Tudo sobre gitalela

Hoje, as lojas de música oferecem uma ampla gama de produtos para os gostos mais exigentes, e na Internet você pode adquirir qualquer instrumento exótico. Ao mesmo tempo, tradicionalmente as guitarras têm uma procura especial, mas além de todos os modelos já conhecidos, surgem à venda novos itens inusitados, ainda pouco conhecidos. Um deles é o gitalele, muito parecido com o ukulele, mas não com quatro, mas com seis cordas. Vamos ver para que é interessante e como jogá-lo.



O que é isso?
Gitalele é um cruzamento entre uma guitarra normal e um ukulele em miniatura que veio do Havaí. O instrumento incomum tem as dimensões simples de uma irmã havaiana. Ele repete seu medidor de tenor ou barítono, mas este violão tem 6 cordas. Conseqüentemente, o violão é tocado da mesma maneira que um violão de 6 cordas padrão. Às vezes você pode ouvir outra versão menos comum do nome do instrumento - o guitarlele, mas neste artigo vamos nos concentrar na mais familiar.
As três primeiras cordas do violão são feitas de náilon e as demais cordas do baixo são cobertas por uma trança de metal. As dimensões das 3 primeiras cordas são especiais, são verificadas de acordo com o tamanho do instrumento, o que significa que têm um comprimento menor que o padrão. Esta mini-guitarra tem um braço mais largo do que uma guitarra normal. Existem apenas 18 trastes nele, enquanto geralmente há 19 a 27 nas guitarras.
A propósito, na acústica são geralmente 20-21, só que o pescoço é muito mais longo.


Algumas variações do instrumento são equipadas com um microfone embutido, que pode ser conectado a um amplificador, e então o som ficará mais alto. Para quem sabe tocar violão, não é difícil dominá-lo - acordes e técnicas familiares podem ser aplicados a ele.Devido ao seu tamanho diminuto, às vezes é chamado de violão infantil, embora suas capacidades não sejam muito inferiores às das comuns, assim como ao violão de viajantes. Um fato interessante é que, além da gitalele, existem outros instrumentos híbridos - banjolele, baculele (híbrido com balalaika). Não é difícil entender que eles também descendem do ukulele havaiano.
É difícil dizer de onde vem essa novidade exótica, ela lembra um pouco os instrumentos de cordas encontrados no estudo da música tradicional anglo-saxônica. Pequenos violões com afinação semelhante são usados há muito tempo pelos habitantes da Espanha, bem como da Colômbia e de outros países. A única coisa que podemos dizer com certeza é que a guitarra apareceu em sua forma moderna graças à Yamaha. Esta marca global começou a produção em massa de violões em 1995, e eles ainda são produzidos hoje, como o conhecido modelo Yamaha GL-1. Talvez este modelo de guitarra possa ser considerado o instrumento mais famoso de seu tipo.


O instrumento da empresa japonesa possui afinação padrão, 3 cordas de náilon e 3 cordas de metal. O tampo é de abetos nobres, enquanto as laterais e o avesso são de sapele, espécie da família Meliaceae. Custa cerca de 9 mil rublos e, segundo os fãs de tocar violão, esse preço se justifica. Bons materiais e mão de obra tornam este pequeno Yamaha um prazer segurar em suas mãos. Não precisa de revisão ou substituição de peças, soa muito bem, como outras ideias de uma marca conhecida.
Além da gigante da música Yamaha, existem outros fabricantes de guitarras cujas marcas não são tão populares, mas também merecem atenção. Entre eles estão Córdoba Guilele, Koaloha's D-VI, Mele's, Luna.
A propósito, a marca Luna deste instrumento musical soa como um ukulele de 6 cordas.



Som
O comprimento da guitarra corresponde ao tamanho 1/8 da clássica. Por exemplo, a popular Yamaha GL1 tem 433 mm de comprimento. Isso é um pouco menor que o tamanho do ukulele, que atinge 55-67 cm. Este instrumento musical incomum certamente agradará aqueles que queriam dominar o ukulele, mas não podiam mudar para 4 cordas. Ele também pode agradar a ukulelers que sonhavam em adicionar baixo a ele.
A afinação do violão é notável e incomum. Com a adição de duas cordas graves às quatro cordas que soam como um ukulele, o instrumento oferece um amplo campo para a experimentação musical. Os acordes de uma guitarra regular são geralmente aplicáveis a uma guitarra, mas existem alguns pontos distintos devido à sua construção. Falaremos sobre isso com mais detalhes no parágrafo sobre afinação do violão.

Componentes e acessórios
A ferramenta é fácil de carregar graças ao estojo compacto de alta qualidade com alças ajustáveis. Localizam-se como uma mochila, ou seja, são colocadas nos ombros, por isso é conveniente levar a gitalela consigo em viagens, de visita ou apenas à natureza. A tampa pode ser isolada para levar o instrumento em caminhadas de inverno.
As cordas do violão são mais curtas devido ao menor comprimento do corpo do instrumento musical. Por exemplo, de Aquila 96C - 17 polegadas ou 42,3 cm. E para cordas de um violão normal, esse número é geralmente 105 cm.


Ferramentas de madeira gostam de cuidados delicados. Você precisa guardá-lo em uma caixa, use um umidificador, limpe-o com um pano. Existe um modelo feito de HPL, um plástico relativamente barato que é considerado um material ecológico. Recentemente, começou a ser usado na indústria, por isso é difícil falar sobre suas características. Acredita-se que as ferramentas a partir dele necessitem de menos manutenção.
Como configurar?
Depois de comprar uma guitarra em uma loja ou recebê-la de um mensageiro, o instrumento, é claro, terá que ser ajustado. Por melhor que seja um fabricante, é necessário fazer essa importante manipulação com ele após a fábrica.
Só então você gostará de tocar o instrumento tanto quanto possível.

A afinação ADGCEA é usada para afinar as cordas do violão. Isso é um tanto incomum para um guitarrista, porque todos os acordes padrão deste instrumento soam 4 degraus acima. A primeira corda não dá "Mi", mas "A". O mesmo aconteceria se o capo fosse colocado na 5ª casa do violão. Por exemplo, um acorde C familiar em uma guitarra soará como um acorde F em uma guitarra.
Os aplicativos móveis são amplamente usados hoje para afinar instrumentos musicais. Por exemplo, você pode baixar o programa Guitartuna para o seu smartphone com a predefinição "soprano Ukulele em C". Não se surpreenda se você tiver que selecionar o modo ukulele, pois as primeiras cordas dos dois instrumentos são idênticas. Primeiro, afine as 3 primeiras cordas de acordo com a afinação fornecida. O resto pode ser afinado de ouvido na 5ª casa, comparando com a corda anterior.


Como jogar?
Você precisa tocar este instrumento incomum, assim como o violão. Os acordes para ele diferem pouco dos acordes de guitarra comuns. A dificuldade para guitarristas acostumados com a versão regular do violão é que o tom do violão é muito alto. Além disso, o espaçamento do traste é menor do que em uma guitarra. No início, você pode ter a sensação de que não será capaz de beliscar os trastes desejados enquanto toca. Mas, de acordo com músicos experientes, você pode se adaptar rapidamente a uma posição tão atípica dos trastes e do som das cordas - o principal é o desejo.
Uma âncora embutida no pescoço ajuda a tocar afinação e uma variedade de medidores de cordas. Por exemplo, As cordas italianas Aquila 145C ou Aquila 153C permitem que você afine a afinação padrão do violão.


E também o violão pode ser apreciado por crianças que têm dificuldade em dominar o violão devido ao seu tamanho muito grande. Se mesmo um modelo infantil de ¼ parece muito pesado para uma criança, mas seu desejo de dominar instrumentos de corda ainda é grande, você pode tentar começar a praticar este violão em miniatura.
Para tornar sua viagem ainda mais alegre e memorável, mas não para carregar um violão um tanto grande com você, leve um violão para a estrada. Seu som vai alegrar uma caminhada, um piquenique, um churrasco ou até mesmo umas férias em outro país. Se você desparafusar a alça desta mini-guitarra, você pode até colocá-la em sua bagagem de mão sem se preocupar com a segurança do instrumento em sua bagagem. Você pode tocá-la até no trem, enterrando-se em um travesseiro e dedilhando as cordas silenciosamente, se quiser consertar uma nova melodia e não incomodar ninguém.
Em suma, gitalele é uma boa compra para os amantes da música, que irão deliciá-lo com seu som encantador e permitir que você dê um novo impulso à sua criatividade.


Para uma visão geral do Flight GUT 350 SP / SAP, veja o próximo vídeo.