Instrumentos musicais

Como jogar a dombra?

Como jogar a dombra?
Contente
  1. O que você precisa para jogar?
  2. Como manter uma dombra?
  3. Como configurar?
  4. Aprenda partituras

O Kalmyk dombra chichirdyk é um instrumento folk com um som brilhante e incomum, que tem uma história rica. Instrumentos semelhantes são comuns no Cazaquistão, Uzbequistão e outros países asiáticos. Dombra, é claro, não é tão popular quanto o violão, mas quem domina a arte de tocá-lo não ficará sem atenção. Portanto, é importante entender como aprender a tocar o Kalmyk dombra, quais são os conhecimentos necessários para isso.

O que você precisa para jogar?

O domínio inicial do instrumento envolve 4 etapas.

  1. É necessário aprender a sentar-se corretamente com o instrumento. Mantenha as costas retas e os ombros relaxados. Coloque seu pé direito em cima do esquerdo e coloque o instrumento confortavelmente em cima. Erros de pouso podem afetar não apenas a qualidade do som, mas também a saúde do aluno.
  2. Habilidades de personalização. A afinação de cordas mais comumente usada é a quarta afinação, quando um intervalo de quatro passos (2,5 tons) é formado entre os sons das cordas superior e inferior.
  3. Praticar técnicas de combate. O som é produzido com a unha do dedo indicador, seguido por um movimento para baixo do antebraço. Os dedos da mão permanecem ligeiramente cerrados, mas não em punho.
  4. Dominar notação musical. Saber as notas, o tempo, os dedilhados e outras sutilezas da gravação de música o ajudará a aprender novas peças por conta própria.

Aprender a técnica de tocar o Kalmyk dombra é mais fácil sob a orientação de um professor que encontrará e corrigirá os erros a tempo. No entanto, com bastante paciência e perseverança, você pode dominar a ferramenta em um guia de autoaprendizagem ou tutoriais em vídeo.

Como manter uma dombra?

Este instrumento é tocado sentado. A posição das costas é estritamente de 90 graus. O corpo da dombra se encaixa na perna. A ferramenta é posicionada em um ângulo de 45 graus. Nesse caso, a cabeça do pescoço deve estar na altura dos ombros ou ligeiramente mais alta. Elevar muito a dombra tornará o jogo difícil. Uma posição mais baixa do braço do instrumento fará com que as costas fiquem curvadas.

Ao jogar a dombra, as funções das mãos são claramente distribuídas. A tarefa com a mão esquerda é prender as cordas em certos trastes do braço da guitarra. Ele é colocado de forma que o cotovelo fique na altura do pescoço do instrumento. O polegar é colocado no topo do pescoço na área da corda mais grossa (topo). Ele será o responsável por prender essa corda. Além disso, o dedo não deve ficar para fora.

O resto dos dedos são colocados em uma linha de baixo. Eles são usados ​​para prender uma corda fina. Como resultado, o pescoço da dombra fica entre o polegar e o indicador.

Para segurar a corda sem falsidade, você precisa dividir visualmente o traste em duas partes. O dedo com a corda deve ser fixado naquela parte do traste mais próxima do corpo da dombra. Se você prender a corda estritamente em uma barra de metal ou na parte do traste mais perto da cabeça, o som será barulhento e arrastado, o que afetará a impressão geral do jogo.

A mão direita é usada para golpear as cordas. Para fazer isso, a mão é girada para as cordas em 20-30 graus, e os dedos são dobrados em anéis. Em que mindinho, anel e meio estão na mesma linha. O dedo indicador se move um pouco mais perto e o polegar é inserido na lacuna resultante, formando uma espécie de coração.

As cordas são batidas no prego. O movimento para baixo é realizado com o dedo indicador e o retorno para cima cai sobre o polegar. Beliscar com a ponta do dedo fará com que o som perca o brilho. Além disso, não toque no deck com as unhas. Caso contrário, a música será complementada por tons desagradáveis. Apenas a mão está envolvida nos movimentos. A área do ombro e cotovelo não participa do jogo.

É importante que parte da dombra jogar. A área de trabalho para a mão direita está localizada estritamente na parte pintada do convés. Jogar para a esquerda ou para a direita é considerado um erro.

Como configurar?

Existem apenas duas cordas na dombra, que são reguladas pelas orelhas localizadas na cabeça. Sua altura coincide com a nota "Ré" da primeira oitava (corda fina) e "A" da oitava menor (corda mais grossa).

Aqui estão algumas maneiras de configurar para iniciantes.

Por sintonizador

O dispositivo é conectado à cabeça da dombra. A tela gira em um ângulo para facilitar a visualização. Para a corda mais grave, o som "re" (letra latina D) é definido. Se o indicador acender em verde quando a corda estiver tocando, significa que a afinação está correta. Se o som da corda não corresponder à nota, o visor ficará laranja ou vermelho. A corda superior é afinada em "A" (letra A).

Por programa de computador

Existem vários programas para afinar instrumentos de cordas, incluindo o dombra. Você pode pegar um deles, por exemplo, Aptuner.

O trabalho é feito de acordo com um esquema semelhante ao do afinador, mas através do microfone do PC, sentado com o instrumento o mais próximo possível do computador.

Em um diapasão

Seu som deve formar uma oitava com a corda superior. Em seguida, primeiro você precisa afinar a corda "A" e, em seguida, usá-la para afinar "D". O instrumento está devidamente afinado se a corda superior for presa na quinta casa e a corda inferior for aberta em uníssono.

Freqüentemente, outro instrumento é usado para afinar a dombra, incluindo um piano ou violão. Isso é praticado ao tocar em conjunto.

Músicos mais experientes podem afinar o instrumento de ouvido se os instrumentos ou outros instrumentos musicais não estiverem disponíveis. Mas isso requer uma memória precisa para o tom dos sons.

Aprenda partituras

O estudo da notação musical é uma etapa muito importante no desenvolvimento de um músico. Assim como a capacidade de ler, o conhecimento das notas permite que você não se limite a um determinado conjunto de melodias aprendidas à mão. Diferentes tecnologias são utilizadas dependendo da idade dos alunos.

Para uma criança pré-escolar que não sabe ler e escrever, você pode explicar as notas usando combinações de cores e formas geométricas. As cores são usadas para distinguir entre diferentes tons. O círculo, estrela, semicírculo, triângulo e quadrado são dedos. Existe também um sistema de execução de técnicos. Por exemplo, o estado calmo das cordas é indicado por uma cruz. E uma marca de seleção indica uma explosão.

Uma técnica semelhante é usada com sucesso no ensino de crianças com deficiência.

A partir da idade escolar, vale a pena pensar em dominar a notação musical na versão tradicional, que engloba toda uma gama de conhecimentos. Vamos listar os principais.

  • Equipe de música. Levando em consideração a afinação da dombra Kalmyk, basta dominar as notas da clave de sol.
  • Durações de notas e padrões rítmicos. Sem isso, é impossível dominar a música com competência.
  • Metros e dimensões. Sentir a alternância de batidas fortes e fracas é importante para a percepção e reprodução de vários gêneros musicais.
  • Dedilhado. A execução de composições virtuosas depende diretamente da capacidade de posicionar corretamente os dedos no instrumento, bem como de sincronizar o movimento das mãos.
  • Tons dinâmicos. Uma pessoa que não sente a diferença entre um som baixo e um som alto, a performance será monótona e inexpressiva. É como ler um poema "sem expressão".
  • Técnicas de execução. Tocar o Kalmyk dombra envolve o uso de uma série de técnicas características deste instrumento. Eles podem ser dominados independentemente ou sob a orientação de um professor experiente.

Resumindo: o chichirdyk dombra é considerado um instrumento folk Kalmyk que possui “parentes” em muitos países e nacionalidades. A arte de tocá-lo foi revivendo ativamente nos últimos anos. Portanto, aqueles que desejam dominá-lo por conta própria aumentaram.

Aprender a tocar um instrumento é impensável sem uma aterrissagem adequada, assim como compreender os fundamentos da produção sonora. É considerado importante conhecer a afinação do instrumento, a capacidade de afinar independentemente de ouvido, com um diapasão ou com a ajuda de um dispositivo eletrônico. Alguns músicos podem tocar várias composições na dombra, tendo-as dominado à mão. Mas dominar um repertório mais amplo é impossível sem alfabetização musical. A forma como é estudado depende da idade e das habilidades dos alunos. Portanto, você deve encontrar o melhor método de acordo com suas capacidades e preferências.

Para aprender a jogar o Kalmyk dombra, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa