Instrumentos musicais

Tudo sobre o instrumento musical erhu

 Tudo sobre o instrumento musical erhu
Contente
  1. Descrição
  2. A história do instrumento musical
  3. Como isso soa
  4. Técnica do jogo

Erhu é o nome de uma das variedades do violino chinês. As características de sua estrutura e som, bem como a história desse instrumento musical, serão discutidas no artigo.

Descrição

Erhu é um antigo violino chinês que pertence à família dos instrumentos musicais com arco de cordas. É considerado uma espécie de instrumento chinês huqin.

O nome erhu tem seu próprio significado. Assim, a primeira sílaba "er" é traduzida como "dois" e a segunda "xy" como "curvada".

É difícil chamar tal instrumento musical de violino tradicional completo, ao qual muitos estão acostumados. Possui alcance de 3 oitavas e apenas 2 cordas, que são feitas de seda e são puxadas pelo músico enquanto toca com os dedos. Suas partes principais incluem, além das cordas, uma caixa de ressonância, um ressonador de madeira, que pode ser hexagonal ou cilíndrico, além de uma membrana em pele de cobra.

Além disso, isso inclui o braço do instrumento. Anteriormente, todo o instrumento, incluindo o pescoço, tinha cerca de 60 centímetros de comprimento. Porém, agora aumentou ligeiramente de tamanho, já que o comprimento do pescoço passou a atingir quase um metro inteiro, a saber: 80 centímetros. É com o braço que as cordas são conectadas por meio de um suporte de metal.

O corpo do instrumento é predominantemente feito de madeira densa, como rosa ou ébano.

O instrumento vem com um arco curvo feito de uma haste de bambu. Com sua ajuda, a melodia é tocada. O próprio arco também tem sua própria corda, que é feita de crina de cavalo. Normalmente, ele é fixado entre as duas cordas principais de modo que forme um todo com o erhu.

Para jogar este arco é especialmente friccionado com resina para aumentar o atrito. Os músicos prestam atenção especial a este estágio.

Se o arco não for esfregado bem o suficiente, o som do instrumento musical será nitidamente distorcido e, em vez de uma melodia suave e encantadora, haverá um som desagradável e estridente, cortando o ouvido.

A história do instrumento musical

A China tem muitos instrumentos musicais tradicionais que, comparados ao erhu, podem ser chamados de antigos. Erhu é bem jovem, tem cerca de mil anos.

Será difícil classificar cada uma das etapas da formação deste instrumento musical. Por muito tempo foi considerado um instrumento de nômades, portanto, muitas vezes mudava de localização junto com grupos de pessoas nômades.

Pela primeira vez, o erhu se manifestou nas regiões do norte da China. Devido à sua origem, o instrumento foi considerado bárbaro.

No entanto, os camponeses gostaram. Eles executaram seus cantos folclóricos, nos quais descreveram sua vida cotidiana usual, lá foi dito sobre coisas comuns como pescar e pastar gado.

Erhu tornou-se realmente procurado apenas durante o período em que a dinastia Tang governou na China, ou seja, nos séculos 7 a 10 DC.

Ao longo de um certo tempo, este instrumento musical foi sendo cada vez mais utilizado em vários conjuntos e até na Orquestra da Ópera de Pequim. Tornou-se muito difundido em toda a China, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas.

Apesar de tudo isso, eles não começaram a respeitar este instrumento em seu verdadeiro valor, que se deveu novamente à sua origem "bárbara". Era muito raro ouvir seu som como um instrumento solo.

Foi apreciado apenas graças a um músico como Liu Tianhua. Foi graças a ele que o erhu recebeu o status de instrumento musical solo de pleno direito. Uma de suas obras mais conhecidas é a melodia chamada "A segunda primavera reflete a lua", agora é um clássico.

Erhu ganhou ainda mais popularidade entre as pessoas depois do show de 2004 na TV do show de gala da Nova Dinastia Tang, que foi dedicado ao Ano Novo na China.

Uma apresentação bastante viva, incluindo música e uma variedade de danças, em que a verdadeira cultura dos chineses foi apresentada, causou uma impressão muito positiva nas pessoas.

Então, em 2006, esses shows foram organizados em muitas cidades importantes em quase todo o mundo. Em 2008, voltaram a realizar-se concertos e aumentou o número de cidades em que foram organizados, assim como, de facto, o número de pessoas que compareceram aos eventos.

Foi o violino Erhu que causou particular alegria ao público dos concertos. A famosa musicista Sra. Qi Xiaochun, que foi ensinada a tocar erhu por seu pai, executou composições musicais no instrumento. Esta garota é uma das mais famosas performers de erhu.

Exceto ela, A popularização do instrumento também foi promovida por um mestre em tocar erhu como George Gao.

Hoje em dia, pode-se ouvir o som do erhu não só em concertos deste género, mas também na ópera e no teatro chineses, nomeadamente em espectáculos dramáticos. Além do mais, erhu é usado ativamente por vários grupos musicais.

Como isso soa

O som do erhu é bastante delicado, como se fosse sedoso. É por isso que este instrumento é mais frequentemente usado ao executar composições musicais suaves. Esta ferramenta pode facilmente simular choro e suspiro, bem como transmitir a atmosfera de conversas pessoais. Nas mãos de um mestre, ela pode imitar os sons da natureza, canto de pássaros, ronco de cavalo, quedas de primavera, uivos e rugidos ventosos e outros sons.

Técnica do jogo

No Império Celestial, aprender a tocar um instrumento musical como o erhu só poderia ser iniciado aos 4 anos de idade.

Durante o jogo, o erhu é posicionado verticalmente, enquanto repousa a perna sobre o joelho. Nesse caso, o arco deve ficar na mão direita do executante, com os dedos da outra mão ele deve pressionar as cordas.

Vale ressaltar que para encontrar a nota desejada, as cordas do instrumento são presas de forma que não toquem o braço.

A técnica mais comum para tocar erhu é o "vibrato transversal". Seu princípio é que durante a execução o músico pressiona as cordas, o que altera um pouco o som do instrumento.

Você pode ouvir o som do erhu no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa