Como tocar gaita?

Devido ao grande número de gaitas disponíveis no mercado, é melhor para os iniciantes adquirirem o instrumento de afinação de dó (dó maior) mais simples, que tenha apenas 10 orifícios no bocal. Seja um modelo diatônico regular com uma fileira de juncos ou um tremolo com orifícios em duas fileiras.
Como manter?
Normalmente, uma gaita de tamanho pequeno é segurada na mão esquerda entre o indicador e o polegar em uma posição horizontal com os orifícios voltados para o músico. O dedo indicador (junto com o do meio) é colocado na tampa superior ao longo do lado longo do corpo do instrumento, e o polegar - ao longo do lado inferior. Nesse caso, a borda esquerda do harmônico deve repousar firmemente contra a coroa (borda do músculo) entre esses dedos.

Muitos músicos com a mão esquerda como "principal" seguram o instrumento exatamente da mesma maneira, mas usam apenas os dedos da mão direita para isso. Mais adiante no texto, ao descrever quaisquer ações das mãos, um intérprete destro será considerado, e um músico canhoto simplesmente precisa corrigir as informações por conta própria para se adequar às suas características naturais.
Intérpretes experientes de gaita também não ficam ociosos com a mão direita: ela executa uma variedade de ações para alterar o som. Com a ajuda dela:
- vibrato é executado;
- a dinâmica das mudanças sonoras;
- notas cromáticas (sustenido e bemol) são reproduzidas;
- o som recebe o efeito "wah-wah" usado ao tocar guitarra e outros instrumentos elétricos por meio de um transdutor de som especial (pedal);
- é possível tocar bandas (também uma técnica de guitarra para mudar o som para um mais alto).
Nesse caso, a palma da mão direita se sobrepõe ao lado (do lado direito) do acordeão, ou ao verso, onde o ar soprado é liberado para influenciar sua intensidade. Neste último caso, os dedos da mão direita são colocados sobre os dedos da mão esquerda, e a base da palma da mão fica abaixo do corpo sobre o polegar da mão esquerda.
No entanto, ainda não chegou a hora de um iniciante pensar sobre isso. Em primeiro lugar, ele precisa aprender a soprar corretamente no bocal do instrumento, reproduzir um som único e limpo e acertar as notas certas ao mesmo tempo.
Agora, é proposto passar para a próxima pergunta com relação à configuração dos lábios ao tocar a gaita e à respiração correta. Além disso, algumas das possibilidades acima mencionadas da mão direita não podem ser realizadas no modelo diatônico do instrumento.
Definição de lábios e respiração
Primeiro, você deve descobrir a principal diferença entre a gaita e todos os outros instrumentos musicais de sopro. O fato é que nele o som é produzido não só durante a expiração, mas também durante a inspiração. Além disso, os sons no mesmo orifício durante a inspiração e a expiração não são idênticos - eles têm alturas diferentes.
No diagrama esquemático do bocal acordeão diatônico C maior, que está localizado abaixo, isso pode ser facilmente visto:

Assim, para obter a nota dó da primeira oitava, você deve soprar na primeira abertura do bocal (ou seja, expire). Permanecendo no lugar (no primeiro orifício) e começando a inalar o ar pela boca através dele, você pode ouvir outro som em altura - o "re" da primeira oitava. O design do acordeão fornece várias palhetas de som e canais para a passagem de ar através delas durante a inspiração e a expiração.
O primeiro problema para músicos novatos é a precisão da entrada de ar da boca na expiração ou, inversamente, de fora durante a inspiração no canal sonoro desejado (orifício) do bocal.
As dimensões da gaita são bastante pequenas, então as distâncias entre os canais são tão pequenas que, no momento em que os lábios cobrem o bocal, vários orifícios podem entrar na zona de fluxo de ar de uma vez. Localizar um som não é nada fácil.
Para este caso, existem 2 maneiras principais de produzir uma única nota.
- O primeiro deles entre os músicos-harpistas é jocosamente denominado "o beijo" pela semelhança de adotar o formato dos lábios com a intenção de beijar alguém de forma relativa (na bochecha ou na testa). Por outro lado, é denominado método do "apito". Ao mesmo tempo, os cantos dos lábios são pressionados contra os dentes, e o meio dos lábios é arredondado e empurrado para a frente (tudo isso é feito com a ajuda dos grupos musculares correspondentes). Nesse caso, deve-se tentar arranjar o "canal de ar" obtido dos lábios de forma que o ar fique direcionado para o orifício sonoro desejado do bocal. Mas, ao mesmo tempo, uma regra estrita deve ser observada: o bocal da gaita deve estar sempre entre os lábios, e não na frente deles.

- O segundo método usa o bloqueio (fechamento) de orifícios adjacentes com a língua e os cantos dos lábios. Os lábios capturam 3 ou 4 orifícios da sanfona, dos quais apenas um fica aberto e 2 ou 3 "desnecessários" são tapados pela língua. Este método é muito mais complicado do que o anterior, mas tem vantagens próprias, em relação às quais também é necessário aprender a utilizá-lo. Além disso, apenas esta posição dos lábios é utilizada para a extração simultânea de vários sons (consonâncias duplas e acordes). Na hora de tocar acordes, a ajuda da linguagem também será necessária para dar ritmo à composição.
A respiração se desenvolverá no processo de domínio da técnica de tocar gaita. A beleza e a entonação do som dependem do correto posicionamento das mãos, lábios, precisão e densidade do fluxo de ar.
Existem várias diretrizes para escolher os primeiros exercícios de prática para iniciantes, mas a maioria ainda está inclinada a acreditar que a primeira coisa a fazer é aprender a tocar notas isoladas.E o mais útil para fixar uma posição, memorizar notas, desenvolver a audição e a respiração é tocar a escala de Dó maior em um movimento para cima e para baixo.
Tablatura
Os tutoriais existentes para ensinar este instrumento musical exclusivo do zero usam principalmente tablaturas para gravar exercícios de gaita e melodias. É uma alternância de números, ou seja, os números dos orifícios sonoros do harmônico, nos quais você precisa soprar sequencialmente para tocar uma melodia específica. Devido ao fato de que cada buraco pode reproduzir dois sons diferentes dependendo da direção do fluxo de ar, ao lado dos números (na frente deles ou depois deles) escrevem o sinal "-" se a nota for tocada na inspiração, ou "+" se um som for necessário na expiração. Por exemplo, aqui está a aparência da tablatura da escala de Dó maior nos movimentos para cima e para baixo:

Em algumas fontes, a mesma entrada pode ser vista em outras variantes:
- 4 -4 5 -5 6 -6 -7 7 -7 -6 6 -5 5 -4 4, onde a exalação é indicada simplesmente por um número, o sinal "+" é omitido;
- 4 (4) 5 (5) 6 (6) (7) 7 (7) (6) 6 (5) 5 (4) 4, onde a inalação está incluída entre parênteses, por exemplo (4), e a expiração está incluída em um número sem símbolos adicionais ...
- ↑ 4 ↓ 4 ↑ 5 ↓ 5 ↑ 6 ↓ 6 ↓ 7 ↑ 7 ↓ 7 ↓ 6 ↑ 6 ↓ 5 ↑ 5 ↓ 4 ↑ 4 (neste caso, ↑ significa expirar e ↓ significa inspirar).
Além disso, a inalação pode ser indicada por outros sinais: um número em um círculo, um círculo acima do número, um travessão acima do número e assim por diante. Em geral, não é difícil descobrir, uma vez que o número na expiração geralmente não tem acréscimos.
Deve ser lembrado que as variedades de harmônicas em ordem e número de orifícios sonoros não são menores que as tonalidades na teoria musical ou esses mesmos orifícios, portanto, as tablaturas da escala de Dó maior ou qualquer outra melodia para modelos diferentes podem não coincidir (ou em vez disso, eles não podem coincidir). É por esta razão que é melhor dominar a notação musical e compor suas próprias notas quando belas melodias simples de blues ou suas próprias improvisações de composições já conhecidas vierem à mente. Embora isso ainda esteja por ser feito, vale a pena entender as notas no início do caminho.

Essa abordagem de aprendizagem é mais racional do que jogar por números durante toda a sua vida. A tablatura não dá o ritmo (duração) de sons ou acordes individuais, portanto, ao escolher melodias desconhecidas para um ouvido musical medíocre, ela trará muitos erros a esse respeito.
Técnica do jogo
Você pode aprender a tocar gaita corretamente fazendo algumas lições para iniciantes com os profissionais para ajudá-lo a dominar as posições para tocar notas simples ou tocar acordes. Em alguns locais de residência, principalmente nas grandes cidades, existem escolas de música, nas quais certamente haverá professores dessa área.
Para ajudar os harpistas autodidatas, os materiais educacionais podem vir na forma de manuais de autoaprendizagem e escolas para tocar gaita de autores estrangeiros e nacionais.

Do mercado doméstico, os seguintes livros podem ser observados:
- K. Smolin “Harmonica. Guia de autoaprendizagem ";
- Beletskaya M. "Um manual de auto-instrução para tocar gaita";
- V. Skalozubov "Escola de gaita tocando tremolo e oitava";
Entre os estrangeiros, ela é atraída pela "School of Harmonica Playing" de Phil Duncan, já que foi traduzida para o russo.
Em todos esses tutoriais, as aulas começam do zero e continuam até o estudo de toques virtuosos no instrumento, incluindo bandas, tremolo, vibrato, glissando.
Existem bons vídeos tutoriais na Internet sobre o treinamento inicial em tocar gaita diatônica de boca, master classes de especialistas de alto nível sobre como melhorar ainda mais o desempenho para aqueles que já alcançaram algum sucesso com este instrumento. O famoso artista virtuoso Boris Plotnikov tem uma versão muito interessante de produção sonora de sons individuais e de acordes (foto abaixo).

Oferece uma maneira fácil de reproduzir sons com base na posição incomum do instrumento entre os lábios. - em um ângulo de 30-35 graus com o apoio do bocal no lábio inferior e quase 2/3 da pálpebra superior do acordeão cobrindo o lábio superior. O lábio inferior, portanto, é o principal bloqueador dos orifícios atualmente "desnecessários" do instrumento ao tocar uma única nota.
Sugerimos que você mesmo avalie esse método assistindo ao vídeo abaixo.