Aprendizagem de bandolim

Bandolim refere-se a instrumentos musicais dedilhados com cordas. Tem sua origem no alaúde italiano, apenas suas cordas são menores e as dimensões são significativamente inferiores às do progenitor. No entanto, o bandolim ultrapassou o alaúde em popularidade hoje, visto que é apreciado em muitos países do mundo, incluindo a Rússia.
Existem várias variedades deste instrumento, mas a mais utilizada delas é o napolitano, que assumiu a sua forma moderna no final do século XIX.


É o tipo de instrumento napolitano considerado o tipo clássico de bandolim.... Como afinar e aprender a tocar o bandolim napolitano é discutido no artigo.
Preparação
Para aprender a tocar bandolim com competência, como qualquer outro instrumento musical, você precisa se preparar. Isso significa não apenas adquirir um instrumento para o treinamento prático, mas também descobrir todos os detalhes mais importantes sobre o bandolim em si, suas cordas, afinação, métodos de execução, possibilidades musicais e assim por diante. Em outras palavras, você deve aprender tudo sobre a ferramenta e aprender com ela.
Como o bandolim tem uma escala bastante curta, o som das cordas decai rapidamente. Portanto, o principal método de produção de som aqui é o tremolo, ou seja, uma rápida repetição do mesmo som de uma melodia dentro de sua duração.... E para que o som fique alto e claro, o jogo é feito com uma picareta.

Os dedos da mão direita raramente são usados para extrair sons das cordas - e o som não é tão brilhante e sua duração é curta. Ao comprar um bandolim para treinamento, você precisa estocar mediadores. Um músico iniciante deve escolher aquele que parece mais conveniente entre os vários tipos e tamanhos de mediadores.
O bandolim é considerado um instrumento musical que pode ser tocado solo ou acompanhado.... Esses instrumentos soam muito bem em dueto, trio e todo o conjunto. Mesmo bandas de rock e guitarristas famosas costumavam usar sons de bandolim em suas composições e improvisações. Por exemplo: guitarrista Ritchie Blackmore, Led Zeppelin.

Costumização
O bandolim possui 4 pares de cordas duplas. Cada corda em um par é afinada em uníssono com a outra. A afinação clássica do instrumento é semelhante à do violino:
- G (sal de oitava baixa);
- Ré (Ré da primeira oitava);
- A (para a primeira oitava);
- E (E da segunda oitava).
A afinação de um bandolim pode ser feita de várias maneiras, mas para a maioria dos iniciantes será mais seguro fazê-lo com a ajuda de um afinador, no qual é possível definir os sons necessários para afinar o instrumento.
Por exemplo, um instrumento cromático serve. Com uma audição desenvolvida, não é difícil fazer isso para outro instrumento musical afinado (piano, violão).

Com a experiência adquirida, será possível afinar o instrumento de acordo com o seguinte algoritmo.
- Em um diapasão padrão, emitindo a nota "A" da primeira oitava, a segunda corda aberta do bandolim é afinada (em uníssono).
- Em seguida, a 1ª (mais fina) corda aberta é infundida, que deve soar igual à segunda, presa na 7ª casa (nota "E" da segunda oitava).
- Em seguida, a 3ª corda, presa na 7ª casa, é afinada com o mesmo som da 2ª abertura.
- A 4ª corda é afinada da mesma maneira, também presa na 7ª casa, em uníssono com a terceira aberta.
Técnicas básicas do jogo
Aulas de bandolim para iniciantes do zero não são uma tarefa particularmente difícil... Quase todos serão capazes de aprender a tocar melodias simples e acompanhamento em um tempo razoavelmente curto.
Recomenda-se adquirir um manual de autoaprendizagem do jogo, fazer algumas aulas com um experiente professor de bandolim, ouvir a execução de músicos profissionais. Tudo isso ajudará a dominar o bandolim.
O treinamento ocorre na seguinte ordem.
- O pouso com uma ferramenta é dominado com a implementação das regras para definir as mãos. Para facilitar o uso do bandolim, ele é colocado na coxa da perna direita, virado para a esquerda, ou nos joelhos das pernas, posicionadas uma ao lado da outra. O pescoço é levantado ao nível do ombro esquerdo, seu pescoço é enrolado em torno dos dedos da mão esquerda: o polegar está no topo do pescoço, o resto - abaixo. Nesse estágio, as habilidades de segurar a palheta entre o polegar e o indicador da mão direita também são praticadas.
- Pratique a produção de som com uma palheta de cordas abertas: primeiro com um traço "de cima para baixo" na contagem de quatro, então - com um traço alternado "baixo para cima" para contar com "e" (um e, dois e, três e, quatro e). À custa de "e", o golpe da escolha é sempre "de baixo para cima". Ao mesmo tempo, você deve estudar a leitura de notas e tablaturas, a estrutura dos acordes.
- Exercícios para desenvolver os dedos da mão esquerda. Habilidades de execução de acordes: Sol, C, Ré, Am, E7 e outros. Exercícios iniciais para dominar o acompanhamento.
Praticar técnicas de execução mais complexas (legato, glissando, tremolo, trinado, vibrato) usando exemplos e exercícios é realizado após o domínio desses princípios básicos.

