Resenha do violoncelo elétrico de instrumento musical

Vários instrumentos musicais eletrônicos foram recentemente complementados por outro tipo - o violoncelo elétrico. No entanto, se os primeiros violinos elétricos surgiram e se enraizaram entre os músicos, tal evento era bastante esperado. É verdade que em conjuntos acadêmicos que executam música clássica, nem violinos com captadores, nem violoncelos do mesmo tipo foram usados. Eles encontraram sua aplicação em gêneros musicais menos estritos (folk, pop, rock, jazz).


Descrição da ferramenta
Os modelos de marca de violoncelos elétricos não possuem caixa, pois vários dispositivos eletrônicos desempenham aqui sua função acústica:
- pickupsconverter o som de cordas de metal em um sinal elétrico;
- amplificadoronde ocorre a filtragem e amplificação da potência do sinal elétrico proveniente dos captadores;
- caixas de som (alto-falantes), em que o sinal elétrico da saída do amplificador é convertido de volta em som.
Os componentes inalterados da construção de um violoncelo elétrico permanecem:
- pescoço com cabeça e mecanismo de peg;
- ficar de pé;
- laço;
- cordas;
- arco.
Alguns instrumentos são confeccionados com elementos decorativos na forma do contorno do corpo (ou meio corpo), semelhantes ao usual - acústico - violoncelo.

Um violoncelo sem corpo tornou-se muito menor em peso e mais compacto, é mais conveniente acomodá-lo para tocar música. Porém, para reproduzir o som, é necessário o equipamento elétrico acima, que às vezes tem um peso considerável no agregado.
Som
De acordo com especialistas, os sons de analógicos elétricos de alta qualidade são muito próximos ao som de violoncelos acústicos. Além do mais, Graças às modernas tecnologias eletrônicas, existem amplas oportunidades para enriquecer o som tanto em timbre e expressividade, quanto em outras características.
Basta lembrar os efeitos sonoros incomuns das guitarras elétricas, alguns dos quais também podem ser usados para violoncelo (instalando, por exemplo, pedais de guitarra no circuito para conversão de som entre captadores e amplificador).
Fabricantes
Embora as lojas de instrumentos musicais ainda não ofereçam uma variedade de modelos de violoncelo eletrônico, os músicos interessados acharão útil saber quais fabricantes estão produzindo melhores modelos desses instrumentos.
Em primeiro lugar, destacam-se os violoncelos elétricos da marca japonesa Yamaha... Eles se distinguem pela perfeição de construção tradicional japonesa e confiabilidade eletrônica por muitos anos.
Vale a pena prestar atenção nas ferramentas das empresas Gewa e Stagg... Modelos caros de ferramentas elétricas desses fabricantes são confirmados por um design atraente e excelente qualidade de som.

As ferramentas baratas de Brahner são ótimas para treinamento. A mesma marca também oferece modelos muito sérios para violoncelistas de alto desempenho, mas o preço será muito mais alto.
Os limites de preço das diferentes marcas são bastante amplos: você pode comprar modelos por 30.000 rublos ou ainda mais baixos, e por 200.000.
O mais importante é escolher um instrumento não pelo preço, mas pelo som. Deve ser o mais natural, poderoso e profundo (volumoso) possível.
Como jogar?
A técnica de tocar um violoncelo elétrico não é diferente de tocar um instrumento comum.: Os sons são tocados principalmente com o arco ou dedos da mão direita (pizzicato), as cordas do braço da guitarra são seguradas com os dedos da mão esquerda.
A aterrissagem do músico é muito mais confortável devido à falta de um corpo bastante volumoso.... O instrumento é apoiado da mesma forma que o modelo acústico - na torre. Toda a diferença, portanto, está apenas na capacidade de conectar um violoncelo elétrico a dispositivos externos - um amplificador e alto-falantes, bem como em definir a intensidade do som com base nos parâmetros da sala. Mas essas operações não apresentam dificuldades.

Existem muitas vantagens no modelo elétrico do instrumento, mas apenas uma nuance os diferencia significativamente: é impossível ouvir os sons do instrumento sem conectá-los a um equipamento acústico.... Portanto, pode valer a pena pensar na segunda versão do violoncelo elétrico: colocar sensores de captação de som em um instrumento acústico. Você pode ensaiar sem aparelhos eletrônicos e tocar na frente do público usando aparelhos eletrônicos. Em qualquer caso, a escolha cabe ao músico.