vez de tubos.

A história do instrumento musical

Graças às escavações arqueológicas na China, podemos dizer que os primeiros carrilhões datam do século V AC. Depois de estudar o instrumento, descobriu-se que ele tem uma ampla gama de sons, e cada sino pode emitir um som em 2 tons se você tocá-lo de lados diferentes.

Na Europa, os carrilhões surgiram nos séculos XIV-XV, a primeira menção deles data de 1478. Na França e na Holanda, eles eram usados ​​durante os serviços divinos nas igrejas católicas. Eles foram instalados em um relógio de torre e, em seguida, usados ​​como um instrumento musical.

Foi muito honroso tocar o instrumento, e o ofício foi herdado.

Os carrilhões instalados nas igrejas católicas deveriam ter 23 sinos, que foram colocados em ordem cromática. Na Ortodoxia, tudo era diferente. Cada sino seguinte deve ser 2 vezes maior ou menor que o anterior. Isso prova que os instrumentos apareceram independentemente uns dos outros.

Na cidade de Dunquerque, foi realizada a primeira execução deste instrumento com a execução de novas composições musicais, e Jan van Bevere inventou um teclado especial para ele. Em 1481, um mestre desconhecido o tocou em Aalst, e em 1487 um certo Eliseu fez sua estreia em Antuérpia. Em 1510, um carrilhão com haste musical e 9 sinos foi montado em Oudenaard. Já meio século depois, a versão móvel foi inventada.

A popularidade e o desenvolvimento do instrumento não pararam, a cada ano o número de dispositivos só aumentava. Em 1652, surgiu um carrilhão bem oleado de 51 sinos com som harmonioso. Embora fosse bastante caro, era muito procurado até o início da batalha entre a Holanda e a Inglaterra. Então, no final do século 17, a guerra pelas terras espanholas começou, uma recessão econômica começou, então a produção de carrilhões caiu drasticamente.

O renascimento do instrumento começou na Bélgica, na cidade de Mechelen, apenas no século XIX. Foi reconhecido como o centro da música carrilhão. Agora, a competição internacional de carrilhão mais famosa chamada "Rainha Fabiola" é realizada lá. Todos os problemas e novos desenvolvimentos relativos à arte do jogo são discutidos lá.

Atualmente, 4 carrilhões de grande porte estão tocando na cidade, sendo que o maior deles é composto por 197 sinos. Um deles é móvel e é usado para eventos cerimoniais. Ele está em um carrinho de madeira, que está sendo puxado para a praça. Neste instrumento está instalado o sino mais antigo da cidade, fundido em 1480.

Três outros instrumentos estão nas torres sineiras das igrejas da cidade.

Em Munique, existe uma escola especializada para o estudo desta habilidade, fundada em 1922. Ee é frequentado por alunos de todo o mundo. O treinamento ocorre separadamente com cada aluno por 6 anos.

Como se sabe pela história, ao longo de toda a existência deste instrumento, foram feitas cerca de 6.000 cópias. A maioria deles foi perdida durante as batalhas. Atualmente, em todos os países, podem ser contabilizados cerca de 900 carrilhões (13 deles são móveis), o mais pesado pesa 102 toneladas e é fundido em bronze. Está localizado na Igreja Riverside nos EUA, montado a partir de 700 sinos, o mais maciço pesa 20,5 toneladas e tem uma circunferência de 3,5 m.

Carrilhões famosos na Rússia

Na Rússia, o carrilhão ganhou popularidade graças ao imperador Pedro I. O instrumento foi trazido da Holanda e está equipado com 35 sinos. Por 25 anos não foi usado, e depois foi instalado em São Petersburgo no campanário da Catedral de Pedro e Paulo. Em 1756, ocorreu um incêndio e o instrumento queimou junto com a catedral.

A imperatriz Elizaveta Petrovna encomendou um análogo dele, mas apenas de 38 sinos. Foi instalado em 1776. Com o tempo, ele ficou chateado e foi desmontado e, após a revolução, completamente destruído. Existem vários desses instrumentos na Rússia agora.

O carrilhão apareceu novamente em São Petersburgo em homenagem ao 300º aniversário da cidade. O instrumento foi instalado novamente no campanário da Catedral de Pedro e Paulo. Em uma torre sineira de três níveis, os sinos são encontrados em cada linha. V um - 11 flamengos, no outro - 22 sinos ortodoxos; no terceiro - 18 sinos históricos, que sobraram do instrumento original holandês.

Outro carrilhão está localizado na Ilha Krestovsky. É um instrumento moderno, controlado eletronicamente. Ele contém 23 sinos eletrônicos e 18 mecânicos.

Muito recentemente, um instrumento de quatro toneladas foi trazido da Holanda, ele está localizado em Belgorod. Foi instalado em homenagem ao aniversário da batalha de Prokhorov. O primeiro conhecimento dos ouvintes com a sonoridade do instrumento aconteceu em 12 de julho de 2019. O carrilhão moderno é único, é composto por 51 sinos, pode funcionar em 2 modos: mecânico e manual. Além disso, é móvel, pode ser instalado em um caminhão especial e transportado pela cidade, deliciando seus fãs com música. A estrutura é desmontada em 3 partes, por isso é fácil transportá-la mesmo em um carro.

Em 2001, graças aos patronos da cidade de Kondopoga, localizada na Carélia, foram instalados 2 carrilhões de 18 e 23 sinos. Eles são trazidos da Holanda e são feitos sob medida.

Um grande instrumento foi instalado na forma de uma estrutura em arco perto do Palácio de Gelo. Este arco-campanário de aço tem 14 m de altura e possui sinos em ambos os lados. Seu peso total é de 500 kg.

Um pequeno carrilhão foi instalado no centro da cidade em frente ao museu da região de Kondopoga. O instrumento é uma estrutura interessante, a parte inferior da qual está equipada com um relógio, e a parte superior em forma de 3 escadas equipadas com sinos. Música carrilhão é tocada a cada hora em 40 variações de desempenho.

sem comentários

Moda

a beleza

casa