Instrumentos musicais

Como fazer um cajon com as próprias mãos?

Como fazer um cajon com as próprias mãos?
Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Fazendo uma caixa
  3. Montagem e acabamento do trabalho

A música é um dos fenômenos mais surpreendentes de toda a história da humanidade. Sons que podem não apenas informar uma pessoa sobre algo, mas também deleitar sua audição, podem ser extraídos de qualquer lugar, como evidenciado pela pré-história da criação dos instrumentos.

Prova disso é o cajon - inventado pelos escravos no início do século 19 para executar música ritual, tornou-se um dos instrumentos musicais mais populares da América Latina. Evoluindo de uma simples caixa de frutas de madeira para uma elaborada caixa de cordas, o cajon se tornou um verdadeiro símbolo do Peru e da dança flamenca que costuma executar.

Ferramentas e materiais

Não é preciso muito esforço para fazer um cajon em casa.

O primeiro passo é decidir sobre o material: tradicionalmente, essa ferramenta é feita de folhas sólidas de madeira, mas o compensado comum também é adequado para a produção doméstica. Uma serra circular é ideal para cortar as paredes da caixa e do orifício do ressonador. Você pode processar e polir madeira compensada usando um amolador e uma lixa - isso reduzirá o risco de deixar uma lasca sob a pele durante o jogo. Para fixar os retângulos cortados, é necessário adquirir cola para madeira, contrapisos para fixar com firmeza as chapas, pregos ou parafusos autorroscantes. Você pode precisar de uma furadeira e uma chave de fenda como ferramentas de trabalho.

As cordas também são um elemento importante do cajon: são elas que, quando batidas na parede, ressoam e emitem aquele som de "chocalho" inimitável.

Basicamente, uma caixa de bateria é usada para obter esse efeito, que pode ser encontrada em qualquer loja de música, mas cordas de violão normais, linha de pesca ou arame também são uma opção econômica. Para ouvir o som da "areia" o tempo todo, recomenda-se cortar a caixa ao meio e fixá-la em relação à torneira em um ângulo para que o compensado toque nela a cada impacto.

Para uma variedade mais sônica, os músicos modernos usam uma variedade de acessórios, como um pedal para tocar o pé adicional. Assim, ao tocar música, uma das mãos pode ficar livre ou ser usada para várias transições sonoras.

Fazendo uma caixa

As instruções para fazer este instrumento musical são muito simples.

  • O primeiro passo em qualquer negócio é desenhar. Medida sete vezes - trata-se exatamente do cajon, porque o conforto do músico depende totalmente de seu tamanho: é improvável que funcione por muito tempo sentado em uma superfície muito estreita e instável, então as proporções devem ser muito claramente observado.
  • A largura e a altura do cajon são escolhidas de acordo com a altura do músico que vai tocar, mas os parâmetros médios são 33x33x45 cm. Assim, para as placas laterais o tamanho ideal é 43x32 cm, para a frente e para trás - 45x33 cm, para a parte superior e inferior - 33x32 cm. Neste caso, deve-se levar em consideração a espessura das paredes: a placa frontal - tapa - deve ter de 3 a 5 mm de espessura, enquanto todos os outros têm 12 anos para suportar o peso de um adulto. Essa diferença de espessura se deve ao fato de que a tapa deve vibrar ao ser atingida, caso contrário, o som será completamente surdo.
  • Para fortalecer a estrutura, às vezes são usados ​​blocos de madeira: eles não têm efeito sobre as propriedades musicais do instrumento, portanto, para confiabilidade, esse seguro não prejudicará. Pressionada pelo peso humano, a caixa ainda será muito mais estável se você prender 4 pernas de cortiça ou borracha de até 1 cm de altura em sua parede inferior.

Montagem e acabamento do trabalho

Não é difícil montar um cajon com as próprias mãos, o principal é dividir todo o trabalho em várias etapas.

  • Primeiro, a moldura é colada e fixada, mas não toda: a tapa é aparafusada bem no final da montagem. Os suportes são pregados nas paredes laterais a uma distância de 6 a 7 cm do topo para prender a barra com o auxílio de laços. Tudo isso deve ser montado de forma que as partes da caixa se projetem um pouco além das bordas da caixa e toquem as tapas em um ângulo de 45 ° - para que fiquem constantemente envolvidas. Para poder "afinar" periodicamente a caixa, você pode prendê-la às cravelhas. Depois disso, o tapu deve ser pregado: todo o trabalho interno está concluído.
  • A última etapa são as pernas. Leitões feitos de madeira compensada, borracha ou cortiça serão amortecedores ideais para a caixa, pois ao se mover sob o peso de uma pessoa, ela pode ser riscada ou danificada.
  • Quando todas as paredes estiverem fixas e o cajon estiver firmemente no chão, você pode arredondar seus cantos superiores.para que não cortem as coxas ao sentar: uma lixa de grão grosso e fino é ideal para esse problema.
  • Um instrumento musical completamente acabado pode ser coberto com segurança com tinta e verniz - para que cada som extraído pareça mais claro.

O cajon caseiro não é de forma alguma inferior às mercadorias de armazenamento: graças às suas características flexíveis e facilmente adaptáveis ​​para si, é muito fácil fazê-lo a partir de meios improvisados.

O prazer de tocar um instrumento totalmente DIY é incomparável!

Como fazer um cajon com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa