Instrumentos musicais

O que é djembe e como escolhê-lo?

O que é djembe e como escolhê-lo?
Contente
  1. História
  2. Descrição
  3. Visualizações
  4. Acessórios
  5. Como escolher uma ferramenta?
  6. Como jogar?

Djembe é um instrumento musical folclórico da África Ocidental. É um tambor em forma de copo, estreito na parte inferior e alargado na parte superior, sobre o qual é esticada uma membrana de couro. Em termos de produção de som, pertence aos membranofones. O som do djembe é feito com as mãos.

História

A pátria de Djembe é considerada o Mali, de onde se espalhou para o oeste da África. Em alguns lugares nas tribos locais, eles ainda usam tambores antigos que lembram o djembe. Segundo alguns historiadores, este tambor de mão chegou até nós do Senegal.

Nas tribos africanas, ser baterista é considerado muito honroso. Em termos de status, ele fica atrás apenas do xamã e do próprio líder. Freqüentemente, o baterista não tem outras responsabilidades. A pesquisa mostrou que o som produzido ao tocar o djembe pode ser ouvido 5-7 milhas ao redor. À noite, o alcance do som aumenta. Assim, o baterista pode anunciar um evento tocando o djembe, passando a batuta do tambor de aldeia em aldeia.

Não foi até meados do século 20 que o Ocidente aprendeu sobre djembe quando o conjunto de música e dança Les Ballets Africains começou a se apresentar em todo o mundo. Depois disso, o interesse pelo djemba cresceu a cada dia. Agora, este instrumento atingiu um novo pico de popularidade; muitos grupos musicais o incluem em seus conjuntos.

Djembe é freqüentemente comparado a um instrumento semelhante, o darbuka. Este é o assim chamado. A tabla egípcia ou dumbek é um tambor étnico, um tanto inferior em popularidade ao djembe. Não são análogos, mas tambores com diferenças significativas de som e desempenho. O corpo de um darbuka moderno é feito de metal e a parte superior não é de couro, mas de plástico. O som não é melhor nem pior - é diferente.Darbuka de cerâmica tradicional com top em pele de cabra. É uma ferramenta frágil e mais frequentemente encontrada nas mãos de um profissional. Os amadores preferem lidar com a versão de metal.

O darbuka é bem menor que o djembe, sua diferença é que o som é reproduzido com os dedos, e não com as palmas das mãos, o que define claramente o caráter do instrumento.

Descrição

Uma única peça de madeira é usada para fazer um djembe. A membrana geralmente é feita de pele de cabra. As peles de antílope, veado, zebra e vaca são muito menos comuns. A superfície do couro deve ser durável e densa. Se áreas esbranquiçadas forem visíveis nele ou se parecer que é fino como papel, então esta é uma falsificação barata ou uma ferramenta da mais baixa qualidade.

É importante que a membrana não seja danificada, como rachaduras, caso contrário, há o risco de a pele se romper durante a operação.

A altura média do instrumento é de aproximadamente 60 cm e o diâmetro é de 30 cm. O caule e a tigela de um djembe de alta qualidade são proporcionais. Com a ajuda de uma corda, a tensão superficial da pele é regulada. Normalmente, ele passa por anéis de metal ou é fixado ao corpo com grampos especiais. Freqüentemente, a base é decorada com esculturas ou pinturas.

O orifício de som, denominado garganta, é o local mais estreito do tambor, localizado entre a tigela e a perna. Isso determina em grande parte o tom da nota do baixo deste instrumento de percussão. Quanto mais larga a garganta do djembe, mais baixo é o som da nota do baixo. Com uma abertura muito ampla, você deve esperar graves muito profundos e, com uma garganta estreita, é quase inaudível. O djembe padrão é um instrumento solo para executar uma parte rítmica separada, que deve soar não apenas profunda, mas também sonora.

Visualizações

Os tambores de fantasia dublados são subdivididos em vários tipos, dependendo dos materiais de fabricação e tamanhos.

Por material corporal

Feito de plástico

Djembes de plástico fazem um som que está longe de ser autêntico, mas bastante alto. Além disso, eles são leves, brilhantes, fortes e não se deterioram em alta umidade. Pequenos tambores de plástico soam melódicos (junto com tambores grandes).

Feito de madeira

O som do djembe de madeira é mais autêntico. Na verdade, eles diferem de uma bateria indonésia sem nome apenas no rótulo e em um padrão mais consistente. Eles são classificados na categoria amador. Acredita-se que seja uma opção muito boa para iniciantes. Os melhores djembês são feitos de madeiras nobres, que são diversas. Eles têm excelentes propriedades acústicas e energéticas.

A opção de madeira macia será muito menos durável.

Série profissional

Tambores de mogno elegantes. A membrana é feita de pele grossa de cabra. Uma excelente opção para conhecedores de instrumentos de status, som de alta qualidade e design impecável.

Para dimensionar

8-9 polegadas

Era costume chamá-los de crianças, embora pessoas de qualquer idade possam tocar bateria em miniatura. A propósito, se o instrumento for pequeno, isso não significa de forma alguma que ficará totalmente silencioso e não será capaz de produzir baixo. Se todas as regras e configurações necessárias da África Ocidental forem seguidas durante a fabricação de um instrumento, ele soará como deveria, independentemente do seu tamanho. Mini Djembes são ideais como ferramentas de viagem e são fáceis de transportar em caminhadas. Peso da ferramenta - de 2 a 3 kg.

10 polegadas

Esse tipo de djembe soa bem como membro de pequenos grupos instrumentais. É conveniente levá-lo em passeios e viagens turísticas. O som desse instrumento é muito melhor. Essa ferramenta pesa cerca de 4-5 kg.

11-12 polegadas

Esse tipo de instrumento já é mais adequado para o palco, mas pode ser usado tanto para caminhadas quanto para encontros de amigos. Em outras palavras - o meio-termo dourado. O peso da ferramenta é de 5–7 kg.

13-14 polegadas

Um instrumento chique com um som potente que faz chocalhar copos e pratos.Este é um tambor de nível profissional que oferece graves ricos em contraste com os tipos de djembe anteriores. Parece para alguns músicos novatos que o djembe geral tem baixo equivalente. E quanto maior a ferramenta, mais óbvia ela é. Mas isso não é totalmente verdade. Em geral, o tamanho do instrumento afeta a potência do som. Tambores grandes têm um alcance sônico muito mais amplo quando comparados com seus equivalentes menores. Ele pode ser usado tanto por iniciantes quanto por músicos profissionais. O peso de um djembe desse tamanho é de 6 a 8 kg.

É importante considerar que o som é influenciado pela forma como a bateria é afinada. Por exemplo, um djembe principal tem um diafragma muito tenso, resultando em agudos altos e graves mais silenciosos. Se um som mais baixo for necessário, a lâmina de impacto é abaixada.

Acessórios

Para transportar e armazenar o djembe, você precisará de um estojo seguro. A melhor opção é um produto feito de náilon prático e durável, com uma alça de transporte confortável e alças acolchoadas. Essas tampas são costuradas em uma correia transportadora. Por uma questão de exclusividade, você terá que se confundir um pouco e encontrar alguém que faça capas sob medida. Normalmente as peças são costuradas em teza - um material sintético selado. Pertence a tecidos para toldos, fabricados à base de poliéster e PVC. O revestimento pode ser aplicado de um lado ou de cada lado.

Para maior comodidade ao tocar o djembe, muitas pessoas preferem comprar um suporte de instrumento. São feitos de metal, a estrutura possui três pernas estáveis, ângulo de inclinação e regulagem de altura. Às vezes, o estande é recomendado para iniciantes e, em alguns casos, é comprado por jogadores djembe profissionais. Tudo depende da conveniência de usar este acessório para cada pessoa específica. Eles escolhem de acordo com o custo e a qualidade com base em suas próprias preferências e capacidades financeiras. Várias marcas oferecem uma ampla gama de produtos desse tipo.

Como escolher uma ferramenta?

Um músico djembe novato certamente precisará dessas recomendações.

  • Avalie a aparência e o tamanho. O tambor deve ser um prazer estético.
  • A forma adequada é um dos fatores mais importantes a se observar ao escolher um djembe, mas para iniciantes também é um dos parâmetros mais difíceis de escolher.
  • Experimente o tambor por peso. Pode haver diferenças de peso significativas entre 2 rolos de tamanho igual.
  • A pele deve ser espessa e firme. Se parecer branco, fino e parecer papel, então é uma lembrança barata. Não deve haver rasgos ou cortes na pele que possam rachar quando puxados. As áreas transparentes também são indesejáveis, pois podem ser defeitos ou locais onde os cabelos são removidos com bulbos, o que não afeta nada. Mas as cicatrizes são completamente indesejáveis.
  • Pequenas rachaduras na área da haste não afetam o som. Se eles forem grandes e localizados em uma tigela (principalmente através) ou uma haste, isso é considerado um casamento que distorce o som e afeta negativamente sua força.
  • A borda ao redor da circunferência deve ser uniforme, sem amassados ​​ou arestas vivas, para não danificar a pele dos dedos. Nos djembes indonésios de souvenirs, é cortado sem arredondamento, o que é muito ruim.
  • É importante que a corda pareça um cabo, não uma corda. Se em um djembe o anel de metal inferior for substituído por uma corda, este é um sinal seguro de casamento. Um tambor como esse não estaria perfeitamente afinado. Mesmo um djembe profissional não consegue lidar com uma cópia asiática barata. O anel inferior pode ser feito de reforço, a corda pode ser trocada, mas o resultado dificilmente agradará.
  • É melhor recusar-se a comprar um tambor djembe se ele tiver uma tigela muito estreita com uma haste longa, assim como uma tigela larga com uma haste curta.
  • Madeira macia é a menos adequada para fazer djembe. Se houver um recesso do prego no corpo, a madeira é muito mole e esta é uma má escolha.

Como jogar?

Como o djembé é um instrumento muito alto, tocá-lo libera muita energia e energiza o músico. Esse tambor certamente será apreciado pelos amantes de danças animadas e alegres. Também agradará a quem gosta de movimentos corporais fortes e ativos, já que o djemba é tocado com as duas mãos, usando-as dos cotovelos às palmas. Djembe tamborilando em pé, pendurando o instrumento em um pedestal ou cintos especiais, segurando-o entre as pernas.

Às vezes, os músicos preferem criar música sentados em cima de um tambor deitado, mas com este método existe o risco de danificar a corda de fixação, contaminando a membrana, especialmente porque o corpo do djembe não foi projetado para cargas pesadas e pode rachar.

Djembe tem três tons de música: tapa, baixo e baixo alto. Bater no centro do diafragma produz graves profundos, mais perto da borda, um som agudo e uma batida leve na borda produz um tapa.

Como escolher um djembe, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa