Instrumentos musicais

Como aprender a tocar acordeão de botões?

Como aprender a tocar acordeão de botões?
Contente
  1. O que precisa ser considerado?
  2. Como segurar o instrumento?
  3. Estágios de aprendizagem
  4. Adendo

Em nosso país, tocar acordeão de botão atrai muitas pessoas que querem se envolver com a música. Mas não se deve ficar surpreso com esta situação, já que os sons deste instrumento musical verdadeiramente folk com um timbre maravilhoso estão muito próximos das experiências emocionais - alegres ou tristes - de um russo. E quem dedicar a máxima atenção, perseverança e perseverança ao aprendizado certamente será capaz de dominar o acordeão de botões por conta própria.

O que precisa ser considerado?

É mais fácil para um iniciante começar a aprender a tocar um acordeão de botões pré-fabricado (três fileiras comuns), que tem três fileiras de botões no teclado direito. Será muito mais rápido dominar o jogo neste instrumento do que em um instrumento profissional de cinco linhas - pronto para usar.

Além disso, no primeiro, no teclado que o acompanha (esquerdo), certos acordes soam quando você pressiona apenas um botão com o dedo. E para um modelo pronto para uso, qualquer tríade pode ser obtida da mesma forma que no teclado direito - seletivamente (ou seja, pressionando simultaneamente vários botões com dedos diferentes). Cada botão aqui emite apenas um som. É verdade que o teclado que acompanha o acordeão de botão pronto para uso pode ser alterado para a posição normal (pronto) usando o registro. Mas este ainda é um instrumento profissional com um grande número de botões nos teclados esquerdo e direito, o que causará ansiedade desnecessária para um acordeonista iniciante autodidata.

Ao escolher uma ferramenta, você também deve levar em consideração as características físicas do aluno. Talvez, para começar, a compra de um half-bayan, que tem menos peso, dimensões e menos número de botões em ambos os teclados, seja uma decisão totalmente correta.

Esse instrumento pode ser escolhido não só por crianças, mas também por mulheres que, no início, terão dificuldade em controlar um instrumento bastante volumoso com uma gama completa de sons.

Pessoas impacientes devem considerar os seguintes pontos ao aprender a tocar acordeão de botão (para não se decepcionar mais tarde):

  • o instrumento é bastante complexo em termos de técnica, embora as primeiras lições possam parecer extraordinariamente interessantes, emocionantes;
  • é improvável que você aprenda rapidamente a jogar bem, então você precisa ser paciente e persistente;
  • para facilitar e acelerar o aprendizado, você precisará dominar a notação musical e algum conhecimento de teoria musical.

Além de tudo o que foi dito, antes da aula será útil lembrar um bom ditado sobre a repetição, que é a "mãe da aprendizagem". Nas aulas práticas, é necessário repetir os exercícios com a maior frequência e qualidade, visando praticar diversas técnicas de tocar acordeão de botões, desenvolver a independência e a fluência dos dedos e aguçar o ouvido para a música.

Como segurar o instrumento?

O acordeão pode ser tocado sentado e em pé. Mas é melhor aprender sentado - segurar o instrumento com o peso é bastante cansativo, mesmo para um acordeonista experiente. Ao jogar em pé, as costas e os ombros ficam especialmente cansados.

É absolutamente inaceitável que as crianças pratiquem em pé.

As regras de pouso com a ferramenta são reduzidas ao cumprimento dos seguintes requisitos básicos.

  • Você precisa se sentar em uma cadeira ou banquinho de altura tal que, com o posicionamento correto das pernas, os joelhos tenham uma ligeira inclinação para fora da pessoa sentada.
  • Posicionamento correto das pernas: a perna esquerda é ligeiramente afastada e para a frente em relação à localização do pé da perna direita, posicionando-se na linha do ombro direito e formando um ângulo quase reto com a superfície do solo e sua própria coxa. Nesse caso, ambas as pernas repousam no chão com toda a área dos pés.
  • Sentar-se corretamente em uma cadeira significa o seguinte: sentar no assento deve ser raso - no máximo a metade, idealmente - 1/3. Um músico deve ter 3 pontos de apoio ao tocar: 2 pés no chão e um assento de cadeira. Se você se sentar em uma cadeira cheia, o apoio nas pernas enfraquece, o que leva a um ajuste instável do acordeonista.
  • O botão acordeão é colocado com pele na coxa da perna esquerda, e o pescoço do teclado direito repousa na parte interna da coxa direita. Esta posição garante a estabilidade do instrumento quando o fole é comprimido durante a execução. Ao esticar o pelo, o principal meio de fixação do instrumento são as alças (desempenham o mesmo papel, é claro, quando o pelo é espremido, além de apoiar o pescoço do teclado direito na coxa da perna direita) .
  • Você precisa sentar-se ereto, sem desviar para a esquerda ou para a direita em nenhuma perna. Mas uma leve inclinação do corpo para a frente torna mais fácil tocar o instrumento, mas o ângulo de inclinação depende do tamanho do acordeão de botões e do equipamento do músico. O principal é que o peso do instrumento recai principalmente sobre as pernas e não sobre as costas.

Como resultado do encaixe descrito, a mão direita do acordeonista ganha liberdade de ação no teclado ao apertar o pelo. Ela não precisa segurar o instrumento para evitar que ele se desloque para o lado direito (esse papel é desempenhado, conforme explicado acima, pela coxa da perna direita). O deslocamento do acordeonista para a esquerda ao esticar o pêlo é evitado pela perna esquerda ligeiramente posta de lado para o mesmo lado. Além disso, este último também fornece estabilidade adicional para o músico com o instrumento devido a uma ligeira protrusão para frente em relação à linha do pé direito.

Estágios de aprendizagem

Para que os iniciantes possam tocar sanfona do zero, é importante organizar o treinamento de forma que não haja longas pausas no processo de aprendizagem. Um ou dois dias, se necessário, é uma pausa perfeitamente aceitável para alunos adultos ocupados com o trabalho e cuidando da família.

As crianças são aconselhadas a não arranjar férias para elas, mesmo que por um dia.

É verdade que o controle dos pais é necessário aqui, especialmente no estágio inicial do treinamento, quando os dedos são treinados para desenvolver sua independência, o alongamento e as escalas e notação musical são estudadas. Para muitos adultos e quase todas as crianças, as aulas no estágio inicial parecem chatas e desinteressantes. Mais tarde, quando começa a tocar melodias famosas com as duas mãos, os jovens acordeonistas não precisam mais de um controle estrito.

O método de domínio inicial da técnica de tocar o instrumento inclui duas fases:

  1. Pré-jogo;
  2. jogos.

Ambas as etapas principais são subdivididas, por sua vez, em mais 2 períodos.

A fase pré-jogo é dividida nos seguintes pontos:

  • o período de desenvolvimento das habilidades musicais e auditivas;
  • o período de prática do pouso e a formação do tom musical do aluno.

O período de desenvolvimento e identificação das habilidades performáticas de um futuro músico só é possível no caso de aulas com professor. É improvável que um iniciante (incluindo um adulto) pense em organizar aulas de audição musical de forma independente para si mesmo, muito menos analisá-las. Isso é o que se entende principalmente pelas tarefas deste período da fase pré-jogo. Isso também inclui o canto e a formação de um senso de ritmo, que também pode ser realizado apenas com um profissional.

O período de prática da aterrissagem e o desenvolvimento do tom de jogo é um marco muito importante na fase pré-jogo do treinamento de iniciantes. Aqui você precisa aprender a sentar-se corretamente com o instrumento, segurá-lo, realizar uma série de exercícios para praticar movimentos independentes dos dedos e sua sensibilidade.

E você também precisa treinar os músculos das mãos e realizar exercícios para desenvolver a coordenação e o toque. Se você não preparar um aluno para tocar o acordeão de botões, então, subsequentemente, poderá haver grandes problemas na técnica de execução, que são muito difíceis de resolver.

A fase do jogo inclui os seguintes períodos:

  • estudar os teclados esquerdo e direito do instrumento, dominando os princípios da ciência mecânica;
  • notação musical, tocando de ouvido e notas.

O estudo dos teclados deve começar pelos botões destinados a tocar com os dedos da mão direita, já que com a mão esquerda os iniciantes começam a atuar muito mais tarde (quando estiverem completamente à vontade com o teclado melódico, poderão tocar com segurança não apenas escalas, mas também peças, brincadeiras simples).

Os princípios básicos da mecânica para iniciantes podem ser expressos nas seguintes regras:

  • é necessário calcular a direção do pêlo em uma direção para que seja suficiente tocar pelo menos uma frase de uma peça musical ou, por exemplo, soar uma escala de duas oitavas na direção ascendente (então sua direção descendente cairá com o movimento do pelo na direção oposta);
  • não se pode interromper uma nota longa, que foi iniciada inadvertidamente quando o pelo se move em uma direção, mas por falta de reserva, continuando seu som mudando a direção do movimento para o oposto (tais técnicas ainda não estão disponíveis para iniciantes);
  • ao jogar, você nunca precisa esticar ou apertar o pelo até que ele pare - você definitivamente deve manter uma pequena margem de movimento.

O aluno deve compreender que a dinâmica (volume) do som no acordeão é regulada precisamente pela intensidade do movimento do pelo: para aumentar o volume, a pele precisa ser espremida ou afastada mais rápido. Além disso, outras técnicas e efeitos musicais (staccato, vibrato e assim por diante) são executados com pele.

Gama

Tocar no teclado acordeão direito (e mais tarde no esquerdo) deve começar com o aprendizado e a execução de escalas. Em primeiro lugar, é claro, essas escalas são tocadas, cujos sons não têm sustenidos (bemóis) - ou seja, apenas os botões brancos do teclado são usados. Essas escalas são dó maior e lá menor. Tocar escalas desenvolve a audição do músico, independência dos dedos, ensina-os a ordem correta dos dedos ao tocar longas perdas (forma o dedilhado correto), ajuda a memorizar rapidamente as notas no teclado.

Abaixo estão as duas escalas mencionadas.

As escalas devem ser reproduzidas em uma ampla variedade de compassos: 4/4, 3/4, 6/8 e 2/4.

Nesse caso, é imperativo acentuar as batidas fortes (as primeiras notas de todos os compassos).

Tocando por notas

Com a notação musical, você pode começar a "fazer amigos" desde o estágio pré-jogo:

  • entender que um sinal de nota em si é uma designação da duração de algum som indefinido, e colocado na pauta (pauta) também indica um som específico na altura (por exemplo, "to" da segunda oitava ou "mi" de as primeiras oitavas);
  • para começar, memorize as notas que soam mais longas: inteiras para 4 contagens, metade para 2 contagens e quarto para 1 conta;
  • aprender a escrever notas das durações passadas em uma folha de papel normal, descobrir de quais partes as notas são feitas (a nota em si é um oval incolor ou preto, calmo);
  • familiarize-se com a pauta e a clave de sol, aprenda a desenhar a clave de sol e a notação musical na pauta (você precisará de um livro de música);
  • um pouco mais tarde, quando for a hora de tocar o teclado esquerdo, considere da mesma forma qual é a pauta na clave de sol "F", quais notas e em que ordem ela contém.

A próxima etapa é aprender quais botões no teclado direito devem ser pressionados sequencialmente para tocar a escala Dó maior de "Dó" da primeira oitava até a nota "Dó" da segunda oitava. Grave esses sons (notas) na pauta em intervalos de um quarto e assine o dedilhado (dedos) da mão direita para cada nota, conforme descrito no exemplo acima.

Pegue um instrumento e toque uma escala, observando o dedilhado (dedilhado) e a duração dos sons (por 1 contagem). Você precisa tocar a escala em um movimento ascendente, e então - em um movimento descendente, sem parar ou repetir a nota "C" da segunda oitava.

Tendo aprendido a escala de uma oitava de Dó maior de cor, da mesma forma, você precisa escrever a escala de uma oitava de Lá menor (de "A" da primeira oitava a "A" da segunda oitava) com dedilhado em um livro de música. Depois disso, toque até que esteja completamente memorizado.

Mas não vale a pena insistir nisso. Você sempre pode comprar pequenas coleções de notas de suas canções favoritas ou melodias populares do mundo. Na maioria das vezes, eles são vendidos apenas como melodias monofônicas. Para iniciantes, será útil e interessante desmontá-los no teclado melódico. Você pode tentar captar composições musicais familiares de ouvido. Essas aulas são muito úteis para o futuro músico.

Adendo

Para melhorar seu nível de desempenho posteriormente, bem como para passar pelos primeiros estágios do treinamento, gostaria de recomendar aos acordeonistas iniciantes que decidiram aprender a tocar sozinhos, no entanto, procurem periodicamente a ajuda de um acordeão de botão profissional ou acordeão professores.

Claro, você pode estudar sozinho, por exemplo, de acordo com um manual de autoaprendizagem ou uma escola para tocar acordeão de botão, mas esse processo pode levar muito tempo, senão para sempre. Existem nuances que só um acordeonista experiente conhece. O acordeão de botão é um instrumento bastante difícil de dominar por conta própria. Isso deve ser lembrado e estar preparado para erros que certamente acompanham o autodidata: encaixe impróprio, dedilhado irracional, colocação incorreta das mãos, notas e acordes falsos, toque nervoso e irregular, incapacidade de trabalhar corretamente com os pelos. É melhor evitar isso com apenas algumas aulas de um especialista, especialmente no início.

Mas se não for possível encontrar um professor, então você definitivamente deve aprender a alfabetização musical em um manual de autoaprendizagem e, então, de forma consistente e cuidadosa, ler as lições oferecidas no livro didático.

sem comentários

Moda

a beleza

casa