Instrumentos musicais

Como jogar gaita de foles?

Como jogar gaita de foles?
Contente
  1. Como segurá-lo corretamente?
  2. Como você move seus dedos?
  3. Como configurar?
  4. Técnica do jogo

A gaita de foles é conhecida como um instrumento de sopro tradicional em muitos países europeus e asiáticos. É um recipiente com ar feito de pele de cabra ou bezerro. No topo do recipiente há um tubo através do qual as peles são preenchidas, e no fundo há tubos para brincadeiras polifônicas.

Como segurá-lo corretamente?

Segurar o instrumento corretamente é a lição mais básica. Afinal, depende da beleza do som que vai publicar. Normalmente, as gaitas de foles são seguradas com o cotovelo. Nesse caso, o cotovelo deve estar reto, como o braço como um todo. Beliscar deve ser evitado.

É necessário apertar um instrumento musical com o ombro. Nesse caso, o chanter deve ficar pendurado, não ser pressionado. Quanto aos bourdons, todos deveriam ser calados, exceto um. É importante estar sempre aberto.

Quando a posição correta for tomada, você deve tentar apertar a gaita de foles e mantê-la neste estado por um curto período de tempo - 5-6 segundos. Depois disso, você pode soprar nele para fazer sons. Você também precisa soprar por alguns segundos e, em seguida, pressionar pelo mesmo período de tempo.

É importante tentar manter a pressão estável.

Como você move seus dedos?

Outra consideração importante ao tocar gaita de foles é o posicionamento correto dos dedos. Além disso, difere dependendo do tipo de gaita de foles. Por exemplo, para um instrumento escocês, os dedos devem ser quase retos. Eles são colocados nos orifícios e, em seguida, submetidos a uma leve pressão.

As articulações não devem dobrar para dentro, caso contrário, a velocidade do jogo será prejudicada. Para movimentos livres de seus dedos, você pode mover ligeiramente as palmas das mãos.

É importante que os orifícios da gaita de fole sejam cobertos com exatidão. Pipers experientes recomendam seguir uma série de regras.

  • O levantamento dos dedos deve ser feito a uma distância não superior a 2 de seus diâmetros. Somente neste caso, o campo permanece o mesmo e as mãos não se cansam.
  • Ao tocar uma nota de graça, o dedo deve ser levantado ainda menos do que ao tocar uma nota limpa. Idealmente, deve ser aumentado pelo valor do diâmetro de um dedo.
  • Não enrole os dedos. Os movimentos corretos deles assumem curvas apenas na palma da mão.

Como configurar?

É importante afinar corretamente o instrumento antes de tocar. Este procedimento deve ser realizado por profissional com excelente audição. Apenas um músico experiente pode distinguir entre uma gaita de foles bem afinada e uma gaita de foles desafinada. Um ajuste competente permitirá que o ar flua uniformemente para o reservatório, o que torna o jogo melhor.

Freqüentemente, durante a configuração, surgem problemas com o chanter (o tubo em que a melodia é tocada). Nesse caso, toda a gaita de foles deve ser verificada. Ao ajustar, é necessário manter a pressão normal. Isso significa que flautistas novatos devem soprar com mais força do que o normal. Para os profissionais, o som obtido durante o ajuste do instrumento não é uma referência.

Configurações mais precisas são mais bem feitas diretamente ao reproduzi-lo. Em primeiro lugar, você precisa ajustar o bourdon e, em seguida, tocar algumas frases musicais. E se o instrumento for escocês, vale a pena escolher frases que terminem em "la" mais grave.

Caso se ouça dissonância ou algum tipo de batida entre o bourdon e o cantador, você deve mover o bourdon e afinar o instrumento novamente. Muitas vezes, ao ajustar a gaita de foles, ocorre um erro - uma força selecionada incorretamente com a qual o gaiteiro sopra. Freqüentemente, durante o processo de afinação, o golpe é mais fraco do que durante a execução normal. É isso que provoca o som mais baixo do burton e o som mais alto do chanter.

Esse incômodo pode ser eliminado encurtando o bourdon até que as inconsistências no som ou na batida sejam mínimas.

A pressão ideal no instrumento depende do tipo de gaita de fole. Para escocês, sons baixos são considerados mais aceitáveis. Portanto, se o som estiver muito alto, você deve soprar com menos força. No entanto, vale a pena verificar se o som não está excessivamente baixo, caso contrário, todo o timbre será perdido.

As gaitas de foles irlandesas diferem porque a pressão nelas muda dependendo dos sons. Ao mesmo tempo, é importante que a bateria soe harmoniosa sob qualquer pressão. Além disso, é necessário que a pressão aumente uniformemente à medida que se avança para a segunda oitava.

Hoje em dia, a arte de fazer gaita de fole está gradualmente desaparecendo, por isso é muito difícil fazer com que o instrumento seja afinado corretamente. Freqüentemente, no processo de fabricação, existem falhas que não podem ser corrigidas. Apenas um especialista pode ouvir isso. Como último recurso, você pode tentar configurar a ferramenta sozinho.

Aqui está um algoritmo de ações (mas para isso você precisa entender pelo menos um pouco sobre esta ferramenta).

  1. A pele deve ser preenchida com ar. Ao mesmo tempo, a pressão deve ser normal tanto para o jogo quanto para o controle.
  2. Depois disso, é aconselhável tocar cada uma das notas. A pele e a bomba devem funcionar o mínimo possível.
  3. No caso de sons "flutuantes" (instáveis) serem capturados durante o jogo, tal defeito deve ser atribuído à produção do instrumento.
  4. Quando todos os sons soam igualmente estáveis, você pode começar a aprender novamente (erro do artista). É verdade que para iniciantes é melhor começar com melodias lentas.

Ao usar gaita de foles, palhetas duplas podem mudar de forma devido à pressão. Exteriormente, é impossível notar, mas você pode ouvir - o chanter soará de forma diferente. É importante considerar esse ponto na montagem, pois a cana ficará mais esticada do que depois de tocada. Como resultado, a primeira oitava será reduzida.

Vale esclarecer que O instrumento escocês é projetado para apenas uma oitava, então o trecho da palheta é quase invisível. Já o instrumento irlandês possui 2 oitavas, então a diminuição da primeira pode ser facilmente determinada a olho nu. Mesmo em condições ideais de umidade e temperatura, o ajuste pode cair.

Recomenda-se afinar qualquer um dos bourdons ao afinar o instrumento um pouco mais alto do que com uma simples execução.

A afinação do bourdon pode ser aumentada de forma que a frequência de batidas entre ele e o cantador seja de 2 vezes por segundo. No início você terá que soprar com mais força, mas literalmente em um minuto tudo voltará ao normal. No caso de um som separado cair fora de ordem, você precisa experimentar ajustar os bourdons.

Para ajustar sons individuais, você pode usar fita isolante, prendendo-a nos orifícios na parte superior de 1/3 ou 1/4 da área. Quando os sons são ouvidos abaixo do padrão, você não pode ajustá-los manualmente. Você só pode diminuir todos os sons que permaneceram inalterados. E também há uma opção: deslizar a bengala no chanter até que o som melhore.

Para tocar as melodias, o instrumento é afinado levando-se em consideração as características climáticas, a estação do ano, a duração da brincadeira e o aquecimento necessário para a gaita de foles. Idealmente, o processo de configuração é feito nas mesmas condições do próximo jogo. Por exemplo, para brincar ao ar livre, todos os ajustes da gaita de foles devem ser feitos ao ar livre.

Claro, às vezes, há situações especiais em que você precisa afinar o instrumento rapidamente. Por exemplo, em salas quentes, a altura da primeira oitava é aumentada. Em condições de frio, a primeira oitava cairá abaixo do padrão em proporção à temperatura do ar.

Antes de uma curta apresentação, não há necessidade de um forte aquecimento do instrumento, e 30 segundos de perda antes da afinação são suficientes.

Técnica do jogo

A gaita de foles é tocada de duas maneiras (dedilhado): direta e Highland. É geralmente aceito que o primeiro método é mais simples, pois é mais fácil de aprender. No entanto, o segundo permite um melhor controle sobre a gaita de foles. Isso permite que composições musicais muito complexas sejam tocadas.

Tocar gaita de foles exige que os iniciantes aprendam a respirar corretamente.... É importante que seja entregue corretamente. Você deve respirar com o estômago, não com o peito. Na inspiração, o estômago deve se mover para a frente e, na expiração, deve ser retraído. Se você respirar apenas com os pulmões, a pressão no reservatório se perderá, resultando em um som ruim do instrumento.

Nesse caso, se a respiração estiver correta, a pressão no reservatório de ar (bolsa) ficará estável. Não se preocupe se você pode sufocar enquanto faz isso, pois não há risco nisso. Essa técnica também é usada por vocalistas. Para facilitar o aprendizado, os gaiteiros iniciantes devem usar um instrumento com palhetas rígidas. Isso é necessário para que a respiração funcione corretamente durante o jogo.

Para informações sobre como tocar gaita de foles, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa