Instrumentos musicais

Harpa faça você mesmo

Harpa faça você mesmo
Contente
  1. O que é necessario?
  2. Esquemas e desenhos
  3. Etapas de fabricação

A Rússia parece diferente. Como o som das árvores ao vento e o murmúrio da água em uma nascente. Como o zumbido de carros em um engarrafamento em Moscou. Como o farfalhar das páginas de um livro clássico. Como uma ponta escorregando em um piso de parquete polido. E também - como um gusli. Este antigo instrumento folclórico russo é a base da cultura musical daquelas terras que estavam localizadas no território da Rússia moderna. Você não pode simplesmente ignorá-lo: um representante digno das cordas, ainda está em uso. É tocado não apenas por amantes da música folclórica, mas também por pessoas tão populares hoje em dia como o folk. Aprender a extrair um som lindo e viscoso de gusli não é mais difícil do que dominar o violão. No entanto, tocar um instrumento feito à mão é muito mais agradável do que comprado.

O que é necessario?

Fazer uma harpa com as próprias mãos não é tão difícil, se, é claro, a pessoa tiver habilidades suficientes em carpintaria. Desde tempos imemoriais até os dias de hoje, este instrumento é feito de madeira velha seca, mas não rachada: cedro, abeto, bordo ou pinho.

Para criar um saltério, você precisa de uma placa sólida e, para obtê-la, você precisa saber não apenas manusear um machado, um martelo e uma furadeira, mas também cinzéis, uma lima, uma serra para metal e uma lixa.

Alguns elementos de gusli terão que ser colados, portanto, cola de madeira também deve ser mantida no arsenal. Recomenda-se tratar o corpo já feito com uma tinta: a sua utilização evitará o apodrecimento e o aparecimento de bolor se a madeira de repente ficar fresca. As cordas de violão ou piano são freqüentemente usadas: são as mais fáceis de alcançar e também de ajustar.Se você não quer manter a autenticidade do instrumento, não precisa fazer os afinadores você mesmo: basta inserir os afinadores da guitarra no corpo, a harpa não perderá nada com essa inovação.

Esquemas e desenhos

Existem várias variedades de gusli, que diferem não apenas na forma, mas também no número de cordas. A forma mais popular é o gusli em forma de asa ou sonoro: eles se assemelham a um trapézio na estrutura, e as cordas (no valor de 5 a 17) com uma escala diotônica são dispostas em forma de leque nelas.

Os gusli dos saltérios também são chamados em forma de capacete: têm formato semicircular e possuem de 10 a 26 cordas, afinadas da mesma forma que o gusli em forma de asa.

Os gusli semelhantes a liras são facilmente reconhecidos pela abertura em sua extremidade alargada, que é chamada de janela de jogo. Ao contrário de outros tipos de instrumentos, que são colocados no colo do músico durante a execução, esses gusli são colocados exclusivamente na vertical. O número padrão de cordas para eles é 5. Os gusli estacionários são retangulares. Eles também são chamados de cravo, mesa e sacerdote. Diferenciam-se de todos os anteriores pela imobilidade e grande número de cordas, chegando a 66 peças.

Os mais comuns são os gusli pterigóide. Suas dimensões padrão são: comprimento - não mais que 80 cm, a largura depende da conveniência do músico e a espessura chega a 4-6 cm ... Seus tamanhos variam de 6 a 11 cm.

Os cálculos devem ser feitos ainda na fase de criação de um esboço, pois o tamanho da tora que se leva para o corte depende da altura e dos parâmetros do músico: o comprimento ideal de uma tora deve chegar a 1 metro, e seu diâmetro deve variar de 35 a 40 cm. Outra característica importante é o volume interno do ghusl: a depressão deve ser profunda o suficiente para que o som ressoe bem e alto. O tamanho ideal é de 3 a 8 cm, mas você pode ir mais fundo: tudo depende do efeito desejado. A espessura do fundo não deve ultrapassar 2 cm, e a largura do fundo perto do "calcanhar" - local onde as cordas são presas - deve ser estreitada.

As bordas do gusli devem ser de 1 cm nas laterais e 2,5 cm acima e abaixo. O deck sobreposto ao corpo do gusli deve ser feito de uma fina folha de madeira - não mais do que 3 mm: para que se segure resilientemente nas molas dentro do corpo, criando tensão e aumentando a sonoridade e o timbre do instrumento.

Recomenda-se planejar a madeira de forma que os anéis das árvores fiquem na vertical - de cima para baixo. Desta forma, você pode obter uma maior resistência da prancha. A distância entre as cordas é calculada com base no número de cordas, o tamanho do baralho, o estilo de jogo e a espessura dos dedos do jogador. O tamanho padrão é 1,7 cm, mas este indicador é ajustado para cada músico individualmente.

Etapas de fabricação

Fazer gusli caseiro não é tão difícil: desenhos detalhados podem ser encontrados na Internet em fóruns de entalhadores ou criadores de instrumentos musicais protegidos por direitos autorais. Quando um registro que é adequado para todos os parâmetros principais já foi selecionado e uma placa sólida com a altura necessária foi cortada, você precisa desenhar um esboço em cima dele para não perturbar a forma do futuro gusli mais tarde. O próximo passo será serrar os pedaços de madeira excedentes e fazer furos para a instalação das estacas: de acordo com o desenho, a alguma distância delas deve haver uma área vazada que, dependendo da maciez da madeira, pode ser selecionada com um quebra-cabeça. Na parte interna da caixa, os orifícios do ressonador devem ser cortados: você pode se limitar a um simples círculo ou pode tentar abordar esse processo de forma criativa e chegar a um belo padrão figurado.

Antes de colar uma folha fina de madeira no topo da caixa, você precisa tratar todas as suas zonas internas com uma mancha - caso contrário, não haverá acesso a elas posteriormente. Depois de cortar o abridor, você pode começar a consertar o deck e lubrificar toda a ferramenta com argamassa para marcenaria. Existem muitas técnicas que permitem esculpir padrões ondulados na superfície do instrumento para que não apenas o som, mas também a aparência para o dono sejam sagrados e significem algo mais. Para fazer com que as gusl pareçam mais brilhantes, elas podem ser pintadas com enfeites folclóricos ou cobertas com tinta brilhante e verniz - tudo isso, é claro, após o esmerilhamento final, que tornará a madeira lisa, agradável ao toque e segura para tocar : ninguém quer se estilhaçar durante a palhetada.

A propósito, sobre eles. O arremate, localizado na borda mais estreita do convés a uma altura de 1,5 - 2 cm, pode ser adquirido em loja especializada ou fabricado em meios improvisados: por exemplo, de uma unha curva. O comprimento das cordas é determinado em um estágio muito inicial de design, e sua escolha depende de qual som o músico deseja extrair do instrumento: para gusli é recomendado escolher cordas de aço com ou sem corda, de modo que cada melodia pareça multifacetado, e a afinação dos tons não era difícil.

Cordas de nylon, arame ou linha sintética também funcionam, mas o volume da música será muito mais baixo.

Antes de puxar as cordas, você precisa inserir as cravelhas dentro da ferramenta: elas também podem ser compradas na loja ou se cortar. Não há preferências especiais quanto ao material de origem: para a sua confecção, pode-se usar a mesma madeira que foi para o corpo do gusli. No entanto, alguns artesãos escolhem basicamente bétula, bordo ou faia para a sua criação: este material é bastante plástico, por isso é mais fácil deformar. O principal é que o seu número coincide com o número de cordas, que foi concebido de antemão. Basta cortar o número necessário de pinos, arrumá-los diagonalmente de acordo com o desenho no mesmo nível da tira de pinos e fazer um furo em cada um para que um barbante possa passar por ele. Depois que a linha ou fio de pesca é fixado no arremate e enfiado na cravelha, ele é aparafusado na profundidade da ferramenta em um ângulo - para melhor tensão.

Se a ponte for submetida a muito estresse durante o jogo, ela pode voar facilmente - e a harpa será danificada. Para proteger o instrumento de tal incômodo, você pode montar patinhos no convés - pranchas especiais que fixam a haste de metal e reforçam sua posição na placa de madeira. Os próprios patinhos devem ser bem colados ao convés ou fixados com parafusos auto-roscantes: eles não só reduzem o risco de rachaduras, mas também contribuem para a transmissão das vibrações das cordas para o convés, que, vibrando com o sinal, vai amplificar o som da música. Como você pode ver nas instruções, é perfeitamente possível criar um instrumento musical sozinho. O principal é acompanhar todos os cálculos, realizar cada passo a passo e apenas curtir o processo.

Como fazer harpa com as próprias mãos, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa