Gaita de fole irlandesa

No mundo moderno, o interesse pela cultura nacional de diferentes países aumentou significativamente. Isso é facilitado pela capacidade de viajar para qualquer parte do mundo e pelo rápido desenvolvimento das tecnologias da Internet, que permitem superar qualquer barreira. Se você está interessado na cultura irlandesa, este artigo será do seu interesse. Com ele, você aprenderá sobre um instrumento como a gaita de foles Illian ou a gaita de foles irlandesa.

Peculiaridades
A gaita de foles irlandesa é conhecida principalmente como um instrumento para executar a música folclórica deste país. Mas, com o passar dos anos, esse dispositivo foi aprimorado e os executores aprimoraram suas habilidades, de modo que a gama de recursos do illianpipe se expandiu significativamente. Eles começaram a tocar músicas em outros estilos, graças ao qual o instrumento ganhou mais fãs.

O cantor de gaita de foles irlandês, ou seja, seu tubo melódico, é equipado com uma bengala dupla. Seu alcance inclui algumas oitavas - apenas duas. Pode conter válvulas que permitem a criação de meios-tons. Isso fornece um campo de jogo mais amplo para o instrumento. Cinco válvulas fornecem cromaticidade total.


Um pouco de historia
É difícil transmitir um quadro completo da história da gaita de foles irlandesa. Apenas alguns fatos sobre este antigo instrumento sobreviveram até hoje. Sabe-se que a gaita de foles é tocada na Irlanda há pelo menos 13 séculos. Deve-se ter em mente que durante sua existência o instrumento foi sendo aperfeiçoado, teve suas próprias variedades.
Os próprios Illianpipes só surgiram como instrumentos exclusivamente irlandeses no início do século XVII.

O visual moderno das gaitas de fole tomou forma no início do século XIX. Mas em meados do século, tempos difíceis caíram no país, e este instrumento musical, como tantos outros, foi praticamente esquecido.Eles tentaram revivê-lo e torná-lo popular novamente no início do século XX. Isso aconteceu por meio dos esforços dos irmãos Taylor e do Capitão Francis O'Neill, eles conseguiram dar uma segunda vida ao Illianpipe e torná-lo popular novamente.


Dispositivo
A gaita de foles irlandesa é bastante complicada. O dreno do chanter geralmente é de metal, pois possui uma válvula que bloqueia o fluxo de ar para a cana. Este detalhe ajuda a depurar o trabalho de drones e ESCs. A injeção de ar na bolsa é por conta da rã. Esses três componentes - chanter, bolsa e sapo - são unidos pelo conceito de conjunto de prática. Três zangões de gaitas de fole irlandesas estão adjacentes ao ralo, onde todos se ajustam a uma oitava.
Quando ligados com a válvula chave de parada, os drones tocam um som rico, rico em sobretons. Esta válvula é conveniente para ligá-los e desligá-los quando necessário, sem interromper o processo do jogo. Junto com os drones, o conjunto de prática forma um meio conjunto. Além disso, há dois orifícios acima dos drones, que são fechados por plugues no conjunto Half. Esses buracos contêm os controles de tenor e barítono.

O regulador de graves com seu próprio dreno fica ao lado do dreno principal na lateral. No total, os reguladores têm 13-14 válvulas que fecham e abrem quando necessário. Eles são pressionados no momento certo com a ponta da palma ou dos dedos. Os ESCs parecem drones, mas na verdade são três chanters modificados. Cada um deles tem bengala de duplo chanter de furo cônico.
O tenor e o barítono soam em uma terceira e o baixo em uma oitava. Se houver quatro reguladores na gaita de foles, então também há um contrabaixo na composição. A montagem completa do instrumento é chamada Fullset. A gaita de foles irlandesa é incrível porque pode produzir até 7 sons de uma vez.

Som
Algumas pessoas comparam o som deste instrumento com o canto gutural de uma pessoa. Acredita-se que a voz da gaita de foles tenha propriedades mágicas. Parece hipnotizante e faz até mesmo quem ouve música de longe.
Conforme você toca, a melodia aparece junto com a harmonia monótona que soa ao fundo. Essa música "dupla" é criada de uma certa maneira. O músico infla a bolsa através do tubo do bocal. Ele pressiona com o cotovelo para que o ar entre nos tubos, depois passe pelos orifícios do cantador, que dá origem à melodia. As melodias podem ser interrompidas pelas melodias do flautista.

A gaita de foles irlandesa produz um número limitado de notas em comparação com outros instrumentos. Ou seja, não funcionará bem tocar uma composição de jazz ou uma obra-prima clássica bem conhecida. Mas nas mãos de virtuosos, este instrumento soa muito bonito e encantador.


Fatos interessantes
Historicamente, a gaita de foles irlandesa era um instrumento tradicional dos camponeses comuns, embora hoje o instrumento seja bastante caro. Os sopradores de pipas são mencionados nos anais da Irlanda desde tempos imemoriais. De acordo com historiadores da música, as primeiras variações deste instrumento eram semelhantes às gaitas de foles escocesas modernas.

A gaita de foles irlandesa floresceu no século XVII. Então ela tinha muitos admiradores, tanto entre os ricos quanto entre os irlandeses pobres. No início do século 18, quando era um pouco mais refinado, começou até a superar a harpa em popularidade.
Na Irlanda existe outro tipo de gaita de foles - militar. É semelhante à versão Scottish Highland do instrumento, mas com um tubo de Bourdon. É jogado pelo menos desde o século 16 no norte da Irlanda.

As velhas gaitas de foles irlandesas com uma voz encantadora ainda são populares em sua terra natal e em outras partes do mundo. As atuações dos flautistas não são apenas agradáveis de ouvir, mas também muito divertidas e comoventes. Se você gosta da cultura musical tradicional de diferentes países, será interessante ouvir este maravilhoso instrumento com uma longa história.

Para saber como a gaita de foles irlandesa soa em um show, veja o próximo vídeo.