Harmônio: características e tipos

Harmonium é um instrumento musical com teclado, que possui vários tipos, incluindo indiano e outros. Sua história, descrição, lições do jogo serão discutidas no artigo.

História da aparência
Harmonium pertence à família dos harmônicos, mas difere de seus parentes pela presença de um teclado, como um piano, e sua localização - no chão ou sobre uma mesa.

A história deste instrumento musical começa no século 18, em 1784. Ela está ligada ao mestre de assuntos de órgãos da República Tcheca, Frantisek Kirchnik. Durante este período, ele morou na Rússia, em São Petersburgo, e criou um novo método de produção de som. Para sua ideia, ele construiu um mecanismo especial que poderia afetar a intensidade do som, enfraquecendo-o ou, ao contrário, amplificando-o.
O som pode ser influenciado simplesmente pressionando uma tecla.

Olhando para o futuro, notamos que este novo design em particular Fyodor Vladimirovich Odoevsky, que é considerado um dos fundadores da musicologia, aproveitou para construir um pequeno órgão “Sebastianon”.

Já em 1790, o mecanismo de Kirchnik foi um pouco melhorado por um de seus alunos, Raknitz.
O primeiro harmônio, ou melhor, algo muito parecido com ele, foi criado pelo francês Jean Grenier em 1810. Esse instrumento passou a ser denominado "órgão expressivo", e é ele quem é considerado o protótipo do harmônio.

Já em 1816, este instrumento foi um pouco melhorado, feito pelo bastante famoso mestre Bushman da época. Foi assim que o harmônio foi criado, mas o próprio nome do instrumento musical foi inventado dois anos depois. Aconteceu em 1818. O nome do instrumento foi dado pelo mestre vienense Heckel, que completou o aperfeiçoamento do harmônio.

Um pouco mais tarde, o mestre francês Alexander François Deben criou um harmônio menor, que em sua aparência começou a se assemelhar a um piano. Ele também recebeu uma patente para esta nova invenção musical.
Geralmente, este instrumento musical sofreu muitas alterações diferentes. Recebeu muita atenção de diferentes mestres para ele, e cada um tentou adicionar alguma inovação de si mesmo.

Então, em 1854 o francês Mustel apresentou o harmônio, que possuía uma "dupla expressividade". Tinha dois manuais, de 6 a 20 registros, que podiam ser acionados por meio de alavancas de madeira ou pressionando botões. O mestre dividiu o teclado do instrumento em dois lados - esquerdo e direito, respectivamente. Dentro, ele colocou 2 conjuntos de tiras operacionais com registros.
Ao longo do século 19, o instrumento musical continuou a ser ativamente aprimorado e alterado de alguma forma. Com o tempo, a percussão foi introduzida no harmônio, o que tornou possível dar um ataque preciso do som, então foi adicionado um dispositivo especial que contribuiu para o prolongamento do som.

Quanto à utilização deste instrumento musical, durante os séculos XIX e XX, era utilizado principalmente para tocar música em casa. O próprio harmônio era frequentemente chamado de "órgão" por muitos, mas era feito por aqueles que não entendiam de música, porque esses instrumentos são completamente diferentes. Se o órgão pertence à classe dos instrumentos de sopro de tubo, o harmônio pertence à família da palheta.

O harmônio era especialmente apreciado pelos nobres e nas casas dos nobres cavalheiros. Muitas composições musicais diferentes foram escritas para ela, cada uma das quais se distingue por sua ternura, melodia, serenidade e melodia. Devido às peculiaridades do som de um instrumento musical, transcrições de composições vocais e de cravo eram mais frequentemente executadas nele.

É também interessante que este instrumento tenha sido abençoado pelo Papa para realizar liturgia sobre ele. Ele estava profundamente convencido de que o harmônio "tem alma". Então, este instrumento musical foi usado com sucesso em muitas igrejas, junto com o órgão clássico.
Este instrumento também era popular na Rússia. Aqui ele apareceu graças aos imigrantes da Alemanha para a Ucrânia. O harmônio pode ser visto em quase todas as casas.


Em meados do século 20, o harmônio começou a perder sua antiga relevância. Na Rússia, sua popularidade diminuiu drasticamente no período pré-guerra. A produção dele diminuiu devido à baixa demanda dos consumidores. No momento, a situação não mudou de forma alguma. Não é produzido tão ativamente, mas apenas seus verdadeiros fãs adquirem este instrumento musical.
No entanto, o harmônio é um instrumento útil para quem toca órgão profissionalmente. Nele você pode aprender novas peças musicais, bem como treinar suas mãos para tocar de alta qualidade.


Descrição
Devido à presença de teclas, o instrumento guarda semelhanças com um órgão ou piano, mas não possuem mais semelhanças. Pertence à família dos aerofones ou harmônicos, e sua produção sonora ocorre pela ação de correntes de ar, que são bombeadas por foles, sobre línguas de metal.

Variedades
Como já foi mencionado, este instrumento musical foi modificado de todas as maneiras possíveis ao longo de quase 2 séculos. Havia também harmônicos grandes e menores. Além disso, as transformações foram realizadas no interior do instrumento. Então, surgiram muitas variedades de harmônio, nos tempos modernos você pode encontrar algumas delas.
Harmoniflute
Este foi o nome dado a um dos primeiros harmoniums. Existem duas versões sobre quem se tornou seu criador. Era Heckel ou Busson.
Este instrumento musical foi instalado em um pedestal especial, e seu fole só funcionava quando havia impacto nos pedais. Era difícil chamar a gama de sonoridade harmoniflute ampla, tinha apenas 3-4 oitavas.

Harmônio indiano
Espera-se que esse instrumento seja procurado entre os indianos, bem como entre os paquistaneses e nepaleses. Eles executam uma melodia na posição sentados no chão, enquanto as pernas não são usadas de forma alguma durante o jogo. Com a ajuda de uma das mãos, o músico atua no fole do instrumento, com a ajuda da outra, pressiona as teclas.

Harmônio enarmônico
Essa variedade surgiu a partir dos experimentos musicais do professor de Oxford Robert Bozanquet, durante os quais ele dividiu as oitavas do teclado em 53 compassos, iguais entre si. Isso tornou o som do instrumento mais preciso. Foi ativamente e por muito tempo usado na música alemã.

Como jogar?
Qualquer pessoa pode aprender a tocar harmônio. Este processo não pode ser chamado muito demorado. No entanto, quanto mais aulas e prática você tiver, melhor. A primeira coisa a lembrar é que as peles só podem ser bombeadas quando as teclas são pressionadas, caso contrário, você corre o risco de estragá-las.
A técnica do jogo também não é difícil. No processo, uma mão do artista está ocupada balançando a pele e a outra - pressionando as teclas. Para tocar profissionalmente ou realizar belas melodias, você precisará conhecer as notas e outras sabedorias musicais.
