Tudo sobre o instrumento musical Kalimba

Kalimba, "piano africano", "piano para polegares" - esta não é uma lista completa dos nomes do mesmo instrumento musical, cuja história remonta a vários milhares de anos. É interessante que durante todo esse tempo ele não foi influenciado de forma alguma pela cultura musical de outros continentes. Os músicos tocaram de acordo com suas próprias escalas africanas. Somente nas últimas décadas surgiram os kalimbs, afinados com as notas a que estamos acostumados.


O que é isso?
Kalimba é um popular instrumento musical africano. Pertence ao grupo de juncos. Seu som é criado por placas ressonantes de diferentes comprimentos e um corpo oco. Placas mais curtas produzem sons mais altos e vice-versa. As pinças são presas à porca de metal. O instrumento recebeu o nome de "kalimba" dos europeus. Inicialmente chamava-se Mbira e pertencia ao grupo dos lamelofones. Também inclui instrumentos africanos como tsantsa, lekembe, luembu, lala e muitos outros.
Graças ao etnógrafo-musicólogo Hugh Tracy na primeira metade do século passado, Mbir saiu da pátria histórica. Ele transportou a ferramenta recuperada com muito cuidado para não danificar ou alterar sua aparência. Com o tempo, a kalimba começou a ser levada para as ilhas vizinhas e, gradualmente, chegou a Cuba. Lá ele também gostava muito e ganhou grande popularidade. Os locais podem tocar este instrumento por horas.
Os sons hipnotizantes da kalimba durante longos rituais noturnos ajudam o músico e os ouvintes a entrar em transe.



O comprimento das pétalas varia de 3 a 10 cm, e a largura é de 0,3-0,5 cm. O comprimento total do instrumento varia de 10 a 35 cm. As afinações da kalimba podem ser diferentes, e seu alcance depende do número de pratos.O fabricante pode marcar as palhetas com as notas que devem ser emitidas. Normalmente, a afinação é escolhida no momento da compra, mas iremos informá-lo sobre como afinar a kalimba por conta própria, a seu critério.
Vale ressaltar que a Rússia costuma usar sua própria maneira de tocar a kalimba. Com esta performance, não só os polegares estão envolvidos, mas também todos os outros dedos, como ao tocar a harpa. Você precisa segurar a kalimba entre os joelhos e pegar as tríades com uma mão e o baixo com a outra. Você também pode fazer kalimba em casa. Um espécime incomum e exótico é obtido do coco. Este trabalho é muito trabalhoso, mas se você gosta de fazer instrumentos musicais, então pode facilmente encontrar instruções na Internet e fazer um instrumento com suas próprias mãos.


Visualizações
Em diferentes áreas da África, os kalimbs pareciam diferentes. Mas, como estamos falando de ferramentas modernas que começaram a ser produzidas em massa para venda em todo o mundo, sua aparência é bastante semelhante. Existem apenas alguns recursos, vamos falar sobre eles neste ponto do artigo.
Por design
Os Kalimbs são divididos em dois grupos:
- todo;
- oco.
Os primeiros são considerados mais confiáveis, pois seu design é mais robusto. Eles parecem claros e uniformes. Os vazios produzem um som rico mais alto, mas com um efeito de "caixa de madeira", e o volume das notas individuais é menos uniforme.


Para dimensionar
Kalimbs vêm em tamanhos diferentes:
- pequeno - de 10 cm e um pouco mais;
- grande - até 35 cm.
O timbre do som é comparável às dimensões do instrumento. Os grandes produzem um som grave mais amplo, enquanto os modelos menores são claros e transparentes, como um trinado iridescente. Calimbos autênticos com visual tradicional são produzidos na África. Hugh Tracy oferece um modelo o mais próximo possível do original. A produção utiliza materiais naturais como madeira, cascos de tartaruga, nozes, etc. Visto que as árvores africanas se distinguem por suas características elevadas, o produto acaba sendo não apenas sonoro, mas também resistente ao desgaste.
Se você não é contra modelos mais modernos, pode se interessar por uma aparência como a sansula. Foi inventado pelo músico P. Hockema. Ele o criou modificando a kalimba, ou seja, colocando as línguas no tambor. O instrumento é fabricado em Hamburgo pela Hokema.



Como escolher?
Como qualquer instrumento, a kalimba possui características diferentes.
- Para escolher um determinado instrumento, ouça kalimbas afinados em tons diferentes.
- Preste atenção ao verificar a qualidade da ferramenta. As palhetas estão balançando, você está satisfeito com o volume do som, não há ruído? Se estiverem, então as pétalas estão mal fixadas e transmitem as vibrações ao corpo de maneira incorreta.
- A gama de cores inclui tons de diferentes tipos de madeira. O corpo fica manchado, a superfície deve ser bem acabada, lisa e agradável. A espécie de madeira realmente não importa, portanto, você pode ignorar esse parâmetro. Hoje também existem mais modelos de orçamento com ressonadores de acrílico.
- Quanto mais palhetas uma kalimba tem, mais variada ela pode soar. Mas para iniciantes que estão apenas dando os primeiros passos na aprendizagem, muito alcance pode complicar a tarefa. Um modelo com 9-17 línguas será suficiente. Existem até 30 deles em kalimbs padrão, mas existem outros, onde há ainda mais deles. Kalimbs cromáticos podem reproduzir notas com todos os tons.
- Para o palco, a versão com captador embutido é mais adequada. Eles podem ser conectados a um amplificador de som para uma versão eletroacústica. Além disso, a conexão enriquece o som da kalimba com efeitos como eco ou reverberação.


Como configurar?
Um músico iniciante é mais adequado para kalimba, que vem com um martelo de afinação, um tutorial e adesivos para os nomes das notas, porque são atípicas. As notas adjacentes da escala familiar estão localizadas em lados opostos da kalimba. Isso não é surpreendente, porque é comum jogar nele com os polegares de ambas as mãos. Isso é, pressionando as pétalas alternadamente com um ou outro dedo e movendo das bordas para o meio, você pode tocar o padrão "do-re-mi-fa ...".
Para iniciantes que procuram tocar uma variedade de melodias, a gama de instrumentos de 17 pétalas é adequada.


Decida qual escala está mais perto de você - maior ou menor, pentatônica ou diatônica.
- Coloque a kalimba ao lado do afinador ou conecte um captador piezoelétrico a ela, que está conectado ao afinador. O aplicativo móvel Android ou I-phone podem ser usados.
- Você precisa afinar uma nota de cada vez. Ao mesmo tempo, abafe o resto das línguas vizinhas para que não o derrubem. Você pode tocar nas pétalas com os dedos.
- Quando está escrito no afinador que a língua soa mais baixo do que o desejado, significa que precisa ser encurtada. Para fazer isso, você precisa de um martelo - você pode usá-lo para bater a língua em direção à porca. Quando a pétala soar muito alta, você precisa arrancá-la por trás, do apego a você mesmo.
- Coloque adesivos nas guias para não esquecer onde colocou a nota. Afinal, o arranjo das notas sobre os temas não é típico dos instrumentos a que estamos acostumados.
- Agora ouça o som das pétalas, não chacoalham? Você pode se livrar desse efeito desagradável movendo ligeiramente as pétalas para a esquerda ou para a direita. Para fazer isso, afrouxe a fixação no peitoril. Se não houver resultado, coloque papel sob a guia com problema.
A configuração correta de kalimba permitirá que você aprenda o jogo com prazer e alcance o sucesso mais rápido. Ouça com atenção como as pétalas soam algumas vezes por mês. Alguns deles podem precisar ser ajustados.


Como jogar?
Todos provavelmente já ouviram o som da kalimba em algum programa ou filme de viagem, mas não sabiam o nome do instrumento. A voz do instrumento soa tão alta, como se alguém estivesse batendo com varas em uma superfície de vidro. Os tons agradáveis encantam o ouvido e trazem de volta as memórias de uma caixa de música. Mas apesar de toda a simplicidade do jogo, vale a pena dominar a técnica correta.
Kalimba é jogado sentado, em pé e até mesmo em movimento. É segurado com as palmas das mãos dobradas em ângulos retos e pressionadas firmemente nas laterais. Você pode colocar o instrumento de joelhos movendo as guias para trás com os polegares e indicadores de ambas as mãos. A maneira mais fácil de tocar, que pode ser aprendida sem notação, é tocar tablatura. Freqüentemente, os sons são indicados em tablaturas sem durações, apenas círculos pretos. Você precisa mover as línguas de baixo para cima.
As guias podem ser facilmente encontradas em sites temáticos na Internet.


Os acordes neste instrumento são tocados de maneiras diferentes.
- Toque a nota extra primeiro e depois o resto do acorde. Quando precisar tocar as notas de um acorde ao mesmo tempo, deslize os dedos de uma nota para outra, das pétalas mais longas para as mais curtas.
- Você pode tocar as notas mais altas e mais baixas de um acorde ao mesmo tempo, seguidas por outras.
- Toque as notas uma de cada vez.
O vibrato pode ser obtido batendo no orifício da ferramenta. Um guia de autoaprendizagem para tocar kalimba, bem como tutoriais em vídeo do YouTube, permitirá que todos dominem este instrumento. Esta é uma boa opção para quem gostaria de tocar um instrumento, mas não está pronto para mergulhar no estudo da teoria musical. Bem, se você já tem alguma experiência em tocar instrumentos, então esta peça incomum e compacta lhe dará emoções ainda mais agradáveis.


Para informações sobre como escolher, configurar e começar a jogar o Kalimba, veja o próximo vídeo.
Recentemente, comprei uma kalimba, ajustei de ouvido para gostar do som)
Qual é o melhor sintonizador para usar?