Instrumentos musicais

Cajon: descrição e dispositivo do instrumento

Cajon: descrição e dispositivo do instrumento
Contente
  1. História de origem
  2. O que é isso?
  3. Visualizações
  4. Critérios de escolha
  5. Acessórios
  6. Como jogar?
  7. Conclusão

Cajon é um instrumento musical incomum originário do Peru. A história de origem, dispositivo, tipos, bem como como escolhê-lo e jogar corretamente, é descrito no âmbito deste artigo.

História de origem

Não há consenso sobre a época de origem do instrumento e a história de sua origem. A versão oficial diz que o cajon apareceu na primeira metade do século 19, enquanto a versão não oficial diz que há dois séculos.

De acordo com o surgimento do instrumento, há uma visão de que os “culpados” do aparecimento eram escravos sul-americanos. Eles foram estritamente proibidos de tocar bateria tradicional. Os africanos engenhosos não ficaram perdidos e, em vez disso, usaram caixas de peixes, caixas de tabaco e cigarros, que, respectivamente, têm um som baixo, médio e alto.

Outra versão diz que algum tipo de cajon ainda estava na África Central e Ocidental. E junto com os escravos, ele chegou na América Latina. Devido à sua simplicidade, rapidamente se tornou popular na América colonial. E como naquela época a língua espanhola estava fortemente enraizada, o nome do instrumento foi dado em espanhol.

O que é isso?

O nome do instrumento musical "cajon" na tradução do espanhol significa "caixa". Externamente, parece uma caixa comum de madeira, normal. Atualmente, vários metais são usados ​​para criar ferramentas, não apenas madeira. Cajon se refere a tambores, embora não seja um tambor no sentido usual. Sua principal vantagem é a praticidade.

O design geral da ferramenta é simples. Um lado da caixa é feito de material mais leve e os outros cinco são feitos de matéria-prima mais resistente. Via de regra, utiliza-se madeira ou compensado.

Os tipos de madeira mais populares são faia, teixo, freixo e bordo. Raças raras - zebrano, bubing. A presença de peças individuais, como pedais, molas, etc., depende do tipo de instrumento.

Existem duas variedades principais: cordas e pequenos cajons. Os primeiros são equipados com 2–5 cordas de violão fixadas de dentro na parede posterior da estrutura (antes eram cordas de violão localizadas nos cantos, mas agora uma caixa padrão é frequentemente encontrada). Os pequenos têm 4 fios de malha em vez de cordas. Pequenos cajons emitem sons de crepitação durante o jogo, e é por isso que são usados ​​quando se tocam com instrumentos elétricos.

As dimensões clássicas do instrumento (cm) são 50x30 (largura e comprimento), mas normalmente este instrumento é feito dependendo da altura do músico.

Existe também o tipo afro-peruano sem fio e sem fio. Emite o mais puro som amadeirado, pelo qual os artistas de flamenco o apreciam.

Visualizações

Se no início havia um design simples, então, a partir do momento em que o instrumento foi domesticado, eles começaram a adicionar elementos diferentes. Como resultado, vários tipos foram criados.

  • O string cajon mencionado acima.
  • Sem cordas - o modelo mais simples que se espalhou. É mais comumente usado para criar música flamenca.
  • Desmontável é uma opção prática, pois pode ser desmontado e remontado, se necessário, em apenas alguns minutos. Isso é especialmente importante se você tiver que mover e transportar o cajon com frequência. É tão compacto que pode ser facilmente desmontado em uma caixa ou bolsa.
  • Bass é um modelo fora do padrão. O som especial e as dimensões ligeiramente diferentes tornam o cajon especial.
  • Octacachons, Kongacachons e outros. Já são variações de formas diferentes (hexágonos e octógonos). Nessas variações, a tapa é posicionada horizontalmente, de modo que a forma de execução é diferente e lembra a de tocar congas.
  • Existem instrumentos com um design complicado, quando o som ao bater nas bordas esquerda e direita é significativamente diferente, com um formato diferente.
  • Entre os instrumentos modernos estão os cajons eletrônicos.

Critérios de escolha

Tendo decidido adquirir um instrumento musical exótico, deve colocar-se a questão principal sobre a finalidade da aquisição (para jogo amador ou profissional), sobre a frequência de utilização. Tudo isso determinará o tipo de cajon, o material de fabricação e o preço.

Material

O principal requisito para o material é a resistência. Quanto mais forte, mais longa é a vida do instrumento, porque o músico se senta no cajon. Aqui também vale a pena levar em consideração o peso corporal do próprio jogador.

Instrumentos feitos de diferentes tipos de materiais têm sons diferentes, inclusive de diferentes tipos de madeira. Por exemplo, cajons de fibra de vidro têm um som muito alto. Isso pode não funcionar para todos os artistas.

Na hora de escolher, vale a pena conferir como cada um dos instrumentos soa e confiar na sua própria audição.

Um gabinete feito de compensado resistente é a opção mais comum. Esse modelo é barato, mas durável. É simplesmente impossível danificá-lo ou deformá-lo. Mas os cajons de madeira têm um custo mais alto. Quanto mais valiosa a espécie de madeira com a qual o cajon é feito, mais alto é o preço.

O material com o qual a tapa é feita também é de grande importância. Pode ser de plástico, madeira compensada ou madeira maciça.

Não há necessidade de economizar dinheiro aqui - você pode escolher um modelo com tapas feitos de madeira de alta qualidade. O som puro neste caso é garantido.

O "interior" do instrumento

Alguns músicos não podem viver sem amplificadores de som, microfones e outros acessórios, enquanto outros não reconhecem quaisquer complementos artificiais.

Preço

Amadores e simplesmente cajons entusiastas devem começar a se familiarizar com o instrumento em uma cópia barata. Também é importante compreender que um instrumento orçamentário não é necessariamente de má qualidade ou ruim. Vale a pena dar uma olhada aqui, porque entre os modelos baratos existem opções muito decentes com som excelente (não pior do que análogos mais caros). A principal diferença, via de regra, consiste na presença de elementos adicionais neste último. A marca do instrumento musical também é importante.

Para aqueles que estão engajados profissionalmente ou têm sérias intenções e planos de longo prazo, você não deve poupar dinheiro para comprar uma ferramenta mais cara.

É importante ter em conta todos os detalhes e ser meticuloso na escolha: a ferramenta deve cumprir integralmente todos os requisitos. Esses modelos geralmente possuem amplificadores de áudio, o que aumenta a gama de aplicações.

Acessórios

Existem muitos acessórios para cajons. Existem bolsas especiais para transporte e estojos e pedais para composições com configurações de percussão e microfones e baquetas para alcançar um som mais profundo, e modelos adicionais de tamanho reduzido que podem ser fixados no corpo do instrumento principal.

Como jogar?

Jogar o cajon é uma experiência emocionante. Parece que não há nada de difícil nisso, por que tirar lições. No entanto, ele tem suas próprias regras, características, sutilezas. Portanto, se você deseja dominar o instrumento, deve passar pelo treinamento de um músico profissional.

Existem várias técnicas de jogo para produzir sons de diferentes alturas.

  • Para extrair o som de alta frequência, é necessário golpear com os dedos na parte superior da borda frontal.
  • Para conseguir o baixo, você precisa bater com a palma da mão inteira um pouco mais abaixo do que no primeiro caso. Como alternativa, você pode usar um golpe de salto ou beliscão.
  • Tocar nos cantos com os dedos produz um som de “clique”.

Atenção! Você não deve bater no centro da caixa, porque a vibração da tapa é abafada.

Conclusão

Cajon é um instrumento exótico originário do Peru com uma interessante história de origem. Apesar da simplicidade de construção, parece ótimo e variado. Refere-se a instrumentos de percussão. No entanto, você não pode chamá-lo de tambor no sentido literal da palavra. O som depende principalmente do material de fabricação, tipo de construção.

Ao escolher uma ferramenta, você deve primeiro determinar o propósito da aquisição. Para os amadores, a versão econômica vai valer a pena, e os profissionais devem considerar os modelos mais caros de fabricantes conhecidos. Se necessário, você pode adquirir acessórios adicionais na forma de amplificadores de som, um microfone e outros. É necessária uma maleta de transporte.

Você pode dominar o básico para tocar cajon sozinho por meio de tutoriais em vídeo na Internet ou em sites temáticos. Mas para se tornar um virtuoso, é necessário um estudo mais aprofundado e uma imersão no assunto.

Para saber como o cajon soa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa