Aprendendo a tocar violoncelo

O violoncelo pertence aos instrumentos musicais de arco de cordas da família do violino, portanto os princípios básicos de execução e as técnicas tecnicamente possíveis desses instrumentos são semelhantes, com exceção de algumas nuances. Vamos descobrir se é difícil aprender a tocar violoncelo do zero, quais são as principais dificuldades e como superá-las para um violoncelista novato.
Preparação
As primeiras aulas do futuro violoncelista não diferem das aulas iniciais de outros músicos: o professor prepara o iniciante para tocar o instrumento diretamente. Como o violoncelo é um instrumento musical bastante grande, com cerca de 1,2 m de comprimento e cerca de 0,5 m na parte mais larga - inferior - do corpo, você precisa tocar sentado. Portanto, nas primeiras aulas, o aluno aprende o encaixe correto com a ferramenta.



Além disso, nas mesmas aulas, é feita a escolha do tamanho do violoncelo para o aluno.
A escolha do instrumento é baseada na idade e nas características do desenvolvimento físico geral do jovem músico, bem como em alguns de seus dados anatômicos (altura, comprimento das mãos e dedos).
Para resumir, nas primeiras lições o aluno aprende:
- construção de violoncelo;
- o que e como sentar com o instrumento ao tocar;
- como segurar o violoncelo corretamente.
Além disso, ele começa a estudar notação musical, noções básicas de ritmo e métrica.


Existem também algumas lições dedicadas ao ensino do posicionamento da mão esquerda e direita. A mão esquerda deve aprender a segurar corretamente o pescoço da barra e mover-se para cima e para baixo na barra. A mão direita terá que praticar como segurar a palheta do arco. É verdade que não é uma tarefa fácil nem mesmo para os adultos, sem falar nas crianças. É bom que para crianças o arco não seja tão grande quanto para músicos adultos (1/4 ou 1/2).


Mas mesmo nessas aulas, o estudo da notação musical continua. O aluno já conhece a escala de dó maior e os nomes das cordas do violoncelo, começando pela mais grossa: C e G da oitava grande, Ré e A da oitava pequena.
Depois de dominar as primeiras lições, você pode prosseguir para a prática - comece a aprender a tocar o instrumento.
Como você aprende a jogar?
Em termos técnicos, tocar violoncelo, devido ao seu grande tamanho, é mais difícil do que tocar violino. Além disso, devido ao grande corpo e ao arco, alguns dos toques técnicos à disposição do violinista são aqui limitados. Mas ainda a técnica de tocar violoncelo se distingue pela graça e brilho, que às vezes é necessário durante vários anos de prática regular.
E ninguém está proibido de aprender a tocar para fazer música caseira - tocar violoncelo dá um verdadeiro prazer ao músico, já que cada corda possui apenas seu som único. O violoncelo não é tocado apenas em orquestras, mas também solo: em casa, na festa, nas férias.

Os primeiros exercícios com escalas podem não ser agradáveis: por hábito o arco escorrega das cordas, os sons são desajeitados (às vezes horríveis) e discordantes, mãos secam, ombros doem. Mas com a experiência adquirida por estudos conscienciosos, a sensação de cansaço dos membros desaparece, os sons são nivelados, o arco é segurado com firmeza na mão. Já outros sentimentos aparecem - confiança e tranquilidade, bem como satisfação com o resultado do seu trabalho.
A mão esquerda, ao tocar escalas, domina as posições no braço do instrumento. Primeiro, a escala de uma oitava em dó maior é estudada na primeira posição e, em seguida, é expandida para uma escala de duas oitavas.

Paralelamente, você pode começar a aprender a escala A menor na mesma ordem: uma oitava, depois duas oitavas.
Para tornar o estudo mais interessante, seria bom aprender não apenas escalas, mas também belas melodias simples de obras clássicas, folk e até música moderna.
Possíveis dificuldades
O violoncelo é considerado o instrumento musical perfeito por muitos profissionais:
- o violoncelista assume uma posição confortável para um toque completo e prolongado;
- o instrumento também está localizado de forma vantajosa: é conveniente em termos de acesso às cordas com a mão esquerda e direita;
- ambas as mãos durante o jogo ocupam uma posição natural (não há pré-requisitos para fadiga, fluidez, perda de sensibilidade e assim por diante);
- boa visibilidade das cordas na escala e na área do arco;
- nenhum esforço físico completo para o violoncelista;
- oportunidade de cem por cento de revelar um virtuoso em si mesmo.

As principais dificuldades para o aprendizado do violoncelo estão nos seguintes momentos:
- uma ferramenta cara que nem todos podem pagar;
- o grande tamanho do violoncelo limita o movimento com ele;
- impopularidade do instrumento entre os jovens;
- repertório limitado principalmente a clássicos;
- longo período de treinamento para habilidades reais;
- altos custos de trabalho físico na execução de golpes virtuosos.
Dicas para iniciantes
Para os aspirantes a violoncelista que apreciam e amam este instrumento, aqui estão algumas dicas para um aprendizado bem-sucedido.
- Independentemente do objetivo de aprendizagem (jogar para si mesmo ou tarefas mais sérias), um professor violoncelista experiente é necessário para as primeiras aulas.
- Você precisa fazer isso todos os dias.
- O aquecimento diário deve incluir exercícios para a independência dos dedos da mão esquerda, vários golpes de arco, escamas.
- Assista a shows e tutoriais em vídeo dos mestres.
- Corrija seus erros ao tocar a técnica imediatamente, sem permitir que se tornem um hábito.
Se você está estudando para si mesmo, tente arranjar algumas vezes shows para seus entes queridos. Isso é muito motivador para desenvolver habilidades.
