Instrumentos musicais

Kalyuki apresenta e joga nele

Kalyuki apresenta e joga nele
Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Como jogar?

Sobre o antigo instrumento musical de sopro russo chamado "kalyuka" (bem como "espinho", "destilação" ou "cachimbo de grama"), especialistas que lidam com questões da cultura tradicional russa aprenderam apenas no final do século XX. Mas agora muitos grupos folclóricos adotaram este instrumento musical como seu "armamento", então há esperança para sua popularização e renascimento em grande escala. Mas uma vez que quase todos os homens do campo eram donos do kalyuka - ele era muito popular na Rússia.

Descrição

Este instrumento musical deve o seu nome "kalyuka" à planta, do caule seco de que costumava ser feito - o tártaro espinhoso. A palavra "espinhosa" tornou-se o nome que define esta flauta simples aparentemente estruturada... Foi a flauta com a adição da palavra "sobretom" que este antigo instrumento musical russo começou a ser chamado nos círculos musicais científicos.

A propósito, este cachimbo simples era considerado um instrumento musical exclusivamente masculino.

E embora o tártaro espinhoso dê ao instrumento um som claro e distinto, os bons kalyuks aprenderam a fazer com plantas secas de guarda-chuva (motherwort, hogweed, trigo sarraceno e algumas outras). Dizem que pelo som de um instrumento pode-se determinar o material de sua fabricação. Isso só é possível para artistas experientes de kalyuk, que, infelizmente, hoje em dia só podem ser encontrados em algumas regiões da Rússia.

Externamente, é um tubo oco com três orifícios:

  • a entrada (chamada de "superior"), na qual o músico sopra o ar - localizada a partir de uma seção de tubo mais espessa;
  • saída (denominada "inferior"), localizada na outra extremidade do tubo e com diâmetro de corte menor;
  • um apito (denominado "focinho") localizado na superfície lateral próximo à abertura superior.

Não há outros orifícios neste instrumento. Ao fazer um kalyuka, o comprimento do tubo é feito para um artista individual. Ferramentas acabadas hoje em dia vêm nos seguintes comprimentos:

  • para crianças - de 25 a 35 cm;
  • para músicos adultos - de 45 a 88 cm.

Você deve escolher um kalyuk para suas próprias necessidades com um cálculo de seu comprimento para que possa prender facilmente o orifício inferior com a ponta do dedo indicador da mão direita.

O diâmetro do tubo pode ser diferente - de 15 a 25 cm. A cavidade vazia interna tem um estreitamento da entrada à saída (é assim que qualquer planta cresce: na parte inferior o tronco é largo, na parte superior é é muito mais restrito). O diâmetro do orifício superior deve ser maior do que a saída:

  • diâmetro do furo superior - pelo menos 20-23 mm;
  • diâmetro de saída - não mais do que 14 mm.

O focinho (uma pequena abertura para saída de som) tem um ângulo de corte de 45 ° e o diâmetro do orifício também é selecionado para um parâmetro individual (avaliado pelo som do instrumento).

Variedades

Os tipos de kalyuka, além da classificação por tamanho (crianças, adultos), também diferem no material de fabricação, do qual depende seu período de uso.

  1. Luzhnye - modelos descartáveis ​​de tubos feitos de caules recém-cortados de plantas herbáceas. Geralmente eram feitos para uso único, após o qual eram simplesmente jogados fora.
  2. Espinhoso - essas são as ferramentas que foram executadas por seu tártaro. Esses itens eram especialmente apreciados e guardados por muito tempo. É verdade que seu uso era bastante raro - para uma ocasião importante e grandes feriados. Acreditava-se que a posse de tal ferramenta estava disponível apenas para famílias ricas.
  3. Lykovye - os tubos mais difíceis de fazer, que nem todos os artesãos sabiam fazer. Era necessário enrolar uma tira larga em volta do dedo de uma fina camada de salgueiro ou casca de limão. Mas tal produto não apresentava fendas e orifícios para a saída descontrolada do ar, que podiam ser observados em canos descartáveis.

Eles também distinguem kalyuks de registro sonoro baixo, médio e alto, o que torna possível a criação de conjuntos a partir deles. Em alguns produtos, o número de orifícios no cilindro é reduzido para quatro (2-4).

Os cachimbos de ervas na parte superior devem ser "selados" com um adesivo para evitar o escape descontrolado de ar pela concha permeável.

Como jogar?

Para obter sons no kalyuk, é necessário soprar ar na entrada e aprender a regular a saída de ar pela abertura inferior. Devido à energia do ar soprado e hábil cobertura e abertura da saída, a escala necessária é obtida. O ar na entrada é regulado com o auxílio dos lábios e da própria língua do intérprete (na ausência de uma palheta especial, presente em modelos perfeitos de flautas).

O instrumento é segurado verticalmente com a mão direita no orifício inferior e a mão esquerda no meio do tubo. Os sons são obtidos de acordo com uma escala natural, e seu timbre - bastante agudo - pode ser atribuído, ao invés, a um caráter rítmico em vez de melódico.

Para saber como tocar este instrumento, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa