Como tocar harpa de judeu?

A palheta que soa como um instrumento musical da harpa judia tem um design bastante simples. Na abertura, a língua oscila livremente, com a ajuda da qual o som é criado. Nesse caso, a cavidade oral e a nasofaringe do músico atuam como ressonadores. Dominar o instrumento não é tão difícil, o principal é aprender a segurá-lo corretamente.



Regras fundamentais
Um instrumento musical pode ser arco e placa. Aprender a tocar harpa judia é bastante interessante. O design simples permite que você crie melodias hipnotizantes. O som é influenciado pelas características físicas do instrumento, especialmente sua parte vibrante.

A maneira mais fácil de montar uma harpa de judeu é se houver um anel no final da parte de trabalho. Portanto, a língua pode ser pesada com cera ou solda de estanho. Como resultado, o tom cairá. Se não houver nenhum anel, você pode soldar material adicional diretamente no cotovelo.
Você não deve usar chumbo neste assunto, pois prejudica o corpo.


Após pesar, a harpa de judeu é lavada. Além disso, os especialistas não recomendam subestimar fortemente o tom. Inicialmente, a harpa do judeu foi inventada como um instrumento agudo. Com a modernização excessiva, a melodia acaba ficando pobre, inexpressiva.
Aumentar o tom é um pouco complicado. O anel na língua ou joelho deve ser reduzido. O procedimento é realizado com a ajuda de ferramentas, pinças comuns também são adequadas. Você não pode fazer isso com os dentes ou materiais disponíveis. Depois de reduzir o anel, é necessário pesar novamente a língua para fazer o ajuste fino.


É importante notar que todas essas manipulações com o instrumento devem ser realizadas pelo músico com extrema responsabilidade. Você não pode dobrar ou dobrar a língua na ausência de habilidades.Existe um grande risco de quebrar o joelho. Além disso, não amasse a espessura da língua. Isso afetará negativamente o número máximo de sobretons reproduzíveis.

Não é recomendado para músicos sem experiência afinar o instrumento. Durante a fabricação, o assistente estabelece certos parâmetros. Se você quebrá-los, não será mais possível devolver a harpa do judeu à sua forma original. Dicas para aprender a tocar o instrumento são úteis para iniciantes.
- A técnica de extração e alteração do som deve ser trazida para o automatismo. Isso permitirá que você toque lindas melodias por um longo tempo.
- Todos os movimentos do músico devem ser silenciosos. Você também deve prestar atenção à posição da ferramenta. A base não deve interferir no elemento vibratório. Caso contrário, a melodia ficará saturada de sobretons.
- Você precisa relaxar enquanto toca a harpa de judeu. A tensão estraga a melodia, por isso é importante aprimorar sua habilidade de segurar o instrumento.

Por onde começar a aprender?
O básico para tocar harpa judia começa com a escolha da posição correta. Para que o som seja da mais alta qualidade, você precisa prender o instrumento adequadamente na boca. A capacidade de segurar uma harpa de judeu deve ser levada ao automatismo... Então você já pode aprender várias técnicas de produção de som.

Como segurar uma harpa de judeu?
Músicos profissionais sabem que é muito importante segurar um instrumento com conforto e confiança. Isso afeta não apenas o estado do músico, mas também a beleza do som da harpa judia. Há muitas maneiras, cada um pode escolher a mais confortável para si.

A melhor opção para um modelo de arco:
- coloque a parte arredondada da harpa do judeu no indicador e nos dedos adjacentes;
- Pressione o polegar com firmeza no local de fixação da língua, ele deve se mover livremente durante o processo de criação da melodia, caso contrário, o elemento vibratório não ressoará.

Posição de jogo
O som da harpa judia é causado pelas vibrações do movimento da língua. Neste caso, esse som será realmente ouvido apenas se o instrumento for colocado próximo à boca. A base do instrumento deve ser pressionada contra a boca. Os dentes são abertos para que o elemento de trabalho da harpa de judeu possa vibrar e vibrar livremente. A ponta da parte funcional do instrumento deve estar localizada aproximadamente no meio da boca.
Assim, você pode desfrutar do som mais aberto e claro. A melodia penetra no músico e ressoa. Nesse caso, os órgãos respiratórios e da fala atuam como amplificadores. Não há outra maneira de obter o som deste instrumento musical.


Ao mesmo tempo, a língua participa do próprio processo e até a circulação do ar desempenha um papel. Com uma abordagem competente na harpa judia, você pode tocar uma melodia de qualquer complexidade. O instrumento musical é capaz de produzir sons e tons claros. Como resultado, o tom ganha um timbre e matiz especiais.

Primeiro, você deve pressionar a harpa de judeu contra os dentes. Em seguida, retire o elemento vibratório da ferramenta e solte. Isso permitirá que você ouça a voz da harpa do judeu. Mais adiante no processo de aprendizagem, o músico pode extrair os sons mais versáteis.
Se você mover a língua dentro da boca e pressioná-la contra o palato, a estrutura do som mudará. Para aumentar o volume e prolongar o som, a harpa de judeu é pressionada contra os dentes. No entanto, isso não é a única coisa que importa. Você deve segurar e fixar o instrumento com os lábios. A posição da harpa de judeu afeta diretamente o volume.


Você pode deixar o som mais baixo pressionando o instrumento contra os lábios. Nesse caso, a duração e o volume do som dependem da voltagem. Se os lábios estiverem relaxados, o som será suave e curto. Ao mesmo tempo, o esforço ideal deve permitir manter a harpa do judeu imóvel. Relaxe um pouco se houver uma sensação de tensão nos lábios ou no braço.

Métodos de extração de som
No início do treinamento, você deve dominar técnicas simples. É importante certificar-se de que o item de trabalho não tenha obstruções em seu caminho antes de reproduzi-lo. Basta enrolá-lo pelos dentes e devolvê-lo à posição original.Se a língua se move livremente em ambas as direções, não há problemas e você pode prosseguir para o próximo estágio.
A harpa de judeu deve ser segurada firmemente com uma mão, e a parte ativa do instrumento deve ser posta em movimento com a outra. Para fazer isso, basta bater na língua com o dedo. Os toques devem ser nítidos, mas moderados, curtos, abruptos.

Não vale a pena exercer grande esforço e pressão.
O golpe pode ser direto e reverso. Na primeira versão, a parte funcional toca quando o dedo se move em sua direção, na segunda - para longe de você. Normalmente, com qualquer tipo de golpe, o instrumento musical soa igual. A alternância de visualizações permite que você toque uma melodia com um ritmo complexo ou alto. Você pode aprender essa técnica em casa, basta praticar muito.



As primeiras lições consistem em aprender vários esquemas para extrair o som da harpa de um judeu. Existem 4 maneiras principais. Cada músico deve escolher a melhor opção com base em suas habilidades e características da melodia. Vamos dar uma olhada nas principais maneiras de jogar.
- Cotovelo inferior... Aponte o dedo indicador para cima e aperte ligeiramente, enquanto junta o resto em um punho. Os impactos na parte de trabalho da ferramenta são feitos pela parte lateral ou pela almofada. Além disso, para tocar com o dedo indicador, é necessário dobrar e desdobrar a mão no pulso. Este método permite que você execute melodias de acordo com qualquer esquema, com uma variedade de tempo e dinâmica. A técnica universal é muito popular na América e na Europa.
- Coloque o cotovelo na altura do ombro ou ligeiramente mais alto... Segure o pincel ligeiramente acima do instrumento musical, ele deve ficar pendurado sobre a harpa de judeu sem tensão. Deixe o dedo indicador e segure o resto em um punho. Para executar um golpe na borda, gire a mão no pulso. O método é tão versátil quanto o anterior. Ganhou popularidade particular na Ásia.
- Abaixe o cotovelo abaixo do nível do instrumento musical. Dobre os dedos em um barco, leve o grande um pouco para o lado. A mão, por assim dizer, cobre a língua. O golpe é feito com o polegar livre, sua parte central. Para fazer isso, dobre e desdobre o braço na altura do cotovelo. Um bom caminho para uma melodia lenta e medida. Além disso, o método de extração de som permite ocultar um instrumento musical das condições meteorológicas, olhos curiosos.
- Coloque o cotovelo na altura do ombro ou ligeiramente mais alto. Segure a mão relaxada sobre a harpa do judeu em uma posição livre. Coloque seu polegar próximo à têmpora. Para golpear, dobre alternadamente 2-3 dedos do anel ao indicador. A técnica é bastante complicada, é quase impossível aplicá-la corretamente na primeira vez, vai exigir muito treino. O método é usado nos casos em que é necessário extrair um complexo de 2-3 sons. Deve-se ter em mente que o golpe atinge apenas um lado da língua.


Você pode aprender a tocar harpa judia sozinho, o principal é seguir todas as regras e instruções básicas. Os golpes na língua devem ser realizados de forma que o elemento não saia do plano de seu movimento. Caso contrário, a peça de trabalho tocará na base da ferramenta. Como resultado, em vez de uma melodia, sons estridentes desagradáveis soarão.

Alguns métodos de extração de som são universais, enquanto outros podem resolver um problema específico. O próprio músico deve escolher o método ideal de tocar, levando em consideração as peculiaridades da melodia. Em alguns casos, você terá que alterná-los para executar uma música. Como resultado, os ouvintes são atraídos não apenas pelo som, mas também pelo movimento do músico.
Para obter um som de alta qualidade, você deve respirar corretamente enquanto toca a melodia. Respirar fundo e bater fará o som durar mais tempo. A respiração curta e rápida permite que você ajuste a força e a duração do som. Você pode respirar de 2 a 3 respirações por golpe.


Ao tocar uma melodia rápida, respire pelo diafragma. Essa respiração envolve os músculos abdominais.Às vezes, a harpa judia soa apenas com a respiração do músico, sem atingir o elemento funcional. A inspiração e a expiração devem ser ajustadas às peculiaridades da melodia.
Existe uma relação entre som e movimento labial. Isso se deve ao movimento do ar. Se os lábios estiverem abertos, o instrumento musical soará mais baixo e, se fechado, soará mais alto. Ao inalar, é recomendável fechar a boca para não obstruir a úvula.

Mudança de som
Harpa de judeu com uma palheta é afinada em uma nota. Esse som é denominado tom fundamental de um instrumento musical. A cavidade oral só ressoa com o som, não o cria. No entanto, isso não significa que as possibilidades da harpa judia sejam limitadas. Um músico, com a ajuda dos órgãos da fala, pode extrair vários tons harmônicos do instrumento.


Existem técnicas para alterar o som que precisam ser aprendidas para serem totalmente automáticas. Isso permitirá que você combine uma variedade de sons e os transforme em música. É especialmente importante desenvolver essas habilidades para músicos que amam improvisar. Em tal situação, é importante ter moderação clara no som que soará no próximo segundo. Considere as características das técnicas.
- Para obter o som mais baixo, você precisa se preparar para pronunciar o som “o”. Nesse caso, a boca é arredondada e alargada e a língua volta para trás. Para executar a técnica, todos os órgãos devem imitar a pronúncia, mas as cordas vocais não devem ser tensionadas.
- Para obter o som mais agudo, é necessário imitar a pronúncia do som "e"... Como resultado, a cavidade oral fica menor e a língua praticamente pressionada contra os dentes inferiores.


Assim, com um simples movimento da língua, você pode alterar a tonalidade da harpa judia. Isso altera o volume da cavidade oral, que desempenha o papel de um ressonador. Além disso, os lábios, a garganta e o aparelho de voz devem ser conectados. Nesse caso, os sons serão os mais versáteis possíveis.
Há muito existe uma técnica bem conhecida - a imitação de uma cotovia. É usado por muitos músicos que dominam a harpa judia. Para implementação, é necessário pronunciar silenciosamente os sons "th-th-th". Nesse caso, a língua avança rapidamente e volta à posição original.
Para começar, você deve repetir o movimento junto com o golpe, e então você pode experimentar.


A imitação da canção do ganso não é menos popular. Essa técnica, em geral, é mais classificada como clássica, tradicional. O movimento da língua é mais complicado aqui. Você também deve movê-lo para frente e para trás, além de mover a ponta para cima e para baixo. A língua deve tocar e sair do palato.


A característica do som depende muito de qual órgão é usado para extraí-lo. Overtones, duas vozes podem ser obtidas de maneiras diferentes. Os órgãos respiratórios e orais geralmente estão envolvidos.
- Respirar pelo nariz provoca sons nasais. É importante ressaltar que você não precisa respirar. Basta simular a mesma posição da nasofaringe da respiração nasal. Compreender a técnica requer alguma prática. Durante o treinamento, não é recomendado mover os ligamentos e outros órgãos do aparelho da fala.
- Movimentos silenciosos da garganta produzem o som faríngeo da harpa do judeu. No processo, você deve prender a respiração. Para mudar o som, são necessários movimentos de faringe fechada. Para imitar o canto de um cuco, os músculos da garganta devem ser contraídos. A linguagem é traduzida em uma posição, como ao pronunciar os sons "e" e "o". Após bater no instrumento, o músico move a língua, como se pronunciasse "kuk-kuk". É importante entender que não deve haver som na pronúncia. É apenas necessário traduzir diferentes órgãos nas posições desejadas.
- A maneira de alterar o som usando a garganta é bastante difícil física e tecnicamente.... No entanto, essa habilidade permite que você toque melodias na harpa judia, que simplesmente não podem ser repetidas em nenhum outro instrumento musical. Nesse caso, é aqui que você deve usar as técnicas de interrupção do som.

Volume e duração do som
Vários fatores afetam essas características.Inicialmente, vale a pena considerar a força de impacto na peça de trabalho e a posição da própria ferramenta. O som será alto quando a língua se mover em sua amplitude máxima. Ao mesmo tempo, o próprio instrumento musical deve ser pressionado contra os dentes e os lábios devem fixá-lo o mais firmemente possível. Nesta posição, o ar circula apenas entre o corpo e o elemento vibratório da harpa judia.


A duração máxima do som é possível se o instrumento musical for pressionado contra os dentes. Com este arranjo, a parte de trabalho flutua por muito mais tempo. O som será mais curto se o instrumento for pressionado contra os lábios. Você pode reduzir a duração tanto quanto possível, colocando o dedo próximo ao local onde a língua está presa à base.... O som pára no momento em que você o toca.

Em algumas melodias, é importante controlar claramente a parada do som. Nem sempre é possível esperar que a língua pare por conta própria. A harpa judia é bastante diversa em seu som, então você deve aprender a usar suas capacidades ao máximo. Existem várias maneiras de interromper o som.
- Remova um instrumento musical de sua boca... Primeiro, você deve afastá-lo dos dentes sem remover os lábios. Só então remova a harpa de judeu completamente. Esta regra se aplica à segurança do próprio músico. Caso contrário, a parte vibrante pode tocar os dentes e causar ferimentos. Como resultado da manipulação, o som desaparecerá completamente.
- Toque a língua com o dedo. Isso deve ser feito com a mão que segura o instrumento musical. Se for inconveniente agir dessa forma, você pode usar o mesmo dedo que bate. Alguns músicos usam a linguagem para interromper as vibrações do instrumento. O som desaparecerá, mas o desvanecimento será ouvido. Isso não é adequado para todas as músicas.
- Faça uma expiração forte e forte. O som primeiro aumenta, depois desaparece gradualmente. Respirar enquanto toca permite controlar o comportamento de um instrumento musical.


Tocar harpa judia é adequado para pessoas criativas. Com esse instrumento musical, você precisa experimentar e praticar muito. Para começar, é importante dominar as técnicas básicas e levá-las ao automatismo completo. Então, até mesmo uma melodia complexa pode ser executada sem muito esforço.
Você pode aprender mais sobre as características de tocar harpa judia no próximo vídeo.