Como jogar o duduk?

Duduk é um antigo instrumento musical de sopro armênio semelhante a uma flauta. Sua aparência é a de um cachimbo de madeira dura, mas os instrumentos feitos de madeira de damasco reproduzem um som especialmente encantador. Existem 8 orifícios no corpo (há modelos que possuem 7 ou 9) no lado do jogo e 1 orifício (ou 2) nas costas.

Tocar o duduk não pode ser chamado de simples, pois ele tem suas dificuldades e peculiaridades, como, aliás, outros instrumentos musicais. Antes de começar a jogar, você precisa dominar o básico da tecnologia.
Dedilhado
Ao tocar o duduk, todos os dedos de ambas as mãos são usados. Os dedos indicador, médio, anelar e mínimo são necessários para fechar e abrir os orifícios do lado de execução do instrumento. Além disso, os dedos da mão direita são responsáveis pelos 4 orifícios inferiores e os dedos da mão esquerda pelos superiores.
O polegar da mão direita tem a função de apoiar o instrumento e a mão do tocador de duduk. O polegar da mão esquerda é preso ao orifício traseiro na parte superior do instrumento. Se houver 2 orifícios nas costas, o inferior é pressionado contra o peito ou fechado com uma válvula especial, se necessário.
O dedilhado do instrumento é absolutamente o mesmo para qualquer afinação do instrumento, apenas sua escala é diferente. A notação musical também é a mesma, mas a escala do duduk deve ser indicada.

Como respirar corretamente?
Respirar para o duduk é de particular importância. O músico iniciante precisará de preparação para aprender a respirar corretamente enquanto toca.
Em relação às dificuldades em questões de respiração correta, é melhor recorrer a um jogador de duduk experiente para obter ajuda para resolver o problema.
A técnica de respiração do artista neste instrumento é considerada bastante difícil: deve-se aprender a sincronizar o sistema respiratório com as cavidades da bochecha. Isso pode ser comparado com dois reservatórios comunicantes, onde o ar do primeiro é injetado no segundo por impulsos, e do segundo o fluxo de ar sai uniformemente.
É preciso dizer que o treinamento respiratório pode levar muito tempo. Existem exercícios especiais para ajudar a desenvolver a respiração. Eles são realizados sem ferramentas.
- Inspire calmamente o ar pelo nariz e pelos cantos da boca e expire pela boca. Nesse caso, é necessário observar os processos de inspiração e expiração, bem como o estado dos músculos envolvidos neles. A expiração deve ser controlada - deve ser realizada uniformemente com igual força. Posteriormente, o exercício é realizado em diferentes segmentos rítmicos de inspiração e expiração.
- Inspire o ar rapidamente, prenda a respiração por 8 segundos e expire lentamente pelos mesmos 8 segundos. Inspire o ar por 8 segundos, expire por 1 segundo, prenda a respiração por 8 segundos. Repita uma respiração rápida, prenda a respiração e expire lentamente.
- Treinamento para o desenvolvimento de três tipos de respiração: torácica, diafragmática (abdominal) e mista (torácica e abdominal). Mas é melhor começar com o último, que dá um som mais suave ao tocar e permite que você consiga uma performance fácil.

Como segurar o duduk?
O instrumento é apoiado enquanto se toca com os polegares de ambas as mãos e, naturalmente, com os dedos que tocam. Pode ser horizontal ou inclinado, dependendo do estilo do intérprete ou do modelo do duduk. Em alguns casos, pode até caber quase verticalmente, se for necessário cobrir o canal dorsal inferior. O bocal do instrumento é inserido do lado da extremidade superior do corpo do tubo, portanto, a posição mais conveniente do duduk é em uma ligeira inclinação (dentro de 45-60 ° para a vertical).
As pernas não devem ser cruzadas e os cotovelos devem ser mantidos elevados para a liberdade de respirar. Ao jogar em pé, o pé direito geralmente é estendido ligeiramente para a frente para estabilidade.

Técnica do jogo
Quem quiser dominar a técnica de tocar duduk deve pelo menos fazer um treinamento inicial com um professor. Aulas com um profissional irão ajudá-lo a aprender:
- respire corretamente;
- coloque seus dedos nos orifícios de jogo;
- coloque o bocal no aparelho labial;
- afine o instrumento na tonalidade desejada;
- aprenda a primeira melodia.
Depois disso, você pode comprar um guia de autoaprendizado e continuar estudando por conta própria. Toda a técnica do jogo consiste em respirar e fechar ou abrir um certo número de buracos de jogo.
Importante: neste instrumento, os orifícios não são fixados com a ponta dos dedos, mas com falanges inteiras.
É verdade que também existem características com a energia do ar que sopra pelo bocal: quanto mais forte o fluxo, mais alto é o som.
Tudo isso afeta a qualidade e a precisão da melodia que está sendo reproduzida.
Vale a pena ouvir como soa a música do duduk no vídeo abaixo.