Instrumentos musicais

Gusli: descrição e variedades

Gusli: descrição e variedades
Contente
  1. O que é isso?
  2. História da aparência
  3. Do que eles são feitos?
  4. Dispositivo de instrumento
  5. Variedades
  6. Como escolher o caminho certo?
  7. Como jogar?
  8. Como cuidar?

Apesar de a balalaika ser habitualmente chamada de símbolo da Rússia, o gusl tem uma história muito mais antiga: as primeiras memórias deste instrumento musical datam do século VI. A popularidade de uma parte integrante da cultura popular continua até hoje.

O que é isso?

Gusli é um instrumento musical de cordas, muito difundido na Rússia. Eles se parecem com uma pequena caixa achatada com uma cavidade ressonadora dentro, acima da qual existem cordas fixas em uma média de 5 a 20 peças. O corpo do instrumento ainda é feito de uma variedade de espécies de madeira. O som dos gusli é muito original - a sua "voz" suave, rica e melódica é capaz de representar tudo: do toque dos sinos ao murmúrio de um riacho.

A fonte do som de um instrumento folk são cordas flexíveis, cada uma delas afinada em seu próprio tom. A propósito, quanto mais apertado o fio é puxado, mais alto ele soa. É permitido tocá-los simplesmente com os dedos e com uma picareta. Este dispositivo pode variar em forma, número de cordas, dimensões e afinação. Vale a pena mencionar que a harpa, cítara, lira e saltério podem ser atribuídos aos parentes do arco de gusli de gusli.

História da aparência

Acredita-se que o gusli surgiu devido às propriedades incomuns da corda de um arco de caça - que, sendo fortemente esticada, produzia um som agradável. Existe até uma teoria de que foi originalmente chamado de "gusloy". É difícil dizer quem teve a ideia de montá-lo em uma caixa de madeira oca com a capacidade de ressoar. No entanto, isso marcou o início do instrumento musical a que estamos acostumados.Uma das primeiras menções do saltério data do final do século 6: os bizantinos em suas cartas admiravam o jogo dos russos em dispositivos semelhantes a citharas.

Na Rússia, a harpa foi usada de forma muito ativa. Músicos eslavos tocavam nos feriados, para seu acompanhamento contos de fadas eram contados, danças eram arranjadas, até mesmo brigas eram realizadas. Todos preferiam ouvir a música dos guslars: dos camponeses aos czares. A velha harpa era geralmente feita de abeto ou bordo, e as cordas sempre eram feitas de metal para um som particularmente brilhante.

Eles também eram considerados um instrumento de guerreiros e heróis: de acordo com as lendas, a música "heróica" era executada por Dobrynya Nikitich, Sadko e Solovey Budimirovich.

Dos séculos 15 ao 18, em terras russas, os bufões encontraram um amor especial, que também tocaram este instrumento musical folclórico. No entanto, a partir de meados do século XVII, começou a perseguição aos artistas que zombavam periodicamente da Igreja e dos governantes. Eles foram exilados e até executados, e os instrumentos musicais, incluindo o saltério, não foram apenas banidos, mas destruídos. As medidas punitivas foram canceladas apenas com a ascensão ao trono de Pedro I. No entanto, quando a Rússia abriu uma janela para a Europa, os salões da nobreza se encheram de instrumentos da moda dos estados europeus, por exemplo: a harpa e o cravo. Os camponeses e as classes mais baixas permaneceram fiéis a seu amado gusli.

No governo de Catarina II, foram criados gusli em forma de mesa, cujo som era considerado ainda melhor do que o do cravo. O recurso folk foi cada vez mais usado para a execução de árias e partitas italianas. O desenvolvimento do instrumento continuou ativamente até meados do século 19, após o qual rapidamente deu lugar a uma breve calmaria e subsequente renascimento. Por exemplo, em 1914, P. Fomin inventou uma nova versão dele - o teclado gusli.

Do que eles são feitos?

A harpa moderna pode ser feita de madeira macia ou dura. Abetos, pinheiros e abetos cinzentos são adequados para produzir sons sonoros, e os abetos, em geral, possuem a maior capacidade de ressonância. Infelizmente, eles não diferem na duração de operação, pois sob a influência da carga, as cordas perdem sua forma com o tempo. Uma faia cara segura bem as cravelhas, mas oferece uma acústica um tanto monótona. Bordo ou sicômoro, também conhecido como bordo branco e amieiro são considerados as melhores opções. Um som profundo e poderoso às vezes é capaz de gerar um carvalho e, na Sibéria, o cedro é frequentemente usado.

É comum projetar o dispositivo a partir de uma placa processada ou de uma plataforma de madeira, dividida para se ajustar às dimensões exigidas. As características mais importantes do material selecionado são a velocidade de propagação do som e a velocidade de decaimento, bem como a capacidade de ressonância. A dureza e a resiliência são levadas em consideração durante o design do corpo. Na criação de instrumentos musicais, a presença de madeira velha com várias dezenas ou mesmo centenas de anos é especialmente apreciada. Os artesãos mais habilidosos até coletam gusli de vários fragmentos de raças diferentes. Os sons em madeira velha deterioram-se mais rapidamente, permitindo um desempenho excepcional durante a reprodução.

Além disso, este material tem um timbre muito profundo.

Dispositivo de instrumento

O desenho do gusli pode ser amassado ou emoldurado. O primeiro é orçamentário e não requer conexão adesiva, mas o segundo, que é caro, é mais confiável e permite a criação de formas arredondadas. No coração de qualquer tipo de instrumento estão três partes principais: o corpo, o porta-cordas e as cravelhas. A estrutura consiste em um par de decks, um na parte superior e outro na parte inferior, unidos por uma estrutura. No deck superior deve haver furo ressonador, placa de aço com fixadores, cavalete e porca.

A área oca permite amplificar o som e estender a amplitude. Os pinos são necessários para proteger as cordas.O pedestal e o peitoril, de madeira maciça e contendo uma trasteira no meio, determinam o nível de altura das hastes de metal. Os afinadores cilíndricos necessários para posicionar as cordas também são feitos de metal. Seu diâmetro é de 0,7 centímetros e seu comprimento não ultrapassa 5 a 6 centímetros.

Barras de madeira, chamadas de molas, são coladas em ambos os decks por dentro para aumentar a resistência e até mesmo o som. O arremate é geralmente uma barra de metal ou tubo feito de aço resistente. Em dispositivos modernos, as cordas são construídas com tipos especiais de aço. Eles podem diferir em comprimento e seção de 0,30 milímetros a 0,70 milímetros. A escala do gusli, ou seja, o comprimento de trabalho da corda, é calculada individualmente para cada modelo.

Variedades

Os gusli modernos são em forma de asa ou em forma de asa, em forma de capacete ou em forma de capacete, em forma de lira e estacionários. Os estacionários, por sua vez, são subdivididos em teclados e teclados.

Pterigóide

Os gusli alados, popularmente conhecidos como vernais ou sonoros, são considerados os mais populares atualmente. Anteriormente, os modelos de nove e quatro cordas eram criados com mais frequência, mas hoje o número de fios que soam pode ir de 5 a 18. Os músicos de hoje sabem como afinar a unidade em forma de asa de 12 maneiras diferentes. É tocado principalmente com chocalhos destros, embora dedilhadas de uma única corda e tremolo também sejam possíveis. Uma característica especial do instrumento é a presença de uma abertura fina que apóia a mão esquerda.

As cordas da harpa são esticadas em leque e afinam em direção ao "calcanhar".

Capacete

O corpo do gusli em forma de capacete se parece externamente com um capacete, daí o nome. Anteriormente, eles eram conhecidos como o "saltério", já que eram freqüentemente cantados nos templos. O número de cordas varia de 10 a 26, mas os modelos com 25 peças são mais comuns. Você tem que tocar o instrumento em forma de capacete com as duas mãos: a direita arranca a melodia principal, e a esquerda é responsável pelos acordes. O dispositivo é preliminarmente instalado verticalmente no joelho do jogador. Essa variedade é especialmente popular entre os bardos modernos.

Lyrate

Em forma de lira, ou em forma de lira, os gusli têm 5 cordas e uma chamada "janela" de jogo para manipular cordas: plugando cordas desnecessárias ou criando outras adicionais. Durante o jogo, o dispositivo deve ser segurado na vertical, colocando a extremidade inferior no joelho ou no cinto. No verso, há uma abertura, como uma lira escandinava, na qual a mão do jogador está localizada. Hoje, a variedade de lira é encontrada apenas em museus e colecionadores.

Estacionário

A categoria de gusli estacionário combina teclado e modelos dedilhados com uma escala cromática. Sua peculiaridade está em fixar em determinado local para facilitar o jogo. Externamente, o instrumento pode se assemelhar a um cravo, ser em forma de mesa ou retangular. O músico pode sentar-se ou ficar de pé próximo ao aparelho e usar as duas mãos para tocar.

Arrancou

A harpa dedilhada parece uma estrutura de aço na qual as cordas são esticadas em dois níveis. Ela, por sua vez, é fixada em uma base de madeira com pernas. A extensão da variedade dedilhada corresponde à extensão do teclado. Deve ser jogado com duas mãos.

Show

O gusli fundamental, também conhecido como harpa de concerto, varia em tom de 4 a 6 oitavas. O número de hastes sonoras em um aparelho com chaves é de 49 a 66, sendo o maior número, via de regra, em modelos orquestrais. O dispositivo é equipado com um sistema especial de 12 teclas, como um piano. Ao pressioná-los, apenas as cordas que precisam soar ficam disponíveis.

Os instrumentos de concerto costumam usar arpejos de sons graves a agudos.

Eletrônico

Fãs de tecnologia moderna com poder e principal apreciam gusli eletrônico com som, embora muitos guslars nem mesmo os levem a sério. Normalmente são estilizados como modelos étnicos e equipados com afinadores de guitarra.

De outros

Acadêmico, ou sonoro, geralmente significa gusli em forma de asa modificado: sem asa e com muitas cordas. Eles também têm um estande especial próximo aos pinos. Ao tocar com a mão esquerda, a arrancada geralmente ocorre no fundo, e a direita conduz a melodia. O saltério cruzado foi desenvolvido em meados do século passado. São um instrumento com um sistema acústico bastante complexo, com grandes dimensões e 50 cordas.

Como escolher o caminho certo?

Antes de comprar gusli, faz sentido avaliar a sonoridade de várias de suas variedades, pelo menos: folk, acadêmica e multi-cordas. Você pode fazer isso sem sair de casa, pesquisando na Internet por vídeos com gravações de músicos. Além disso, vale a pena decidir sobre o orçamento, porque se o preço do gusli para crianças pequenas costuma ser limitado a alguns milhares, no caso de alguns adultos já é cerca de várias dezenas de milhares. Cada material usado para criar este instrumento musical tem seus prós e contras. A escolha também é feita entre estruturas trituradas e pórticos.

O tamanho do gusli é selecionado dependendo da finalidade de uso do dispositivo. Para iniciantes, um instrumento versátil é mais adequado, mas para músicos profissionais, uma amostra com pernas pode ser mais conveniente. Opcionalmente, você pode escolher um dispositivo com uma forma incomum de orifício de som, intarsia ou captador. De todas as variedades, o gusl de sete cordas é considerado o mais adequado para iniciantes.

Como jogar?

A escola moderna de tocar harpa permite que você toque música tanto sentado quanto em pé. No primeiro caso, o instrumento é geralmente suspenso por uma corda ou cinto e, no segundo, é colocado sobre os joelhos ligeiramente afastados com uma leve inclinação em direção ao corpo. O canto superior geralmente é pressionado contra o peito. Você precisa se sentar na metade de uma cadeira, com altura adequada e postura ereta, apoiando os pés no chão. O dispositivo também pode ser simplesmente colocado no colo ou colocado sobre uma mesa. Os dedos colocados perto do orifício do ressonador estão ligeiramente dobrados.

São seus blocos que devem tocar as cordas. Desça as cordas que você tem que bater com a unha do dedo indicador e suba com a unha do polegar.

Basicamente, você também pode tocar harpa com uma picareta - uma pequena placa oval feita de osso ou plástico com um ângulo pontiagudo. Seu comprimento não ultrapassa 25 milímetros e sua largura é de 20 milímetros. Você pode tocar as cordas com as duas pontas da palheta: uma pontiaguda produzirá um som agudo e uma arredondada produzirá um som mais suave. Segure o dispositivo auxiliar entre as primeiras falanges do indicador e o polegar da mão direita.

As primeiras lições de como tocar o instrumento geralmente apresentam uma variedade de técnicas para fazer sons. É comum receber o chocalho batendo alternadamente nas cordas para cima e para baixo com uma palheta e glissando - deslizando-o ao longo das cordas abertas. O arpejo exige que você toque consistentemente os sons incluídos no acorde: do grave ao agudo ou vice-versa. Pizzicato é a execução de sons ou acordes individuais: você precisa fazer isso dedilhando com a mão direita ou esquerda. Finalmente, bater levemente as cordas para cima e para baixo com a palheta produz um tremolo.

O instrumento é afinado em uma tonalidade maior de acordo com sua escala. É conveniente usar para este propósito um programa especial que recria o afinador cromático. A harpa deve ser sempre afinada a partir da primeira (mais longa) corda, ou seja, a nota de G. Guslars novatos são aconselhados a começar pesquisando quais notas soam em quais cordas, além de memorizar sua designação latina.Além disso, nas primeiras lições, você memoriza os acordes que podem ser tocados em um determinado instrumento e ajusta os dedos para tocá-los.

Como cuidar?

Para que os gusl possam servir por muito tempo e sem interrupções, devem ser mantidos a uma temperatura de 20 a 25 graus. Se ocorrerem saltos de temperatura no apartamento, aos quais a madeira reage mal, é melhor deixar o instrumento em uma caixa ou baú de guarda-roupa. O dispositivo não deve ser colocado perto de uma bateria ou ao sol, perto de uma janela. No inverno, levando a harpa da geada ao calor, eles precisam de tempo para se acostumarem a cerca de meia hora ou até uma hora, e então vão para o jogo. O teor de umidade ideal, adequado para gusli, não vai além de 50-60%. Um aumento no indicador levará ao inchaço da madeira e uma diminuição na ocorrência de fissuras.

Aliás, na primavera e no outono, quando há muita umidade no ambiente, vale a pena colocar o aparelho em uma tampa.

Antes de tocar a harpa, é recomendável lavar e secar bem as mãos e, após tocar, limpar as cordas com um pano seco. Como os fios de metal ficam sujos, é recomendável tratá-los com um agente especial. Se necessário, o corpo da ferramenta é limpo com um pano seco ou umedecido com a adição de algumas gotas de detergente. No entanto, se a superfície for revestida com verniz, então categoricamente não é recomendado fazer isso - é melhor usar ceras e óleos especiais. Um polidor que pode até mesmo suavizar rachaduras microscópicas também é adequado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa