Tudo sobre flexaton

Músicos de todos os tempos e povos tentaram de todas as maneiras diversificar seu gênero musical favorito. Embora o flexaton ainda seja um instrumento musical pouco conhecido para o público em geral, esse pequeno design foi capaz de impulsionar mais de uma direção musical para a frente. É tudo sobre o som único de um instrumento musical de percussão.
Sobre quais segredos a Flexaton guarda, o que significa o nome desse instrumento musical, como influenciou a música em geral e muitas informações interessantes, leia o artigo.


O que é isso?
O surgimento de um instrumento musical de percussão como o flexaton cai na década de 20 do século XX. O instrumento é um membro da família dos instrumentos sonoros. É dominado pelo puro som do metal.
Flexaton pode ser corretamente chamado de "cardeal cinza" no mundo da música. Este pequeno instrumento de percussão não é muito familiar para ninguém, embora seja freqüentemente usado em gêneros musicais como:
- jazz;
- música clássica;
- música pop.

Se nos primeiros estágios de sua existência o instrumento era difundido apenas no jazz, a partir do qual essa “onda” foi captada pelos compositores clássicos, agora o som do flexatone é utilizado em todos os lugares.
O instrumento costuma ser ouvido em filmes. Tudo isso sugere que seu som é muito peculiar e único em sua própria maneira. É impossível transmitir em palavras, mas nas obras de compositores é fácil. Aqui nestas obras você pode ouvir a voz de Flexaton:
- Antigone de Arthur Honegger;
- "The Nose" e "Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk", de Dmitry Shostakovich;
- "Moses and Aaron" de Arnold Schoenberg;
- Primeira sinfonia de Erwin Schulhoff.



- Alfred Schnittke;
- Sofia Gubaidulina;
- Sergey Slonimsky e outros.
Tudo o que foi dito acima sugere que o som flexaton é realmente único, e é por isso que muitos criadores e ouvintes se apaixonaram por ele.
A história do nome desta construção musical merece atenção especial. Não há dúvida de que a raiz é a palavra latina flexus. Tem uma tradução como "dobrar", "mudança de voz". A evidência que apóia a teoria é fornecida pela palavra francesa flexion e pela palavra italiana flessibilita (flexibilidade). Esses adjetivos caracterizam com muita precisão a essência do instrumento, então não é surpreendente que tal nome tenha ficado com flexaton.

Projeto
Flexaton significa um instrumento de palheta com som próprio, no qual a vibração ocorre devido a uma placa de aço. Essa placa é chamada de língua e tem uma forma fina e curva que se afila na extremidade “livre”. O comprimento da língua, via de regra, não ultrapassa 18 cm, e a largura é de até 6 cm.
A ponta larga da língua agarra um bloco de madeira, que tem uma estrutura de arame e uma alça do outro lado. Duas hastes de metal flexíveis são fixadas no lado estreito. Existe uma bola no final de cada um deles. Ele vem em duas variações: madeira e metal.
O tom pode mudar dependendo de como você pressiona o dedo na ponta da palheta. O próprio som devido à vibração lembra um pouco o uivo do vento e tem um caráter trêmulo.
Outros parâmetros como o tamanho e o material das bolas não afetam o timbre e o som em geral.


Técnica de execução
Para o som deste instrumento musical, é muito importante seguir duas regras básicas. Então, o som ficará claro e atraente. Para jogar flexaton, você precisa:
- segure a estrutura em sua mão direita pela alça;
- pressione a extremidade livre da língua com o polegar.
Uma simples instrução permite colocar o instrumento em ação, após o qual ele é sacudido e as bolas, devido ao impacto, produzem o som desejado. Você pode ajustar a altura pressionando com o mesmo polegar. O som mudará a partir do ângulo de curvatura da placa. À primeira vista, pode parecer uma tarefa simples, mas na realidade tudo é muito mais complicado. O fato é que o som é bastante difícil de regular. É por isso que leva apenas alguns anos de treinamento para dominar o instrumento perfeitamente. E ainda os virtuosos são capazes de mudar o timbre em 2 oitavas. Por si só, o timbre flexatone tem mais probabilidade de ter um caráter de zumbido, até uivo, e no registro superior é completamente estridente.


E também há uma forma experimental de jogar flexaton. Para fazer isso, substitua a versão clássica de bolas que fazem um som por um arco ou paus de um triângulo e assim por diante. No entanto, essa abordagem não é muito popular entre os músicos. Já as notas de flexão são designadas de acordo com o som. Dentro da orquestra, a parte deste instrumento é escrita sob os sinos tubulares e acima do triângulo.
Para saber como soa o flexaton, veja o próximo vídeo.