Como aprender a tocar gaita?

Há meio século, nenhum acontecimento festivo prescindia de um bom acordeonista no campo: casamentos, dias com nomes, baptizados, ano novo, "Maslenitsa" e outras grandes e pequenas celebrações. Em alguns lugares, ainda existe a tradição de convocar o acordeonista para um feriado significativo para a família. Vários motivos no acordeão - canções, melodias de dança, dança redonda - são transmitidos principalmente "de ouvido" de geração em geração, de um artesão experiente a um músico recém-formado. No entanto, você pode aprender com este instrumento musical popular por conta própria - sem um mentor autodidata ou professor qualificado.

Como guardar o acordeão?
Claro, aprender a tocar qualquer instrumento musical começa com as regras de pousar com ele, segurá-lo, posicionar as mãos e os dedos. A partir disso, começaremos a aprender a tocar gaita.
Basicamente, o acordeão é um instrumento bastante compacto, seu peso é pequeno, por isso é conveniente tocá-lo tanto sentado quanto em pé.
Além disso, o artigo discute as questões de aprendizagem em uma gaita convencional, que tem dois teclados:
- direita - melódico, destinado aos dedos da mão direita;
- esquerdo - baixo, que é tocado pelos dedos da mão esquerda.
Existem inúmeras variedades desta ferramenta: em alguns lugares eles tocam instrumentos grandes, que têm três fileiras de botões no teclado esquerdo, em outros - em uma fileira pequena, em outros eles preferem ter um acordeão de duas fileiras. Além disso, existem muitas diferenças entre as mesmas linhas simples ou duplas. Alguns modelos não possuem botões no teclado esquerdo ou direito, mas sim teclas.E cada um terá suas peculiaridades, tanto na posição das mãos, quanto na técnica do jogo.
Portanto, aprenderemos a tocar o mais popular, provavelmente, de todos os modelos de instrumentos - "Duas linhas". Possui 25 botões no teclado direito, dispostos em 2 filas, e na esquerda - três filas com o mesmo número de botões.

Acordeões modernos têm duas alças presas ao instrumento no lado direito do teclado e uma alça final para segurar a mão esquerda na lateral dos botões de baixo.
As alças são usadas em qualquer caso, ou seja, não importa se o acordeão está sentado ou em pé.
Cintos você precisa se ajustar à sua figura: o instrumento deve sentar-se confortavelmente em seu peito. A parte inferior dela, quando o músico está sentado, repousa sobre a coxa da perna direita com o lado direito do corpo, e a parte interna toca o peito com sua parte superior. É mais conveniente sentar-se em um banquinho ou cadeira dura, mas não muito fundo - mais perto da borda. Deve haver espaço livre no lado esquerdo do acordeonista - ali ele estica o fole ao tocar. Você precisa sentar-se ereto (não se incline nem se incline para a frente). Inclinar-se para trás, por exemplo, nas costas de uma cadeira, também não é recomendado. A mão esquerda é enfiada na alça final, que deve segurá-la com firmeza, mas não limitar nenhum movimento para cima, para baixo, para frente (na profundidade do teclado) e para trás.
Na mão direita, a maior atenção é dada ao posicionamento do polegar. Pode ter várias posições, dependendo da função que o músico lhe atribuir.
- O polegar não participa do toque do teclado, mas serve apenas para fixação adicional do instrumento musical e compensação pelos esforços dos dedos que tocam. Nesse caso, é na nuca.
- Não toca, mas não apóia o instrumento, mas apenas alivia ligeiramente a tensão dos outros dedos e serve, ao invés, de apoio e guia para a mão e antebraço da mão direita. Ao mesmo tempo, ele está na borda da barra, tocando-a com a segunda falange e deslizando por ela após os dedos. Nesse caso, os dedos estão todos juntos.
- O polegar participa do jogo como todo mundo. Esta solução aumenta a capacidade técnica do tocador de acordeão.
Deve-se notar que alguns modelos de "duas filas" no baixo não possuem três, mas duas filas de botões. No entanto, esta circunstância não deve incomodar um verdadeiro acordeonista: ele sempre encontrará o baixo ou acorde certo.

Movimento de pele
Sons de acordeão são produzidos pressionando botões e movendo a pele ao mesmo tempo. Se os botões não forem pressionados, as peles não poderão se mover ou se mover, uma vez que não há lugar para entrar ou sair do ar. Os botões são uma espécie de válvula de ar que, ao ser pressionada, abre os orifícios de som e, ao ser liberados, fecha-os.
E vice-versa, se o fole estiver imóvel, então não adianta apertar os botões do instrumento - não há fluxo de ar, as línguas sonoras permanecem "baças".
É importante aprender a separar e mover o pelo do acordeão de forma que haja sempre uma margem em uma direção ou outra.
O movimento do fole é controlado pela mão esquerda do músico, já que o lado direito do instrumento permanece estacionário.
Você deve tentar reproduzir notas longas continuamente - quando o pelo se move em uma direção (qualquer). E você também precisa entender quais mudanças no som ocorrem com certos movimentos da pele. Vamos listar os principais que são úteis para iniciantes aprenderem:
- quando o pelo se move lentamente, o som é mais baixo;
- quando a velocidade do movimento aumenta, o som aumenta;
- um som particularmente alto ocorre com um movimento brusco do pelo;
- acelerando ou desacelerando uniformemente e suavemente o movimento do pelo, você pode obter não apenas sons com dinâmicas variáveis, mas também com timbre diferente.
Com a experiência, é claro, virá a capacidade de calcular corretamente a duração das notas e frases, alterar oportunamente a direção do movimento do pelo, de modo a não interromper os sons com antecedência, controlar com competência a dinâmica e o timbre de um instrumento musical .

Como escolher um curso de treinamento?
Você pode aprender a tocar gaita em quase qualquer idade consciente. As crianças podem começar a compreender os conceitos básicos da arte de brincar desde a idade pré-escolar. É verdade que eles também precisam escolher um instrumento apropriado, talvez um modelo ainda incompleto de um acordeão de duas carreiras do tipo "Gaivota".Mas eles precisam de um mentor entre músicos amadores ou um professor educado de tocar gaita. Músicos que ensinam acordeão de botão ou acordeão que estão familiarizados com o básico de tocar acordeão farão. Praticamente qualquer escola de música do nosso país conta com estes especialistas, assim como Casas de Arte Infantil e centros de lazer.

Para iniciantes adultos, existem várias opções para aprender a tocar acordeão.
- Você pode aprender a técnica de tocar, como se costuma dizer, "de mão", e na maioria dos casos não estamos falando de nenhuma notação musical. Tal estudo é possível desde que haja pessoa ou parente residente nas proximidades que saiba tocar este instrumento e se comprometa a ajudar nas aulas práticas do jogo. Mas há uma nuance aqui: se um iniciante não tem ouvido para música e talento, mas apenas um desejo, então um "professor" em potencial vai entender isso pela primeira vez. É improvável que as lições continuem adiante, uma vez que a opção de transferir habilidades "de mão em mão" só tem sucesso quando as pessoas têm o mesmo entendimento do mesmo negócio. E na música, esse "conceito" equivalente é apenas um bom ouvido para música.
- Entre em contato com professores profissionais, como é o caso dos torcedores muito jovens do acordeão. Os profissionais não consideram a perda auditiva como critério para se recusarem a estudar com quem deseja, pois entendem que todas as pessoas realmente têm ouvido para música, mas algumas o têm por natureza bom ou mesmo único (absoluto), enquanto outras precisam trabalhar com ele. desenvolver.
- Aprender em casa sem ajuda externa ou com a ajuda de meios modernos (Internet, tutoriais em vídeo, cursos online). Os adultos podem dominar a gaita com bastante sucesso por conta própria, estudando lições do zero usando manuais de auto-instrução, escolas, bem como assistindo às aulas e tocando músicos talentosos por meio de vídeos. Um jogo virtuoso, provavelmente, se tornará um sonho inatingível para eles, mas eles serão capazes de desfrutar e agradar seus parentes e amigos próximos com seu jogo se forem diligentes e atenciosos. Melodias antigas e modernas fáceis, você pode aprender a tocar corretamente com bastante rapidez se realmente quiser.
É mais correto aprender a tocar música, mas para isso é necessário dominar a alfabetização musical, o que por alguma razão é irracionalmente para muitos iniciantes "um obstáculo".
Existem manuais de autoaprendizagem em que o treinamento é realizado não por notas, mas por números. Cada botão nos teclados direito e esquerdo é dotado de seu próprio número "pessoal" (1, 2, 3 e assim por diante) e o tutorial fornece a ordem de pressionar o teclado ao executar um exercício, melodia ou música.
Aqui estão dois exemplos do método digital retirados das páginas de vários tutoriais do Chrome:

No exemplo da canção "Old Maple", um método combinado de gravação da parte do acordeão é usado - musical e digital.
Qual curso é adequado para um iniciante, ele decidirá por si mesmo.
Técnica do jogo
O programa de aulas sobre a técnica de tocar gaita em casa deve seguir um determinado plano, cujo objetivo é o desenvolvimento contínuo do gaitista novato. O seguinte esquema de treinamento é recomendado.
Exercícios de aprendizagem no teclado certo
É necessário aprender a movimentar corretamente os botões com os dedos da mão direita, enquanto pressiona os botões até o fim com movimentos suaves da ponta dos dedos. Você não deve bater neles, pois o som não fica mais claro e alto com a energia de pressionar o botão. Apenas o movimento do fole afeta a força do som.

O número de dedos em jogo é de pelo menos quatro (se possível, é melhor usar todos os 5 dedos).
Você deve começar aprendendo a escala de Dó maior - primeiro uma oitava e, em seguida, usar todas as três.
Ao realizar exercícios, você deve monitorar constantemente:
- o ajuste e a posição do corpo e do instrumento;
- o cotovelo da mão direita não deve ser pressionado contra o corpo do músico;
- os dedos não dobram nas articulações, mas têm uma posição dobrada;
- não levante os dedos muito acima do teclado;
- os pés repousam no chão com toda a sua área e ficam separados um do outro a uma distância da largura dos ombros.
Todos os seus exercícios devem ser acompanhados por uma pontuação adequada: se a música tiver um compasso de valsa 3/4, você precisará contar "um-dois-três" para cada quarto de tempo, no valor de 4/4 da pontuação é reduzido a quatro.
Mão esquerda
No início, a mão esquerda é dominada apenas em ações com o controle do fole, mas até agora apenas os dedos da mão direita estão tocando. O pulso esquerdo está localizado sob a alça curta, o polegar e o apoio para as mãos na região da costela entre a tampa da metade direita do instrumento e o teclado baixo.
Depois de dominar com sucesso o teclado certo, você pode começar a aprender o teclado e os exercícios no lado do baixo da gaita.

Quanto aos dedos, quatro dedos estão envolvidos no jogo.
Seria um grave erro tocar com três ou dois dedos da mão esquerda: o som do baixo pode não ser tocado com muita clareza e, possivelmente, com atrasos devido a limitações nos meios possíveis de produção sonora.
Todo o resto é semelhante às regras para a ação dos dedos da mão direita nos botões.
Jogo de duas mãos
Depois de completar os exercícios recomendados no tutorial para o desenvolvimento dos dedos da mão esquerda, você deve unir as mãos em um único conjunto, aprendendo, por exemplo, um motivo simples de um manual de autoinstrução, em que há melódico e acompanhamento vozes. Aqui está um exemplo de uma pequena composição para iniciantes:

Dicas úteis
Ao ensinar, você precisa seguir as seguintes dicas de tocadores de acordeão experientes:
- faça música de bom humor;
- você deve tentar não perder as aulas diárias: deixe ser apenas 15 minutos, mas - todos os dias;
- sem completar o exercício anterior para "cinco", você não deve prosseguir para o próximo;
- cada exercício de prática ou música deve ser memorizado e tocado de forma “cega” (sem olhar para o teclado);
- é útil tocar na frente do público - você precisa ser capaz de ignorar o público, mergulhando na música apenas durante a reprodução.
Harmônico É um instrumento musical incrível com grandes possibilidades e som forte. E embora não seja tão popular como, por exemplo, o violão, seu som sempre excita o coração dos ouvintes.