Tudo sobre acordeão

Se você se interessa por música, deve aprender tudo sobre acordeão, o que é e como ele difere de outros instrumentos. Gaita de mão russa, talianka e outros tipos merecem atenção não menos do que pianos de cauda, violinos ou guitarras. O som deste instrumento musical é muito bom, mas deve-se levar em consideração as diferenças entre os acordeões de duas e uma fileira, as peculiaridades de sua afinação.


O que é isso?
O termo "acordeão" é comum; oficialmente, esse instrumento musical portátil é chamado de gaita. Pertence ao grupo de juncos. Esta classificação está associada ao uso de "línguas" deslizantes especiais feitas de metal para obter som. Eles são oscilados pelo fluxo de ar criado pelo fole. Existem alguns tipos de harmônicos - mas isso precisa ser discutido separadamente.


Uma característica de qualquer instrumento é a escala diatônica. O acordeão parece simples: um teclado está instalado nele e o próprio instrumento se estende bem. Produtos tecnicamente semelhantes consistem em duas meias-caixas (nas quais as chaves são realizadas). A mesma pele está localizada entre eles.
Dependendo do peso da estrutura, podem ser fornecidos tanto segurar nas mãos quanto pendurar com um cinto.

História
As versões de criação de um acordeão são bastante diversas. Muitas vezes você pode encontrar uma menção de que apareceu graças a Ivan Sizov. Em 1830 ele começou a fabricar tais instrumentos pela primeira vez em nosso país. Porém, somente após a mudança para o sistema reverso foi possível obter um som específico que é característico do acordeão russo.Em meados do século 19, havia 6 grandes fábricas em Tula e muitas pequenas oficinas onde trabalhavam artels.


Gradualmente, várias tradições e nuances locais apareceram. E em todos os lugares eles fizeram seus próprios instrumentos, não os mesmos que em outros lugares. Apesar de alguns antiquados, tocam gaita hoje, no século XXI. No entanto, a opinião de que foi inventado na Rússia está incorreta. O nome exato do inventor dificilmente pode ser estabelecido.

Ao mesmo tempo, não há dúvida de que os primeiros protótipos do acordeão - órgãos portáteis - já eram conhecidos no século XVIII. Também se sabe que o primeiro, próximo ao modelo moderno, o instrumento foi apresentado em 1812 por Friedrich Buschmann. Foi ele quem adaptou a pele na prática para fornecer ar à língua. Mas os recursos de desempenho desse design eram limitados.

O passo decisivo, provavelmente, foi dado por Cyril Demian em Viena em 1829. Foi Demian quem teve a ideia de dividir o corpo e unir suas partes com pelo. Foi esta solução que permitiu atingir um nível sonoro anteriormente inatingível. Logo os acordeões (então chamados de acordeões) se tornaram populares em muitos países, e havia uma diferença clara entre as variedades austríaca e alemã (em termos de arranjo de válvulas).
Na Rússia, na década de 1830, a princípio, samples importados foram copiados, mas depois começaram a ser finalizados - e foi assim que começou a página da história da gaita descrita anteriormente.

Visualizações
Todos os primeiros acordeões pertenciam à variedade de uma linha e tinham de 5 a 10 teclas à direita e 2 botões à esquerda. Principalmente, eles usaram um instrumento de sete teclas. Quando abriam e apertavam o pelo, mesmo com a mesma chave, recebiam sons diferentes. O protótipo original alemão em nosso país foi alterado de forma a melhorar a recepção da harmonia tônica. mas os designs de uma única linha apresentavam outro problema sério - o acompanhamento era limitado e não gratuito, o que também não permitia a reprodução normal de canções russas.

Apesar de algumas melhorias individuais, que deram um resultado relativamente bom, só foi possível melhorá-lo radicalmente após o surgimento de um acordeão de duas carreiras. A segunda linha de teclas produzidas soa um quarto acima. Gradualmente, os desenvolvedores começaram a introduzir acordes menores e sons cromáticos. Atenção também foi dada à mecânica do teclado esquerdo. O ponto culminante do desenvolvimento do clássico instrumento de duas fileiras foram as "grinaldas" do modelo Tula.

Um novo passo em frente foi associado ao surgimento de um design cromático de duas linhas. Foi sua criação na década de 1870 que mais tarde permitiu que o ramo se formasse, o que acabou levando ao acordeão de botão. O modelo de Beloborodov também passou por melhorias. Tentamos expandir seu timbre o máximo possível.
Na virada do século 19 para o século 20, surgiram os harmônicos de três e quatro linhas, que os especialistas consideram os primeiros acordeões russos de botão.

Os sistemas de Hegstrom, Mirwald e Sterligov, criados durante este período, foram usados ativamente até 1930. Mas hoje já passou de fase. Agora, o tipo de acordeão de concerto de vento foi totalmente desenvolvido e otimizado. Uma série de grandes fábricas produzem equipamentos para shows.

Regional russo
Um acordeão de mão de uma fileira aparece com o nome de um talismã. No século retrasado, ele foi usado ativamente no Volga e nas regiões do norte da Rússia. À direita, tal instrumento tem 12-15 teclas alongadas. À esquerda, existem 3–6 teclas que imitam o toque dos sinos. Com o acompanhamento dos talians em diferentes locais puderam tanto cantar cantigas como dançar.

A variedade Nizhny Novgorod do instrumento é altamente valorizada pelo brilho do som e profundidade do timbre. Tal design foi criado pelos famosos artesãos, os irmãos Potekhin. O corpo é feito de amieiro. Mas, além disso, as altas capacidades dinâmicas do harmônico também estão associadas à mecânica emprestada do teclado certo, introduzida com o mesmo número de barras de idioma.

A abordagem de Nizhny Novgorod também consiste no posicionamento horizontal das barras de voz à direita. Esta solução permite que o fluxo de ar seja aplicado diretamente nas palhetas e garante uma rápida geração de som. As válvulas e aberturas são relativamente pequenas, o que leva a uma perda mínima de ar durante o jogo. O instrumento Nizhny Novgorod é mais pesado do que o normal e também se distingue por uma escala reduzida em ambos os teclados. As tentativas de adicionar uma quinta voz e as subsequentes não deram um bom resultado, portanto, existem apenas modelos com 4 vozes.

Os acordeões Cyril são originários da região de Vologda. Eles são conhecidos há cerca de 150 anos. Eles foram feitos na aldeia de Volokoslavinskoe, mas o instrumento ganhou grande popularidade em várias regiões. Você pode tocar o acordeão Cyril de uma forma totalmente única, alcançando um sabor original. O conceito Kirillov implica a produção total de amieiro - sem excluir o convés, que geralmente é feito de compensado ou duralumínio nas fábricas; esta abordagem torna o dispositivo mais leve.

O sistema Livenskaya foi criado pelo processamento do protótipo Tula. Inicialmente, fornecia som monofônico. Mas, gradualmente, Livny dominou a produção de designs de duas vozes e até mesmo de três vozes. Essas ferramentas eram muito caras; o corpo é três vezes maior em altura do que em largura. Agora eles são usados ativamente por acordeonistas avançados.

Como a cavidade de ar é pequena, o pelo se distingue por um número significativo de dobras. Alças de ombro não são fornecidas. A harmonia soará a mesma, independentemente da direção em que a pele se mova. As fileiras de teclas certas têm de 12 a 18 peças. Separadamente, vale a pena falar sobre a variação do acordeão Kirov ou Vyatka.
A massa desses produtos é de 4,2 kg. Eles são confortáveis para jogar em qualquer posição. O mecanismo Vyatka é simples e confiável, distingue-se pelo retorno total do som. Os corpos e decks são geralmente feitos de bétula, o que permite um excelente timbre. As mãos não se cansam ao tocar a gaita Vyatka.

Também não há outro desconforto. O aumento da saturação do som é observado. As partes vocais são submetidas a um tratamento térmico especial. Isso permite garantir um alto volume durante o jogo ativo, evitar a oxidação e aumentar muito o tempo de serviço. O aumento na saída de som é garantido pressionando firmemente o ressonador na caixa de ressonância ao longo de todo o seu comprimento.

cromada
Esta é uma construção Vologda, criada há cerca de 100 anos por Nikolai Smyslov e originalmente chamada de "Severyanka". A peculiaridade do instrumento é que seu som não depende da direção em que o pêlo se move. A demanda por tal solução era característica, entretanto, não antes de meados da década de 1910. No final do primeiro terço do século, a lamela substituiu completamente a vienense e outros tipos iniciais de harmônicos diatônicos. Sua liderança continua no século 21.

Os primeiros kits cromados tinham teclados direitos de 21 teclas e teclados esquerdos de 12 teclas. Baixo e acordes eram separados. Mas os fabricantes modernos preferem lançar modelos com 25 chaves de cada lado. Isso é convencionalmente conhecido como esquema 25x25.
Para cromos, a tonalidade da escala maior e a escala diatônica são típicas.


Acordeão
Com esse nome, eles vendem acordeões de mão cromática com 3-6 fileiras de teclas redondas no teclado melódico e 5-6 fileiras de teclas no teclado para acompanhamento. O Bayans começou a ser produzido na década de 1890, quando a construção da gaita de Mirwald foi emprestada em Moscou, melhorando-a ligeiramente. O mecanismo do rolo é melhor do que a versão original do braço dobrado. O acordeão do botão foi melhorado em grande parte graças aos esforços de Peter Sterligov. É comum nomear os níveis verticais dos botões em teclados acordeão começando pelo pelo.

As repetições dos botões de baixo e acordes desempenham um papel importante. As linhas auxiliares no teclado direito também são muito significativas. Ambas as soluções estão associadas à unidade do dedilhado em todas as tonalidades. No teclado acordeão direito, pode haver 3 ou 5 linhas.Ocasionalmente, existem modelos de quatro e seis linhas.

Harmônicas dos povos da Rússia e das repúblicas da URSS
Na tradição musical Mari, o marla-carmon é conhecido. Esta ferramenta possui uma estrutura de linha única. Possui 7 chaves; acredita-se que a gaze-carmim foi criada com base no acordeão Vyatka. A escala sonora é adaptada às especificidades da música nacional. Mesmo dentro de sua estrutura, ele é cada vez mais deslocado, no entanto, por harmônicos de duas fileiras e acordeões de botão.

A gaita tártara também repeliu o padrão Vyatka. É construído de acordo com o sistema 12x3. É muito difícil confundir seu timbre com outra coisa. Por muitos anos, esse instrumento foi produzido em Kazan. Existem modelos do mesmo tipo com fórmula 16x12, bem como um koga-carmon de duas carreiras.

Os acordeões orientais de botões também são feitos em Kazan. Eles se distinguem por uma escala cromática atípica para instrumentos orientais. O acompanhamento é o mesmo que para acordeões padrão e acordeões de botão. As primeiras versões foram produzidas por um curto período de tempo devido ao design pobre. A Eastern Elective Harmonica surgiu no início dos anos 1960 e sua relevância cresceu dramaticamente desde então; as fórmulas usuais são 27x24 ou 30x30.

Há também:
-
gaita georgiana tradicional (apareceu no século 19, é dividida em 3 tipos);
-
komuz acordeão de uma linha;
-
Adyghe pshine;
-
Ossetian iron-kandzal-fandir.

Esqueceram
Bandoneon é um instrumento que leva o nome de seu criador G. Banda. Em primeiro lugar, esse modelo de acordeão foi usado nas igrejas alemãs para a execução de música específica. No final do século 19, ele se espalhou pela Argentina e trouxe aquele som muito original para o tango. Dominar o bandoneon é muito difícil, muito mais difícil do que qualquer gaita comum.
Este instrumento pode ter 106-148 tons, mas na maioria das vezes os bandeonistas usam modelos de 144 tons e os iniciantes escolhem a versão de 110 tons.

O acordeão também é uma espécie de acordeão. A escala cromática é típica dele. O acordeão tem registros que mudam o timbre. Isso permite que você reproduza o som de instrumentos diferentes. A flexibilidade dinâmica do acordeão é excepcionalmente alta; é altamente exigido em:
-
EUA;
-
Japão;
-
Canadá;
-
Alemanha;
-
Suécia;
-
Grã Bretanha;
-
Brasil.

Os acordeões de concerto podem pesar 15 kg. O teclado pode ser do tipo tecla ou botão de pressão. No primeiro caso, sua estrutura de piano é usada; os tamanhos do acordeão podem variar significativamente. Os acordeonistas tocam jazz e dance music. Eles podem tocar piano, cravo e até peças de órgão.

A sanfona merece atenção, ou seja, a gaita em que não há acordes prontos. É um instrumento leve, pesando aproximadamente 1 kg e fácil de aprender. Eles criaram uma sanfona na Grã-Bretanha, mais ou menos na mesma época em que o acordeão clássico foi inventado. É importante notar que se trata de uma família inteira, cujos diferentes representantes são produzidos em diferentes países, tanto por fábricas como por médicos privados. Desde meados do século 19, o esquema de design mudou pouco.

Técnica de configuração e execução
Harmônicos geralmente são tocados por números. Eles representam acordes, duplos e triplos. As guias são usadas principalmente para labiais e não para acordeões manuais. Para determinar a tonalidade do instrumento, você precisa usar um afinador. É melhor se concentrar em tons próximos à sua voz.
Isso é especialmente importante para cantores não profissionais que dificilmente podem variar o timbre do canto.


Na Internet você pode encontrar coleções prontas de sons com uma determinada tecla. Para sintonizar um harmônico, é necessária uma pressão de ar constante estrita. Deve ser tal que o som saia com o volume médio. Se o ar pressionar a língua com muita força, as vibrações podem ser interrompidas. Na afinação inicial do instrumento, a precisão deve ser de 1/2 semitom, e antes de uma apresentação importante - já 1/32 semitom (é melhor terminar com um ajuste tão exato sempre para que vá "automaticamente").
